quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Este não é um blogue de culinária

Não é, mas às vezes temos que ir para outros campos.

Pode ser uma pergunta idiota, mas sabem exatamente a diferença entre guisado e estufado?

Se existem algumas dúvidas, que por acaso eu tinha, podem ver os esclarecimentos neste blogue
Receitas Rui Pereira


GUISADO – também chamado de cozido ou fervido é o método culinário utilizado para cozinhar alimentos de pequena e média dureza e dimensão. Pode iniciar o processo por um refogado.
É um método que se faz com a adição de caldo em quantidade relativamente grande, podendo alcançar cerca de duas a três vezes o volume do alimento total. Por se confeccionar com tampa e bem fechada, este processo permite apurar com mais rigor, aproveitando a condensação dos líquidos pelo calor, pelo que inicialmente se deve introduzir pouco caldo. 
Exemplos – Favas guisadas, Caldeirada de peixe, Ensopado de cabrito




ESTUFADO – método culinário utilizado para cozinhar alimentos de média e grande dureza e dimensão. Também conhecido por «Assado na panela», devido ao facto de se poder – e dever – selar o alimento, proporcionando algum cozimento e portanto redução de tempo e um alimento mais hidratado e um colorido acastanhado próprio da caramelização dos açúcares, conhecido por «reacção de Maillard». Após este procedimento, acrescentam-se legumes, cebola, alho e outros, assim como especiarias e ervas. È um processo que se verifica menor quantidade de «molho», igualmente realizado com tampa, bem fechada, de modo a que os alimentos cozam nos seus próprios sucos. È também um processo onde o calor utilizado é menor.
Exemplos – Língua estufada, Perna de porco estufada, Javali estufado




Esclarecidas?
Se calhar era só eu que não estava, mas gostei desta publicação.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Túnica de crochet ponto abacaxi

Não deve ser novidade nenhuma que gosto de trabalhos em crochet.
Pequenos, grandes, assim, assim... e só ainda não meti mãos à obra para fazer uma saia, ou um vestido porque, enfim... medosss, do tempo e do trabalho que vai dar.
Mas isso não me vai impedir de partilhar, com quem se atreve a visitar-me, esta túnica e que podem ver na sua origem em Sidney Artesanato




segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Séries policiais #2

Mais uma publicação do mesmo!

Gosto de séries policias britânicas, ainda mais do que gosto de romances policiais nórdicos.
Não sei se a comparação é entendida, mas é assim mesmo.
Há qualquer coisa que me puxa nesses romances, como há nestas séries.

E tenho tanta sorte que iniciaram-se três novas séries que me deliciam.

INSPECTOR GENTLY
Passada no nordeste de Inglaterra no ano de 1964, no condado (ainda) de Newcastle, em Northumberland and County Durham, ao contrário dos livros que situavam a ação em Norfolk.
Gosto da "pressa" com que o Sargento John Bacchus despacha os assuntos e determina quem são os criminosos, a par dos preconceitos que tem sobre certos temas e que apresenta sem qualquer problema e a calma e racionalidade com que o Inspector Gently o vai travando e educando.


ENDEAVOUR


Esta série, passada no ano de 1974, retrata a juventude do detective Morse, um homem culto, apreciador de ópera, arte e palavras cruzadas que largou a faculdade de literatura de Oxford para seguir a carreira policial, onde faz bom uso das suas capacidades dedutivas.


SHETLAND



Passada nos nossos dias, esta série retrata o trabalho do inspector Jimmy Perez e da sua equipa, a investigar crimes cometidos na unida e isolada comunidade de Shetland.


Poderia dizer que tenho uma favorita, mas ia ser injusta porque gosto de todas. Por serem britânicas? Talvez. E se for só por isso, a minha preferida é a terceira - adoro a pronuncia escocesa, tanto quanto adoro ouvir um bom britânico a falar num filme americano! É uma espécie de música que nos embala no meio de sons a que já nos habituamos.