domingo, 15 de julho de 2012

Chapéus há muitos

Quando me perguntaram se conseguia fazer um chapéu crochet, apercebi-me que era coisa que nunca tinha feito e já vira muitos e lindos pela net. Resolvi fazer alguns testes e só depois respondi.
Teste nº 1, seguindo uma receita


Teste nº 2, a olho
Os dois testes lado a lado
E finalmente a obra final, com uma "papoila" para enfeitar.




Chapéus há muitos e este foi o que eu fiz e que espero que agrade a quem o pediu.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Decoração de Cozinhas

Enquanto existem alguns trabalhos no "forno" à espera de terminarem para serem apresentados, achei bem fazer um post sobre decoração de cozinhas. E achei bem porque a cozinha é a divisão da casa que mais gozo me dá ver em revistas de decoração ou em blogues, e porque acreditem ou não, ainda não consegui alcançar o resultado ideal na decoração da minha. E quando digo resultado ideal, quero dizer uma decoração que me satisfaça ao longo de muitos meses...

O meu apartamento tem cerca de 30 anos de construção e a cozinha tem uns azulejos antigos. E quando digo antigos, não digo lindos e valiosos, digo fora de moda, mesmo.
E quando nós não queremos (ou não podemos) gastar demasiado dinheiro para alterar essa parte, porque outras são mais prioritárias, vamos tentando remediar o assunto com diversas decorações e apostando em diversas cores.
Mas ao fim de meses e de anos (estou neste apartamento há 13 anos) não conseguimos "lá chegar".


Como podem ver os azulejos "maravilhosos", apesar de serem limitados em cores (são beijes e castanhos), limitam tudo!

Já tentei neutralizar as cores a usar e acomodar-me aos próprios tons da parede. Usei cortinas beijes, e almofadas em tons de castanho - não resultou.

Já usei almofadas com mais cor, sem querer "brigar" e não resultou:

Dediquei-me durante alguns meses ao salmão, depois ao verde, no que respeita a acessórios e desisti.
Fiz novas almofada nas cores vermelho e azul turquesa e troquei alguns acessórios. Adoro a combinação, mas na minha cozinha não pega. Não, enquanto tiver estes azulejos.

Aconselharam-me a pintar os azulejos, mas acho que vi uma ideia melhor: papel de parede. Roubei algumas fotografias deste SITE.




Podia ser esta a minha preferida e ter repetido a imagem por isso, mas foi só uma falha e não consigo eliminá-la.



Claro que a cor dos armários (actualmente beije mate) vai ter que ser alterada, ou dar-lhe outra cor ou dar-lhe brilho. Mas esse promenor fica pendente do que resulte na parede.

Acham boa ideia o papel de parede? Fariam isso nas vossas cozinhas ou já fizeram?

domingo, 10 de junho de 2012

Avental

Já andava há algum tempo para fazer um avental, até porque os meus e eu gosto de usar avental, estavam demasiado usados.

Levei algum tempo, desde que iniciei o projeto até que o terminei (deu-me tempo para comprar aventais novos), mas aí vai o meu mais recente trabalho.

Ainda hesitei se punha bolso ou não... e não pus.

Espero que gostem e que compense a demora na publicação de coisas novas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Selos... e mais selos...


Quem gosta de selos e faz colecção?

Dei por mim a guardar os selos das várias cartas que recebemos no emprego e dei-me conta de que tenho muitos... demasiados para deitar fora sem me sentir culpada de qualquer coisa.

Comecei nisto há uns anos quando um colaborador de um dos nossos fornecedores em Espanha me perguntou se lhe podia enviar os selos que recebessemos por aqui, porque os coleccionava.
Enviei-lhe algumas remessas até deixarmos de trabalhar com esse fornecedor, mas habituei-me à ideia de guardar os selos e agora... não sei o que fazer com eles! Não os quero deitar para o lixo!Alguns são tão lindos!!

No próximo post vou tentar colocar imagens.
São selos de vários países: Espanha, Portugal, França. Alemanha, Polónia, Japão...

Digam-me que coleccionam e os querem, digam!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Novidades de crochet

Finalmente há trabalhos novos.
Dois acabados e um em andamento...



Tirei as ideias de vários blogues, porque há muitos que nos ensinam a fazer bonecas de crochet.
Deste tirei a ideia em geral STITCH

Deste tirei as medidas para a cabeça e adaptei as restantes A CROCHET NINJA

E este usei apenas para ver... REDHEART

Vai ser uma prenda de Natal e espero que a menininha para quem vai, goste.



Esta "estola" é outra prenda. Achei a ideia de uma linha já preparada para enfeitar, uma optima ideia. É só ir fazendo malhas em espiral que a linha desdobrada faz o efeito.

Uma vez que as minhas fotos nem estão muito artisticas, poderão ver mais detalhes no blogue Os Meus Trabalhos

E para terminar, este é um cachecol que está em produção.


Como a lã é grossa e a ideia é dar a sensação de malha larga, está a ser feito com uma agulha de crochet quase tão grossa como o meu dedo mindinho. Não dou numero porque a agulha não tem nenhum marcado e a malha mais ou menos larga, depende do gosto de cada.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Antigos e novos

Enquanto não tenha nada acabado para mostrar, vou mostrar coisas antigas e inicios de outras.

Há uns bons anos atrás quando a minha estrela maior era uma menininha de longa trança e eu fazia ponto cruz, achei que deveria fazer um quadro para o quarto dela que combinasse.

Deu-me muito gosto a fazer e embora simples, acho que ficou muito bonito. Andou durante muitos anos na parede do quarto e agora está mais resguardado e tive que ir procurá-lo para vos mostrar.

A semana passada comprei umas lãs (falta aí a de cor crua) para fazer qualquer coisa, ainda indefenida.
Fiz uns squares para testar e uma espécie de umas "bolas"...
A continuação está em estudo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tempos livres...

O ideal era conseguir tricotar

E ler ao mesmo tempo

O que é de todo impossível, mesmo que tivesse um suporte para o livro e alguém a mudar as folhas

E assim sendo, embora tenha trabalhos começados, foram ficando à espera de melhores serões, porque tenho andado a por a leitura em dia.

Neste momento acabei o ultimo livro e se não me vier parar mais nenhum às mãos, retomarei as agulhas. Tentarei num próximo post, mostrar qualquer coisa.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

E o mar aqui tão perto...

Costuma dizer-se mas não é verdade. Nem se trata de mar, nem está perto. É engano de lente fotográfica.
Esta é a paisagem que sobre os telhados dos prédios vizinhos se avista da minha varanda.
Devo estar a uns 3 ou 4 quilómetros de distância do Tejo que se avista e não bastando isso, ainda há sérias dificuldades para se lhe chegar.
Entre a cidade e o rio existem terrenos de salinas e terrenos vazios que pertencem a uma base aérea e que não são de legal acesso para os estranhos (nós).
Para acedermos ao rio, embora sem praias fluviais, temos que nos dirigir a uma das duas cidades adjacentes, uma de um lado e outra de outro apenas a uns míseros 6 quilómetros de distância, porque pela nossa cidade não o conseguimos fazer.




Vamos lavando a vista como costuma dizer-se e imaginando que é já ali à porta, ao virar da esquina e mesmo longe sempre é melhor do que algumas vistas que se avistam da maior parte das varandas.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Leques

A minha colecção de leques foi enriquecida com quatro novos elementos. E não foram mais porque achei melhor não comprar meia dúzia de leques todos iguais, só porque mudava a cor base.
Vá, dois parecidos chegam, porque há tantos diferentes ainda à minha espera.

Este já o tinha comigo desde o Verão passado e ainda não tinha sido exposto às "luzes da ribalta"


Este foi o ultimo a ser comprado. Este fim de semana. Achei curiosa a ideia do amarelo com o roxo. Invulgar em leques.


Este foi um mero acaso. Numa pequenina loja, uma caixa cheia de leques a EUR 1,00


Este tem dupla face. Do outro lado as flores são ligeiramente mais para o vermelho.


Este também tem dupla face,mas é exactamente igual.

Já tinha falado em fazer um organizador de leques à semelhança dos organizadores de bolsas, mas não vai dar muito jeito. Vai ser muito volumoso.
Mas acho que mais dia menos dias terei que os catalogar e criar um slide show.

Espero que gostem. Foi só para dar uma cor nos posts.

domingo, 24 de julho de 2011

Nova Mini-Bolsa



Sobrou-me este pedaço de tecido e achei uma pena deixá-lo sem usar.
Lembrei-me que às vezes quando estamos em casa com uma roupa descontraída, de sandálias ou chinelos de enfiar no dedo (flip-flop) e alguém nos desafia a ir beber um sumo ou comer um gelado, dava jeito uma bolsa de tecido em vez de uma bolsa de pele, mais formal e se pudesse ser uma bolsa não muito grande e que nos libertasse as mãos, melhor.
Saiu esta.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estojo em pele

Já viram bem o luxo que são estes estojos?
Descobri por acaso AQUI e não me importava de ter um de cada cor.
Confiram.

E se fizer uns em tecido? Também não hão-de ficar nada mal. É uma ideia a reter.

domingo, 22 de maio de 2011

Necessaire


Há algum tempo decidi que ia deixar de carregar tanto peso na mala. Os especialistas estão sempre a aconselhar-nos a não carregar malas pesadas e eu achei por bem seguir as suas opiniões.
Para isso reduzi o tamanho do necessaire. Afinal se ponho maquilhagem e perfume antes de sair de casa, não preciso de os carregar na mala. Certo? Certo. Durante uma semana resultou lindamente, mas depois... a dada altura dei por mim a carregar as mesmas coisas e agora metade andava solta pela mala.


Por tanto, achei melhor voltar a ter um necessaire com um tamanho XL, mas como já não tinha o outro e ainda não encontrei um à venda que me agrade, resolvi criar um...

Fecha com velcro e para tapar a costura do velcro, tem uma flor rosa.

Mas como ficar com apenas uma opção, não é opção, resolvi fazer outro...

Fecha com um fecho de correr em azul turquesa e o forro é igual ao exterior. E como é maior que o anterior, lembrei-me que por vezes o baton pode ficar "perdido". Então nada melhor que uma bolsinha para o ter sempre à mão.


E agora, continuo a carregar tudo (de novo) e é só escolher, qual usar.