segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Corações e flores enfileirados

Comprei alguns tecidos novos há umas duas semanas com um trabalho na ideia.
Comecei por riscar, cortar, coser e encher. Enchi um cesto de corações e flores

Partir do cesto para montar os mobiles foi questão de minutos.

Já há algum tempo que andava com vontade de fazer um mobile, ou dois, ou três, mas não me incentivava a ideia de costurar peças taõ pequenas, ter que as virar e depois encher. Quando vi um mobile costurado à mão, pelo lado direito, fiquei decidida.
E aqui estão eles!


Dois já têm dona, os outros dois para algum lado irão, nem que seja para uma das minhas janelas.
 
Um em cores delicadas e o outro em cores mais fortes.
 
 
 
Dois com forma de flores e os outros dois com forma de corações.
 
 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bolero

Há uns dois anos ou três, já tinha feito este modelo mas num tamanho menor, em verde seco e num tipo de linha diferente

Faz-se rapidamente e leva apenas dois novelos de 200g

Receita na Pingouin

domingo, 19 de agosto de 2012

Conjunto de estojo e porta-moedas


Não é que precisasse de um estojo novo ou de um porta-moedas, mas nunca tinha feito nenhum trabalho com este tipo de fechos e quis experimentar.
Quando vi um tecido com esquilos e guaxinis, não resisti e lancei mãos à obra.
O fecho do estojo tem orifícios e prende-se com linha, nada mais fácil. O do porta-moedas não tem nada e deve prender-se apertando o fecho com um alicate.
Dá para ver que depois de muita luta, o meu jeitinho resultou em fecho torto e o tecido em riscos de se soltar.


 Achei que um forro numa das cores do exterior caía bem.

Nas fotografias não se nota (muito) o mau resultado e fica razoável na fotografia.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Gatos e ratos

Só quando se tem um gato em casa, sempre fui mais de ter cães, é que nos apercebemos das potencialidades que aparecem para quem gosta de trabalhos manuais.
Fazer brinquedos para o gato, pelo menos com essa desculpa, mesmo que o gato não ligue nenhuma, é sempre uma boa opção.










Usei três cores de feltro: castanho para a barriga e orelhas, amarelo e laranja para o dorso. Os olhos são dois botões, os bigodes um cordão rijo para ficarem esticados, a cauda é feita de elástico e na ponta cosi um pequeno guizo para o tornar mais apelativo. O enchimento é esponja.


O gato, que aliás é muito senhor do seu nariz, não lhe ligou nada, mas eu gostei muito de fazer o rato.

domingo, 15 de julho de 2012

Chapéus há muitos

Quando me perguntaram se conseguia fazer um chapéu crochet, apercebi-me que era coisa que nunca tinha feito e já vira muitos e lindos pela net. Resolvi fazer alguns testes e só depois respondi.
Teste nº 1, seguindo uma receita


Teste nº 2, a olho
Os dois testes lado a lado
E finalmente a obra final, com uma "papoila" para enfeitar.




Chapéus há muitos e este foi o que eu fiz e que espero que agrade a quem o pediu.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Decoração de Cozinhas

Enquanto existem alguns trabalhos no "forno" à espera de terminarem para serem apresentados, achei bem fazer um post sobre decoração de cozinhas. E achei bem porque a cozinha é a divisão da casa que mais gozo me dá ver em revistas de decoração ou em blogues, e porque acreditem ou não, ainda não consegui alcançar o resultado ideal na decoração da minha. E quando digo resultado ideal, quero dizer uma decoração que me satisfaça ao longo de muitos meses...

O meu apartamento tem cerca de 30 anos de construção e a cozinha tem uns azulejos antigos. E quando digo antigos, não digo lindos e valiosos, digo fora de moda, mesmo.
E quando nós não queremos (ou não podemos) gastar demasiado dinheiro para alterar essa parte, porque outras são mais prioritárias, vamos tentando remediar o assunto com diversas decorações e apostando em diversas cores.
Mas ao fim de meses e de anos (estou neste apartamento há 13 anos) não conseguimos "lá chegar".


Como podem ver os azulejos "maravilhosos", apesar de serem limitados em cores (são beijes e castanhos), limitam tudo!

Já tentei neutralizar as cores a usar e acomodar-me aos próprios tons da parede. Usei cortinas beijes, e almofadas em tons de castanho - não resultou.

Já usei almofadas com mais cor, sem querer "brigar" e não resultou:

Dediquei-me durante alguns meses ao salmão, depois ao verde, no que respeita a acessórios e desisti.
Fiz novas almofada nas cores vermelho e azul turquesa e troquei alguns acessórios. Adoro a combinação, mas na minha cozinha não pega. Não, enquanto tiver estes azulejos.

Aconselharam-me a pintar os azulejos, mas acho que vi uma ideia melhor: papel de parede. Roubei algumas fotografias deste SITE.




Podia ser esta a minha preferida e ter repetido a imagem por isso, mas foi só uma falha e não consigo eliminá-la.



Claro que a cor dos armários (actualmente beije mate) vai ter que ser alterada, ou dar-lhe outra cor ou dar-lhe brilho. Mas esse promenor fica pendente do que resulte na parede.

Acham boa ideia o papel de parede? Fariam isso nas vossas cozinhas ou já fizeram?

domingo, 10 de junho de 2012

Avental

Já andava há algum tempo para fazer um avental, até porque os meus e eu gosto de usar avental, estavam demasiado usados.

Levei algum tempo, desde que iniciei o projeto até que o terminei (deu-me tempo para comprar aventais novos), mas aí vai o meu mais recente trabalho.

Ainda hesitei se punha bolso ou não... e não pus.

Espero que gostem e que compense a demora na publicação de coisas novas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Selos... e mais selos...


Quem gosta de selos e faz colecção?

Dei por mim a guardar os selos das várias cartas que recebemos no emprego e dei-me conta de que tenho muitos... demasiados para deitar fora sem me sentir culpada de qualquer coisa.

Comecei nisto há uns anos quando um colaborador de um dos nossos fornecedores em Espanha me perguntou se lhe podia enviar os selos que recebessemos por aqui, porque os coleccionava.
Enviei-lhe algumas remessas até deixarmos de trabalhar com esse fornecedor, mas habituei-me à ideia de guardar os selos e agora... não sei o que fazer com eles! Não os quero deitar para o lixo!Alguns são tão lindos!!

No próximo post vou tentar colocar imagens.
São selos de vários países: Espanha, Portugal, França. Alemanha, Polónia, Japão...

Digam-me que coleccionam e os querem, digam!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Novidades de crochet

Finalmente há trabalhos novos.
Dois acabados e um em andamento...



Tirei as ideias de vários blogues, porque há muitos que nos ensinam a fazer bonecas de crochet.
Deste tirei a ideia em geral STITCH

Deste tirei as medidas para a cabeça e adaptei as restantes A CROCHET NINJA

E este usei apenas para ver... REDHEART

Vai ser uma prenda de Natal e espero que a menininha para quem vai, goste.



Esta "estola" é outra prenda. Achei a ideia de uma linha já preparada para enfeitar, uma optima ideia. É só ir fazendo malhas em espiral que a linha desdobrada faz o efeito.

Uma vez que as minhas fotos nem estão muito artisticas, poderão ver mais detalhes no blogue Os Meus Trabalhos

E para terminar, este é um cachecol que está em produção.


Como a lã é grossa e a ideia é dar a sensação de malha larga, está a ser feito com uma agulha de crochet quase tão grossa como o meu dedo mindinho. Não dou numero porque a agulha não tem nenhum marcado e a malha mais ou menos larga, depende do gosto de cada.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Antigos e novos

Enquanto não tenha nada acabado para mostrar, vou mostrar coisas antigas e inicios de outras.

Há uns bons anos atrás quando a minha estrela maior era uma menininha de longa trança e eu fazia ponto cruz, achei que deveria fazer um quadro para o quarto dela que combinasse.

Deu-me muito gosto a fazer e embora simples, acho que ficou muito bonito. Andou durante muitos anos na parede do quarto e agora está mais resguardado e tive que ir procurá-lo para vos mostrar.

A semana passada comprei umas lãs (falta aí a de cor crua) para fazer qualquer coisa, ainda indefenida.
Fiz uns squares para testar e uma espécie de umas "bolas"...
A continuação está em estudo.