quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Objetos do dia-a-dia


As colecções são um hobby ou uma doença?

Já aqui falei de mini colecções. Tudo o que tenhamos em mais de uma unidade e "não serve para nada mais do que para existir" é uma colecção.

Colecciono leques (já mostrei alguns, ou todos) e colecciono temporizadores de cozinha (já mostrei também) e colecciono bules e latas e saleiros...

Tenho poucos de cada, mas tenho mais do que os que uso ou necessito, por isso é colecção. Senão, vejamos:

Raramente uso bule para servir o chá e tenho 4, por isso...


O branco e azul da esquerda foi-me oferecido aquando de uma visita a Fátima e face às minhas crenças religiosas decidiram e muito bem, que não era boa ideia oferecerem-me uma imagem da nossa senhora.
O laranja da frente foi oferta de Natal da mãe (loja Gato Preto) há alguns anos
O castanho da direita, "herdei" do enxoval da mãe
O beije detrás, comprei por uma pechincha numa loja em Lisboa faz 14 anos,é loiça inglesa e é o único que por vezes uso.


 Não resisto a ficar com as latas que trazem os chás ou as bolachas e quando calha, compro propositadamente e a maior parte das vezes, são apenas para enfeitar...


Disposição apenas para efeitos de foto.
Da prateleira superior comprei a da esquerda com bolachas (Minipreço) e uso para bolachas. As brancas com rosas, que estão no meio estão expostas para enfeitar (Ikea).
A grande da prateleira inferior comprei (Espaço Casa) para biscoitos ou bolachas maiores e todas as restantes estão guardadas na despensa

Quanto aos saleiros, quando vi esta imagem no Pinterest lembrei-me que também colecciono saleiros.

 Ando sempre a comprar novos porque nunca estou satisfeita com o que tenho e neste momento, além de um vermelho que está a uso, tenho um verde e um azul e um de grés arrumados, e só não tenho um branco, porque a tampa era de metal e enferrujou e como fora barato, deitei para o lixo. E não ponho foto, porque não estavam à mão, quando andei a preparar o "magnifico estúdio para fotografia" ontem à noite.

Por acaso não tenho suportes para fósforos, porque o fogão é automático, só por isso... porque os há bem lindos.

Existe algum objecto do dia-a-dia que tenham mais do que um, apenas pelo gosto de ter... tipo para colecção?

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Castelo de Almourol


Castelo de Almourol, no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da BarquinhaDistrito de Santarém, em Portugal, embora a sua localização seja frequentemente atribuída a Tancos, visto ser a vila de onde se vislumbra melhor.
Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários. Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo. Com a extinção da Ordem do Templo o castelo de Almourol passa a integrar o património da Ordem de Cristo (que foi a sucessora em Portugal da Ordem dos Templários).

E isto tudo, porquê? Perguntam os estimados leitores. 
Porque é uma memória da minha infância e juventude que "aflorou" à minha cabeça esta manhã, depois de ler um post de uma viagem de comboio em Attic24 
Todos os Verões, ia passar férias a casa de uma tia em Portalegre e a viagem de comboio leva-me por sítios destes.




sábado, 3 de agosto de 2013

Colorir e divertir a alma de uma casa




Já que não posso ($$$$$$$$) livrar-me (por enquanto, pois ainda não perdi a esperança) dos "lindos" azulejos....

.... vou tentando tirar partido do que posso e divertir-me na minha cozinha:

Decorei uma parede com um mocho divertido ...


Coloquei no cimo do armário, uma tartaruga com ar de doida ...


E pintei os armários da cor que, neste momento, mais me ilumina a alma...




Não ficou mal e só faltam alguns pormenores: mudar os cortinados provisórios da primeira foto, coisa já em andamento e aplicar (não serei eu  porque com berbequim não me ajeito) uma prateleira na parede oposta aos armários, para expor tralha, colecções, o que seja e me agrade.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Necessaire





Coelho em Tecido

Só faltou aparar os bigodes para a foto




terça-feira, 4 de junho de 2013

Enjoy The Little Things

Quando iniciei este blogue em 25 de Maio de 2008 nunca pensei que fosse durar tanto tempo.

Achei que era sol de pouca dura e depois de "postar" meia duzia de coisas, desistiria.

Não desisti, mas comecei a achar que a necessidade de expor, estava a tornar-se uma quase obsessão e a tirar o bom que é visitar blogues e ver trabalhos maravilhosos.

Já uma vez estive quase, quase, para o desactivar e para isso não acontecer, porque cinco anos já é muito tempo, vou continuar a visitar todos os cantinhos maravilhosos que conheci na blogosfera e os que irei conhecer e aproveitar cada momento, cada pedacinho...

As mensagens, vão deixar de ser obrigatórias por cada coisa que faça.
Apresentarei apenas o que me der vontade, na altura, tenha ou não a ver com artesanato que foi o miolo inicial do blogue.

                                                                         daqui

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Carteira em rascunho

Rascunho é o começo de qualquer coisa, é o esboço de uma obra - em escrita, eu sei, mas como a escrita é muito importante para mim, uso o termo em artes manuais.

Sobrou tecido dos alfineteiros e resolvi testar uma mini carteira à semelhança de umas que tinha visto na NET
E como um rascunho tem que aproveitar a inspiração do autor, não perdi tempo e lancei mãos à obra.
Tudo à mão, sem usar a máquina de costura que tinha que ir buscar ao seu poiso, pousar na mesa e ligar e saiu o que está fotografado. 






Não está perfeito, não vai ser destruído como alguns rascunhos, mas vai ser usado por mim e serviu para amostra de umas próximas que já me pediram.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alfineteiros (cont)

E aqui vai a continuação da coleção dos alfineteiros iniciada um ou dois posts atrás.
Em azul e vermelho, as latinhas ficaram lindamente.
 
 
 


A feira para onde eles vão, é dentro de duas semanas e acho que ainda sairão mais uns dois ou três, até lá.
Afinal, tenho muita latinha para usar.

domingo, 19 de maio de 2013

Tilda em azul

 Com uma trança digna de Rapunzel



Já há muito que não fazia uma Tilda... esta foi de mota como prenda para o dia da mãe

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Alfineteiros

Há tantos alfineteiros lindos na net, que achei por bem fazer alguns.

Comecei por dois, iguais, já que um foi oferta a uma aniversariante e o outro irá juntar-se aos próximos que estão em fase de, apenas matéria prima.




 
São constituídos por latinhas de comida de gato (muito bem lavadas e enxutas), bolas de tecido com cerca de 20cm de diâmetro, franzidas e cheias com dracalon, enfeitados com renda de algodão e tudo isto colado à respetiva latinha com cola multiusos branca, que quando seca fica transparente.
Isto foi uma espécie de instruções, porque acho que não precisa de mais, de tão fáceis que são.
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

E segue mais uma fornada de corações...

Precisei fazer dois ou três corações rapidamente para uma venda de solidariedade.

E saíram os que se seguem:








Estarão em casa até ao próximo domingo, dia em que irão ser postos à venda.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Chuva + frio


Não basta a chuva que não arreda pé, agora ainda vamos ter mais uma vaga de frio para o fim de semana.
'Tá agreste!!

Não há trabalhos manuais que nos animem... ou há?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Almofada de quadrados de crochet

 
O "problema" do crochet, é que quanto mais fazes, mais queres fazer. E quando os serões são frios e apetece estar enroscadita no sofá, a olhar para a televisão, não há nada melhor do que fazer crochet. Com lã, claro está.
 

Acabei a manta de quadrados e resolvei aproveitar uns "quadrados teste" que já tinha feitos e montei-os para fazer uma almofada.
 
 
 

Como não chegavam para forrar a almofada toda, optei por criar uma moldura no tom que tinha com maior quantidade de lá e lá consegui um tamanho razoável para, pelo menos, cobrir a frente da almofada.
Não ficou uma obra prima, mas também não ficou assim tão mal, que não se possa mostrar.