terça-feira, 12 de novembro de 2013

Novembro - Uma Foto Por Dia

Dia 4 - Mesa


Uma mesa em um parque, onde costumo passear a mascote de que falei na foto do dia 3.
A vista não será das melhores, mas está rodeada de relva, árvores e algumas flores. Um lugar razoável onde podemos fazer um pequeno piquenique, ou apenas sentar e relaxar um pouquinho.


Dia 5 - Colecciono...

Leques.


Uma pequena mostra da colecção que deve contar neste momento com mais de duas dezenas.
Não são muitos, mas são um orgulho.


Dia 6 - Música

A música está em qualquer lado. Em um disco antigo que toca, em um moderno Ipod, numa pauta antiga ou... em uma tatuagem

É uma parte de um pé e não é meu (para que conste).


Dia 7 - Yes!

Chegar a casa ao final da tarde...

... e ser recebida por uma taça de bombons.

Dia 8 - Alguém de quem sinto falta


A minha avó que faleceu há quase vinte anos e ainda dou comigo a querer tê-la ao meu lado para lhe contar coisas...


Dia 9 - Meu

E só meu...

E foi das melhores coisas que adquiri para poder carregar vários livros ao mesmo tempo em tão pouco volume e peso.
Mas, convém dizer: não substitui um belo livro em papel

Dia 10 - Livro

A menina dos meus olhos


Não foi o primeiro, nem foi o ultimo, mas é um dos que mais me diz...



Dia 11 - Uma memória

Da altura em que ainda faziam o que nós queríamos e não o que eles queriam...


... era apenas uma observação que não são assim tão terríveis...

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Novembro - Uma foto por dia

Como já disse antes, acho que será divertido cumprir o desafio de Uma Foto por Dia, por mês, neste caso Novembro, mas nunca publicando uma foto por dia. Humanamente impossível, para mim, claro está.
Por isso aqui vão os três primeiros dias:

Dia 1 - Fruta

 Neste caso, não se trata de uma fruta a sério, mas de um modelo de reprodução de uma fruta e sua flor


Um dos equipamentos/materiais que comercializamos na empresa onde trabalho.



Dia 2 - Hoje fiz isto


Tirei umas quantas fotografias que não é coisa que faça todos os dias e cai muito bem nesta rubrica.



Dia 3 - P é para pedra

Qual o melhor uso para dar a uma pedra, em um parque, se não o servir de poiso para um gato apanhar o sol da manhã?


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quem diz que os ovos não são polivalentes?

Claro que neste caso, são as embalagens onde estão os ovos.
Achei a ideia maravilhosa.

O que nos vale é que há gente cheia de ideias, por aí.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

November Photo a Day


Eu acho que em questão de blogues, sou pior que os gaiatos pequenos! Tudo o que vejo quero!
Vi este desafio no blogue da Dama das Camélias, e fiquei com vontade de participar. Em especial agora que a parte dos trabalhos artesanais está em PAUSE.

Não sou apaixonada por fotografia, como algumas pessoas que conheço, mas é capaz de ser uma boa ideia. Pelo menos é uma ideia gira.

Em baixo segue a tabela que a Fat mum slim (criadora do desafio)  indica para cada dia:
There are no rules when playing along with photo a day, you can be creative as you like! Interpret the prompt as you please. For those that need a little help, some more suggested details about each prompt are below:
1. Fruit: Find a fruit and snap it. As mentioned above it could be a piece of fruit, a fruit stall, a fruit print or … whatever!
2. I did this today: So, what did you do today? Share one photo from what you did.
3.P is for…: P is for photo. What else in your day started with P?
4. Table: It could be as simple as your kitchen table, or your bedside table, or perhaps it’s a good excuse to eat lunch out somewherE?
5. I collect…: What do you collect? I collect buttons. Crazy but true. What about you?
6. Music: Music is around us, but how do you portray that in a photo? Show us!
7. Yes!: This is where you get creative. What screams yes to you? Is it a child eagerly approving something? Something that you adore? Or something else?
8. Someone I miss: Is there someone in your life that you dearly miss? Perhaps they’ve passed on, or moved away?
9. Mine: What is yours and only yours?
10. Book: What are you reading? Or what have you read?
11. A memory: You could share a photo of a photo, or perhaps you created a memory today?
12. Clouds: Let’s hope the sky plays nice with us today. If not, we’re going to have to get REALLY creative!
13. Part of me: Share a photo of part of you. That could mean a body part {fingers, ears…} or something that is an integral part of who you are.
14. Eating: This could be you, a friend or family member, an animal… anything.
15. In my pocket/purse: Empty out your purse and pockets people. Show us what you’ve got.
16. Play: How do you like to have fun? Or snap a picture of people at play.
17. 5 o’clock: If you get up early, share what you’re doing at 5am. Or perhaps 5pm works better for you?
18. Mirror: It kinda explains itself, doesn’t it?
19. Where you ate breakfast: Where did you eat breakfast today? We want to see it!
20. Communication: We communicate through so many means, phone, email, by sign language, signs; can you show us one way?
21. I wish I had this: Start dreaming baby! What do you wish you had?
22. Behind: It’s always good to look ahead of you, but what’s behind you. Snap it?
23. Simplicity: This is photography technique prompt. Stay tuned for a post on how to achieve simplicity in your photos.
24. A word: It could be in a sign, in a book… or one your wrote.
25. Quirky: Quirky means peculiar or unexpected. Can you show us quirky in a photo?
26. Message: It could be a text message, a note you’ve kept from a long time ago… or a little reminder you’ve set for yourself.
27. No!: What screams no to you. For me it would have to be something like sardines. No way!
28. I am grateful for…: This Thanksgiving what are you grateful for?
29. Black: Share something black.
30. All done: Show us all done! It could be a meal just created, or eaten. A craft project finished. A clean home. It’s something completed. Perhaps even a collage of all of this month’s photos?
Claro que aproveitarei a ideia da Lúcia da Dama das Camélias e publicarei vários dias de uma só vez, porque publicar uma foto por dia é impraticável (no meu caso).
A vontade é muito, agora espero não ficar pelo caminho ou nem o iniciar.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"Gosto do que estás a usar"

Não tenho nada contra as botas. Pelo contrário, adoro botas e se lhes pego, que é como quem diz "se as começo a usar", já não as largo.

Ando a evitar calçar botas. Vingo-me em ténis em pele, ou coisa que o valha, mas ainda não quero calçar botas.
Começar a calçar botas, é sinal de que acabou tudo. Acabou toda a esperança de bom tempo e começa a saudade do verão e o desespero dos dias frios e de chuva (sem ofender quem gosta desta estação, claro).

Mas já que tem que ser, é melhor começar a dar uma olhadela em alguns looks e tirar ideias. Ou não.

  Não tenho pernas para este tipo de botas, mas acho que ficam bem em quem é elegante.

 Gosto de botas destas com vestidos "fofinhos", mas acho que não me ficam bem... os vestidos fofinhos, claro.
Nunca me hão-de ver com calções e botas (ou seja o que for) porque não tenho físico para isso.

E depois destas ideias e conclusões, acho que ainda não vou calçar botas.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Rubricas para publicações

De forma a tornar mais divertido, colorido, sugestivo (pelo menos para mim), etc, esta coisa do blogar, decidi que cada vez que publicar um post, vou dar-lhe um título geral, por rubrica.

Quando quiser publicar alguma coisa, um trabalho, uma ideia, o que seja, em vez de lhe dar títulos tipo: bolsa de tecido, porta-chaves de flor, casaco de crochet, cortina de casa, almofadas, etc, irei dar-lhe nomes de rubricas, tais como, por exemplo (que ainda são só exemplos):

De mão em mão - para o caso do artesanato de uma forma geral
Já eras - para alterações em roupa ou outros artigos
Gosto do que estás a usar - se publicar modelos de roupa e acessórios que me agradaram e vi em algum lugar ou em alguém
Mi casa eres tu casa - se decidir partilhar assuntos de decoração seja de minha autoria ou de outros que me encham o olho

Lembrei-me disto hoje à hora de almoço que é uma altura do dia em que não tenho nada para fazer e em que uma hora tem que chegar para comer, lavar a loiça, por roupa a lavar, apanhar alguma que esteja enxuta e ir à loja se houver necessidade imediata e não poder ficar para o fim do dia.
Mas como o pensamento não empata o trabalho manual, surgiu esta ideia a por em prática, que já tinha visto em outros blogues e sempre me pareceu muito certa.

Não vou postar nada de novo hoje, mas apeteceu-me apresentar a ideia.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bolsa com fecho metálico


Já uma vez tentei fazer um porta-moedas e um estojo em tecido com fecho metálico. Não ficou perfeito, mas serviu para me estrear nesse tipo de trabalho.

Achei que não voltaria a fazer esse tipo de trabalho, porque eu e os fechos metálicos não temos muita afinidade: ou ficam tortos, ou tiro mal as medidas e a bolsa fica estreita demais.

Uma série de "desgraças" que ainda assim não me impediram de fazer uma bolsa com um bom tamanho para transportar chaves, telemóvel, lenços de papel e outras miudezas quando não faz sentido usar mala (isto é relativo, porque usar mala faz sempre sentido).







 Havia outro padrão ou cor para o forro que ficaria muito melhor, mas como a ideia era aproveitar tecidos...



domingo, 15 de setembro de 2013

Tal qual Rembrandt

Por motivos práticos, o meu quarto necessita ter duas cadeiras, para cada um dos habitantes poder por e dispor as suas coisas, roupas, e tal e tal...

Ora como quando se comprou a mobília, se comprou apenas uma cadeira, as outras que se foram comprando foram servindo outros fins e roubámos a do quarto do rebento mais novo que ficou apenas com a cadeira da secretária que não é suficiente para largar nela bonés, mochilas, casacos e tal e tal... (tal como em cima).

Aí, quando vi estas cadeiras numa loja de segunda mão por uma pechincha (pechincha mesmo € 5,00), a minha veia de artista (que não sou) veio ao de cima.

Tal como vieram da loja

 Depois de lixadas e com uma demão de primário


O descanso da artista enquanto aguardava a secagem da coisa

Em plena actividade

O resultado quase quase final, porque o futuro dono deseja a cadeira personalizada (em post seguinte)

 O resultado quase final da segunda cadeira que foi pintada a pedido da futura dona



Tirando uns farripos de cabelo pintados, o nariz pintado e algumas amostras de cor no braço e na perna, até me safei bem limpa... 
Isto quando se é "jeitoso" é assim

Só para que conste e com alguma pena minha, o quintal que me serviu de atelier não é meu... é dos meus sogros, casa onde a cadeira beje vai ficar a morar...

A janela da cozinha

Em seguimento ao post anterior em que as cortinas para cozinha eram a acção principal, venho mostrar o que se vê (via) da minha janela da cozinha.
Não me refiro ao rio Tejo que conforme já referi em post anterior se vê (valha-nos isso), muito bem embora longe.
Estou a referir-me às traseiras do meu prédio, que no caso do meu andar (Frente) é a vista principal que temos.
Um pátio de casas velhas que até há duas dezenas de anos eram habitadas e que nos últimos anos têm estado vazias e os seus únicos habitantes são gatos vadios (uns fofos) e talvez outra fauna que não se consegue ver e que não prolifera graças aos felinos.

A semana passada começaram a ser demolidas, sob vigilância apurada...
 


Conseguem ver o pó na base da máquina? No final da tarde está todo instalado na minha varanda, plantas, parapeitos e afins...

Neste momento a minha vista está muito mais desafogada

E já consigo ver a estrada principal cá da terra e ouvir muito melhor os veículos que a circulam dia e noite, pois as casas que abafavam esses ruídos já eram.

Segundo o cartaz anunciante da obra, trata-se, além da demolição das casas do pátio, da construção de um Parque de Estacionamento: coisa mai' linda para termos como vista.

Cortinas para a cozinha

Já disse várias vezes que os azulejos da minha cozinha são uma autêntica maravilha. Mas enquanto não os mudar, ou tapar ou qualquer coisa, ando sempre a mudar de cortinas na tentativa de suavizar a coisa.

Durante anos tive umas cortinas em beje com uma ponta bordada que eram bonitas, discretas e faziam muito bem o seu papel. Com o uso e as lavagens frequentes (cortinas de cozinha sofrem...) começaram a rasgar no bordado e acabei por as tirar.

As ultimas e actuais são estas:
O problema com as cortinas para cozinha é que são sempre com legumes ou frutos, ou aos quadradinhos... se quisermos alguma coisa diferente e com um padrão bonito, temos apenas tecidos opacos o que na minha cozinha não resulta.
Preciso de cortinas que resguardem, mas não tapem a claridade por completo.
Solução: comprar tecido de cortinado vulgar e adaptar.

Contornei a linha de cor (um bocado - muito - torto) e dei um pouquinho de tom às flores que a cortina tem.


Ao longe mal se notam as cores; não é das cortinas mais lindas que eu já vi ou desejei, mas por agora estão a cumprir o seu destino.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Uma mala preta

Preciso. Mas preciso mesmo de uma mala preta.
Como não gosto de usar malas pretas no verão, a modos que tenho andado descansada.
Mas gosto no inverno e já estamos em Setembro (embora com boas temperaturas).

O problema é que ainda gosto mais de malas em castanho ou camel, enchem mais o olho, e quando chega a hora de comprar uma mala nova, a preta fica para depois. E agora dou por mim, sem uma mala preta. Um básico a ter.

A preta para valer a pena e me dar vontade de a comprar, tem que ser muito especial... ou não, mas ainda não consegui encontrar uma que me enchesse o olho, sem me despejar muito a carteira.

Gosto desta...
 E desta...

 E desta...
 E desta...
 E desta...
 E desta...

Que é como quem diz: gosto destas todas (réplicas, of course).

Se alguém tiver visto, em algum lado (online não, porque gosto de as "apalpar" e de as "agarrar" para me ver com elas) uma mala gira, mesmo gira em preto, partilhem... please.



Cabide ou cruzeta ou suporte para receitas?



Andava eu no meu passeio matinal, ocasional, por alguns blogues quando dou de caras com esta ideia, neste blogue

A autora diz, e é verdade que a maior parte dos suportes para receitas não é funcional. Ocupam espaço de bancada, deixam escorregar as folhas e não seguram os livros ou revistas abertos.

Este é ótimo. E se o pessoal gosta de coisas coloridas, é só pintar o "suporte" na cor que mais gosta.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

16 de Agosto de 1971


Com 7 anos... em Portalegre, no Salão Frio.
Com a avó e o mano mais novo.
Pena que esta foto tenha sido alvo de um artista desenfreado.