sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Gola, golinha e gato


Ainda não me tinha dedicado ao tricot este inverno e influenciada por uma vizinha que faz golas, cachecois, ou o que seja do estilo, de empreitada, resolvi fazer uma gola. Ficou muito leve, fofinha e quente.




Com a sobra da lã, achei bem fazer uma mais pequena para a sobrinha (se gostar, claro)


Testámos no gato e é razão para dizer: cada um aquece o que quer




quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Reaproveitar para Brincar

Quando uma pessoa anda cheia de preguiça (no que respeita a artesanato) tem que aproveitar as ideias das outras pessoas.

Achei magnifico, fazer casas e palácios com garrafas de detergente.

Saquei da Net, mas não sei de onde. Sorry!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Despojamento e tranquilidade

Não sou fã de casas demasiado decoradas, cheias de objectos de decoração, quando esses objectos são apenas sinónimos de "balões cheios" e que não expressam nada a não ser ostentação.

Balões cheios - é um termo que aprendi há anos no meu primeiro emprego, por um chefe, que os usava para se referir a coisas que não tem qualquer importância, não têm nada de miolo, apenas enchem a vista.

A  minha casa, apesar da sua modéstia, tem dias (alturas de decoração) em que me parece um balão desses. Cheio, mas sem nada.

É nessas alturas em que me apetecia virar tudo do avesso, desfazer-me de tudo ou quase tudo e comprar novo (isto sou eu a alucinar, claro!).


Gostava de ter um recanto de sala, assim... Para ler, beber o meu chá... passar tempo...



E uma cozinha destas... ampla, arejada, clara... tão a minha cara



E um cantinho destes que não ocupa espaço em lugar algum e tem tudo o que é preciso para ser útil, esteja em que divisão da casa estiver.


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ténis são ténis, mas quanto mais lindos melhor...

Não precisam de ser de luxo para eu os querer usar, porque gosto muito de ténis. Não uso mais vezes porque... porque...

No trabalho não existe dress code pelo que há dias em que marcho sobre ténis... mas também marchava muito feliz sobre estes


Podem ver mais aqui.
Adorei os cor-de-rosa. Aliás os meus primeiros ténis Nike, foram cor-de-rosa... está no sangue.

http://40andfashionista.blogspot.pt/2014/01/chanel-spring-summer-2014.html#comment-form


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Qualquer coisa...

Neste momento, abri a mensagem com intenção de publicar qualquer coisa, porque já não aguento mais abrir o blogue e dar de caras com um post de Votos de Feliz Natal, para lá de desatualizado. Afinal já estamos quase no final de Janeiro do ano seguinte.

Entretanto, enquanto pensava o que iria publicar que levasse pelo menos a que quem lesse, visse alguma foto bonitinha, lembrei-me que poderia colocar fotos de coisas que gostaria de fazer, mas ainda sem data certa para o inicio dos projetos, porque começa a ser complicado gerir tanta atividade a) ao mesmo tempo.

a) Sinónimo desta atividade: relaxar aos serões depois das lidas domésticas (obrigatórias), a beber uma bela chávena de chá e a ler um bom livro, ou simplesmente a ver televisão, enquanto apaparicamos ideias para um novo projeto de escrita. Isto de ser escritora nas horas vagas é o que dá, há sempre ideias a saltitarem e a querem ser transformadas...


Mas voltando aos projetos de artesanato... porque nunca estão completamente postos de parte.

Anda a apetecer-me ter uma saia do estilo desta. 
Por norma durante a semana visto calças que são mais rápidas e fáceis de conjugar nestes dias de inverno em que a imaginação para moda está pelas horas da amargura.



Gostava de fazer umas almofadas destas para plantar no sofá e para oferecer.
Uma coleção desta variedade era de valor, mas só uma ou duas já eram suficientes

Este molde não é de almofada propriamente dita, mas também fica bem a fazer de almofada.



 Esta ideia também anda a namorar-me. Achei delicioso para quarto de menina. O problema é que as meninas para quem eu as faria têm nomes muito longos e não havia almofadas que chegassem.
Poderia sempre usar a ideia dos laços a unir e colocar em uma almofada a inicial do nome e nas outras duas aplicações ao gosto da freguesa.


Apaixonei-me por estes mochos quando vi a imagem algures no FB.
Porta comandos, telemóveis ou apenas almofada (pequena ou grande) gostaria de fazer.


Portanto, sem ideias eu não ando... o problema é passar à prática. Mas qualquer coisa há-de (tem de) sair. Um dia destes...


Nota: Todas as fotos são retiradas da net (o problema é que as guardei por ter gostado e não guardei os sites). Se alguém as reconhecer é só dizer e darei os devidos créditos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Independentemente do que cada um um sinta pelo e na altura do Natal, não devemos esquecer o seu verdadeiro significado.




Tivesse ele sido um apenas homem invulgar e magnifico que deixou uma mensagem que quer queiram quer não, toca a todos de alguma forma, quer ele seja de fato Filho de Deus,  Deus na terra, espero que o espírito do Natal toque a todos e nos dê um pouquinho de paz, na nossa vida atribulada.



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mesas de Natal

Na realidade, nunca penso muito em como vou decorar a minha mesa de Natal, porque uma vez que não tenho mesa de jantar (uma decisão tomada assim que comprei casa quando casei há quase trinta anos
e preferi ocupar o espaço da mesa com uma lareira - situação que ainda se mantém na casa atual, embora com lareira diferente), as refeições (todas) são feitas na mesa da cozinha.

Ora como se desconfia, por vários post meus com queixas, a minha cozinha não é propriamente o supra sumo da largueza e a mesa, além de servir para acomodar quem vai comer, serve igualmente para dar apoio enquanto se está a tratar do assunto.

Resultado: decoração minimalista, sem grandes acessórios e a única coisa que prima na decoração é o serviço de jantar e a toalha alusiva.



É por causa das toalhas que apresento esta publicação. Vi no blogue White-Glam, uma publicação sobre mesas de Natal, em que o tema principal eram as velhinhas toalhas verdes e vermelhas com azevinho e tive que me rir, comentar e fazer esta publicação.

Concordo que já chega dessas toalhas, mas atenção que falo por mim. Quem tem e gosta é só usar e curtir.
Eu já estou farta das minhas!
Tenho uma com a mesma idade do meu casamento (foi a toalha do primeiro jantar de Natal que cobria uma mesa improvisada com tripés de carpintaria e uma placa de madeira perfurada), tem fundo branco e quadrados com velinhas e azevinho.

Tenho outra, mais comprida, em tons de verde e vermelho, com um estampado mais contemporâneo

e outra mais recente, em uma tela semelhante a linho ou a estopa macia, como queiram, com aplicações douradas, muito rococó.


Ando há um par de Natais, a pensar em substitui-las (às três) por qualquer coisa mais leve e mais clean e acho que é este Natal que a coisa vai acontecer.

Entretanto, deixo-vos aqui com algumas imagens de mesas de Natal que tirei da net (que mais ninguém lá vai, só eu!) e que me encheram o olho, ou me engordaram os olhos como ouvi dizer há dias.

Acho os individuais uma boa ideia, mesmo para o Natal, porque servem para os pequenos-almoços ou outras refeições privadas e rápidas ao longo da época, ou fora dela, se não forem natalícios como estes não  o são.

Os dourados hão-de ser sempre a marca especial do Natal. Juntos com o branco, ficam muito bem.

É Natal em terras de verão, de certeza. Adorei a decoração contemporânea com as cores tradicionais

Se eu tivesse uma daquelas cozinhas alentejanas, com fogão de lenha no chão, era uma mesa destas que usaria. Só mudava as cadeiras...

Achei uma delícia os "caminhos" (ou aplicações diferentes na toalha) para colocar os talheres

E se existe mesa à parte para a criançada (em famílias grandes acontece muito) porque não uma mesa especial?


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Flores em fundos de garrafa? Quem diria?


Com tanta garrafa de plástico que me passa pelas mãos, nunca diria  que têm flores no fundo.

Achei a ideia maravilhosa e decidi partilhar.

E ainda hei-experimentar, mesmo que não tenha garrafas com fundos em degradé de azul.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Natal... a partir de hoje

Claro que isto é apenas um pro forma...

No meu tempo, ou seja quando eu vivia em casa dos meus pais, a árvore de Natal apenas era montada no dia 8 de Dezembro.
Enquanto, era eu que a montava, fui conseguindo manter a "tradição", mas desde que as minhas estrelas começaram a montá-la, acabou-se a tradição e ainda não terminou Novembro, já andam às voltas com a árvore e os outros enfeites de Natal.
Mas vamos fingir de conta que só a partir de hoje, é Natal cá em casa...
À noite, com as luzes acesas...

Durante o dia

O meu pai Natal azul... que em cada Natal "mora" em um lugar diferente


Os meus "leitores" porque ficam sempre na estante



Uma vista (mais ou menos) geral da sala.
Como podem reparar a mesa não tem qualquer enfeite, porque preciso dela (quase) livre para a ocupar com tudo o que calha durante o serão (livros, computador, chocolates, etc)


Esta não é por ser Natal (esqueçam o laço dourado no candeeiro torto), é por ser a minha mesa de apoio.
Sento-me normalmente, no sofá, ao lado e chego a tudo o que quero: comando, livros, kindle, óculos, caderno de notas, canetas, etc. Tudo o que uma mulher precisa para ter um serão feliz. não esquecendo a chávena do chá, quando são horas dele... na hora da foto, o pequeno-almoço tinha sido rei e na cozinha, por isso...




sábado, 30 de novembro de 2013

Novembro - Uma foto por dia

Dia 30 - Terminado

O desafio que me propus cumprir, porque o vi em um blogue e achei interessado.

Termino com algumas das fotos que publiquei ao longos destes trinta dias de Novembro.

Novembro - Uma Foto por Dia

Dia 26 - Mensagem

Quem se lembra, quando ainda não havia Ipads, tablets ou facebook e as mensagens que nos queriam transmitir e que nós queriamos guardar, eram escritas nestes pequenos blocos que se chamavam livros de autografos?


Tenho o meu guardado. Tem mensagens de há mais de trinta anos atrás.


Todas as mensagens me são especialmente queridas e lembro todos os seus autores


Estas duas são apenas duas das....


Dia 27 - Não!

A café!
Não gosto nada. Nem mesmo um pedacinho.


Já experimentei de várias maneiras, em mais de uma ocasião, mas o resultado é: NÃO!




Dia 28 - Agradeço por

A minha familia

Dia 29 - Preto

A nossa mascote do emprego, de seu nome Beethoven


Já se chamava assim quando ficámos com ele







segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Novembro - Uma Foto por Dia

Dia 20 - Comunicação

A comunicação entre as pessoas, especificamente entre pessoas afastadas, foi primeiramente feita através de mensageiros que transmitiam a mensagem oralmente.

Mais tarde, um mensageiro também, levava manuscritos de um lugar a outro, até que se inventou o telegrama, o telefone, o computador e o telemóvel e o pessoal deixou de escrever: claro que escreve, mas não é a mesma coisa.




É por isso que escolhi estas duas fotos de um estojo de escrita que me ofereceram e ainda não tive coragem de macular.
Apesar de toda a tecnologia e rapidez que ela nos permite, ainda gosto de escrever cartas, à mão.

Dia 21 - Gostava de ter isto

Tempo

Mais tempo, exactamente.
Como não é possível que o dia tenha mais de 24 horas, gostava de ter mais tempo livre. Há algumas actividades que estão em modo de Pausa, porque não tenho tempo para elas.


Dia 22 - Atrás, para trás

Deixei uma carreira de bombeira

Foi uma fase muito interessante que deveria ter sido prolongada...


Dia 23 - Simplicidade...

Não tirei foto... acho que a simplicidade depende do estado de espírito quando se está a fazer alguma coisa.


Dia 24 - Uma palavra

FÉ 


Está em tantos livros, tantos poemas, tantos anseios e tantas vidas


Até em tatuagens existe


Se virada das avessas (como foi feito nesta imagem de uma tatuagem), transforma-se em esperança.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não veem.
Heb.11:1


Dia 25 - Bizarro

Num parque onde a maior parte das palmeiras, estão impecáveis

Está uma esmorecida, pendente


 Que ainda por cima, serve de "ninho" a uma bola de futebol, perdida.