segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Miss Marple e os sacos para o tricot



Isto de tricotar ou crochetar, para quem tem esse hábito, exige uma certa logística, se o desejamos fazer fora de portas da nossa casa. Temos que estar munidos de tudo. Lãs, esquemas, agulhas, tesouras, alfinetes, etc, etc.

Adoro ver a série Miss Marple, com qualquer atriz. Fascinam-me os lanches com os chás e as travessas com os bolinhos e acima de tudo o tricot, sempre presente.
Acho que só em um par de casos, soubemos o que andava a ser tricotado, mas está presente em todos os episódios.




A concentração aparente no trabalho que se tem em mãos e as agulhas a dar a dar, enquanto, afinal a concentração está no que se passa em redor. Adiante.

Acho piada à Miss Marple, sempre a carregar o seu knitting bag, pronta a armar-se com as agulhas e a desenrolar qualquer trabalho, enquanto escuta e observa os, e o que a rodeia.

E por isso, e pelo dito antes e não é que eu leve o meu tricot ou crochet muitas vezes, para a rua, mas concordo que deveremos ter um saco próprio para a coisa,

Eu sei que atualmente há sacos de papel ou plástico, práticos e bonitos o suficiente para isso, mas acho muito mais graça aos sacos feitos especialmente para esse propósito. Por isso, fui à net e aqui estão algumas ideias.






Costumo usar um de papel, com um padrão muito bonito, mas já há algum tempo que tenho na ideia fazer um de propósito, em tecido ou tricot. E as amigas? Usam um de papel ou plástico ou têm coisa própria, fina?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Caminho de mesa (parte II)


Apesar da lindeza dos azulejos que nunca me canso da frisar, acho que ficou muito bem.


E apesar da boa qualidade das fotos, deu um ar alegre à mesa.

Até combina com as almofadas que neste momento andam com estes tons.


 Claro que no dia em que o pus na mesa da cozinha tive que o tirar, porque o furacão que tenho em casa, resolveu subir, esticar o pescoço, abocanhar o tecido e a fruteira só não foi parar ao chão porque a minha estrela mais velha que estava na cozinha no momento, lhe deitou a mão, não conseguindo no entanto, evitar o espalhar da fruta pelo chão.
Resolvi que estava em segurança no meu atelier (gostei do nome) que não é mais do que o antigo quarto da minha estrela mais nova, que está em fase de mudanças e redecoração.

Os bonecos que se vêem hão-de sair este verão, quando pintar as paredes, pois uma delas é verde. Por agora, embora não combinem, ficam, que eu tenho mais que fazer.

E pronto. Foi uma forma de fazer render o assunto, ao dividir em duas partes, pois não faço ideia quando voltarei a publicar alguma coisa.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Caminho de mesa (parte I)


Embora não seja fã de naperons, havendo no entanto trabalhos lindíssimos em crochet, não resisto a naperons de tecido. 
Há quem lhes chame runners e caminhos de mesa. Eu chamei-lhes caminhos de mesa, mas estejam à vontade.
Depois de ver um na net em tons de vermelho e outro em tons de verde água, estilo patchwork, decidi que iria fazer um no mesmo género. Escolhi seis tecidos de padrões diferentes e pus mãos à obra.

Depois das tiras cortadas e costuradas umas às outras foi hora de colocar o forro.

Como se tratava de um caminho de mesa, não precisava de enchimento, de forma a ser mais liso e eficaz na colocação de copos, jarras, fruteiras, o que fosse por cima, sem criar solavancos e apenas precisou de um simples forro em tecido liso e macio.

Foi estendido sobre a mesa (felizmente não era uma colcha ou teria que desviar mesa e cadeiras e usar o chão como plano de trabalho e unido) o mais esticado possível e uni as duas partes com alfinetes de ama.

Depois, foi costurar com um ponto de fantasia à escolha de forma a unir as duas partes.

Escolhi um ponto parecido com o terceiro a contar de cima.





Terminada essa tarefa, escolhi um dos tecidos para cortar em tiras e fazer o contorno, depois de cortar os excessos.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Alfineteiro XL


Já a minha avó dizia: não há fome que não dê em fartura.
Andava desejando fazer um alfineteiro. Fiz alguns há anos atrás para oferecer para uma feira e nunca fiz nenhum para mim.


Este fim de semana decidi-me a fazer um e saiu este pouf X  (deve ter sido do carnaval) Não espetei alfinetes (deveria ter espetado para comparar os tamanhos) mas tive receio de os perder.
Acho que preciso comprar alfinetes maiores e com cabeças bem visíveis!

E já pensei em fazer mais um ou dois, porque este é pouco, mas em crochet. Vi uns lindões na net e são ótimos para serões de inverno no sofá a ver televisão.
http://anabeliahandmade.blogspot.pt/


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Fronha de almofada


Finalmente!
Consegui aproveitar o fim-de-semana alargado, para por em ação alguns trabalhos que desejava.

 Devido ao padrão do edredon da cama da minha estrela mai'nova (nesta altura do campeonato é o único filho ainda em casa), achei que tinha que criar uma fronha compatível para a almofada que usa como encosto e que andava de fronha às riscas verdes e azuis há algum tempo.

 Devido à qualidade das fotos, não se nota que o padrão do tecido que serviu como adorno são estrelas, mas sim, são estrelas.
 E a estrela delineada ainda tem os riscos do giz, mas não consegui esperar para fotografar e ver o efeito final.

Quando mostrei o resultado final ao seu dono, fiquei com a impressão que fez uma espécie de uma careta, mas como não se pronunciou mais, nem contra nem a favor...

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Todo o tempo não é tempo se não for agradecido

Temos que dar graças pelo tempo que temos, pelo que vivemos, pelas pessoas com quem nos cruzamos. De uma forma ou de outra, tudo serve para nos edificar como pessoas, embora nem sempre o entendamos assim.

Não nos chega o tempo para fazer tudo o que queremos? Se calhar o que queremos fazer não é assim tão importante para a nossa vida.

Não gostamos da nossa vida, desejamos mais em vários campos? Se calhar há quem não tenha nem um décimo do que nós temos e não se queixe.

Não temos pachorra para algumas das pessoas com quem nos cruzamos? Se calhar elas estão lá para solidificar a nossa solidariedade e é melhor que as aproveitemos enquanto se cruzam connosco.

Agora, em termos práticos, depois deste apontamento inicial.

Tenho que me organizar e aproveitar os poucos tempos livres e por as leituras em dia.
Comecei a ler um livro na semana passada (Do Inferno Também se Volta) e não lhe voltei a pegar.
Tenho mais uns dois de imediato, à espera de vez (A Rapariga do Comboio e Se Isto é Uma Mulher) que não sei se vão sair da estante tão depressa.

Ando parada nos meus trabalhos manuais mas tenho duas ou três ideias a saltitar na cabeça e ainda não consegui arranjar um bocadinho para as por em prática.

Gostava de fazer um caminho de mesa para a minha mesa da cozinha

 Um kit de costura para a minha filha que tem a sua própria casa e não tem uma utilidade destas.


Um jogo do galo para uma menininha que ainda não sabe sequer o que são as cores, mas há-de saber, um dia.



E decorar (arrumar) a casa de novo. Aproveitar que com a retirada das decorações de Natal, ainda não repus as anteriores (porque já me fartavam e não tinha tido coragem de as tirar) e mudar a cara das coisas.

Por isso, retomando o pensamento do inicio, vamos com calma. Apreciemos o que temos no momento em que temos e o resto virá.

Nota: Fotos tiradas algures da Internet.

Nota 2: Esta publicação foi editada, após reflexão.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Já lá vão cinco dias...


Ainda a semana passada se preparava a ceia da passagem de ano e já lá vão cinco dias... a caminho do sexto, que a esta hora o sexto não tarda.

Estava na hora de "acabar" com o Natal e os posts natalícios fossem eles quais fossem e como tal, achei por bem desejar-vos um Bom Ano de 2016.

Poderia desejar paz, amor, saúde, dinheiro, mas prefiro apenas desejar um 2016 completo, porque houve quem não completasse o 2015.

E enquanto atravessarmos o 2016, vamos por mãos à obra e fazer qualquer coisa de útil. E se podermos partilhar melhor ainda, porque dada a nossa curiosidade nata (ou não teríamos blogues e não visitaríamos blogues alheios) gostamos sempre de saber o que os outros fazem. Eu, pelo menos, gosto.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Decorar a Mesa da Ceia de Natal

Já o ano passado, a dada altura, uns dias antes do dito, publiquei algo sobre a decoração das mesas para a ceia de Natal. E este ano, volto a publicar mais do mesmo. Como não devo ter mesa decorada que mereça honras de publicação, partilho outras.

Numa visita regular ao blogue Home Living For vi uma ideia de toalha para a mesa de Natal, muito gira e singela!
Como tal, inspirada pela coisa, andei a dar uma olhadela pela blogosfera e vi mesas tão diferentes e bonitas que não resisti e tenho que partilhar, indicando no fim de cada foto o link do blogue proprietário.
Só as partilho, porque as fotos também foram partilhadas para um desafio.
Vão gostar de certeza.

The Happy Housie


Up To Date Interiores

Simple Stylings



Place of My Taste


Oh Every Thing Hand Made


Mountain Modern Life


Hey There Home

Design Improvised









quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Doces de Natal

Seguindo a mesma onda das decorações de Natal, este ano terei que evitar os fritos de massa tendida em mesa enfarinhada, porque tenho a certeza que o o Sam ia chafurdar tudo.

Como tal, vou dedicar-me aos fritos simples, para os quais além dos ingredientes, só preciso de uma tigela, uma colher e a frigideira.


FRITOS DE ABÓBORA - Estes não podem faltar


                                 PAPOS DE ANJO

BOLINHOS DE CHUVA - coisa mais rápida e prática, não há

Se souberem de outros dentro da mesma modalidade, agradeço que me digam...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Desesperar ou Animal Positivo

Quem o vê aqui com a cabeça enfiada no prato da ração porque deixou-se dormir, pode ser levado a pensar que cão tão fofinho!
E é fofinho, sim e mimoso e tem uma cara de palerma que apetece esborrachar com mimos, mas depois vem a faceta de cachorro doido que destrói tudo o que apanha.

E aí ou desistimos e deixamos que faça tudo o que quer e gritamos de desespero cada vez que chegamos a casa, ou pensamos positivo e pedimos ajuda.

Resolvi pensar positivo e pedir ajuda. A partir de ontem, o Ricardo Oliveira da Animal Positivo é a nova visita lá de casa e tenho esperanças que lhe consiga dar a volta.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ornamentos de Natal Vintage




Só tenho duas frases a publicar

Primeira : os ornamentos de Natal antigos (vintage) eram mais coloridos e berrantes, mas o pessoal começou a armar-se em fino e amofou tudo.

Segunda: quero destes para a minha decoração deste ano, mas não sei muito bem onde os vou arranjar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Árvore de Natal

Por muito que o espírito natalício ainda não tenha tomado conta de mim, há um assunto muito especifico da época que já foi discutido cá em casa - árvore de natal.
A nossa árvore de Natal tem cerca de 1,8 mt e costumava ser colocada a um canto da sala ao lado da janela.


E digo costumava, porque aí é que começa a desgraça. Este ano não vai ser colocada em lugar nenhum.

O bicho preto, é um cachorro com 6 meses que neste momento e não sei por quanto tempo mais, devora tudo o que encontra ao alcance da boca. Imaginem o que aconteceria aos meus enfeites da árvore (bolas, estrelas, bonecos, etc) e à própria árvore e as despesas que depois teria no veterinário!
Neste momento, tenho a sala com a decoração mais pindérica (no sentido de fraca, não de pirosa ou pelintra) que me lembro.

Então decidi que vou ter que colocar em cima do aparador, uma árvore pequena, apenas para ter árvore. Porque Natal sem árvore de natal é como aniversário sem bolo! Para tal, tenho andado a ver alternativas.




Ou as tradicionais em tamanho reduzido. Existem no Jumbo com 90cm a EUR 2,99.




É uma oportunidade para mudar toda a decoração usada há alguns anos, uma vez que mesmo que seja toda, é em quantidades reduzidas e como tal não ficará cara.