quinta-feira, 10 de novembro de 2016

E segue a maratona dos aventais...

Pretendi com este avental, aproveitar tecido próprio para bebé (e quem disse que não posso usar um avental de tecido infantil) que comprei para fazer uns sacos aqui há um par de anos.
Não se consegue ver na foto, mas tem um bolso a toda a largura do avental, dividido em três partes.
Faz-me lembrar avental próprio para jardinagem, pois só consigo imaginar os três bolsos a guardar luvas, tesoura e pá de jardim.

A alça deste avental, não ata, como os outros. É mais larga e tem um botão e uma casa. Para variar.
Podem ver um pequeno botão rosa numa das pontas sobrepostas.
Só depois de o ver nas fotos me dei conta de dois defeitos, um deles já resolvido.

Está demasiado direito, mas vai levar umas "pinças" nas laterais para o tornar mais airoso.

O desenho do peitilho não encaixa devidamente no desenho do avental. Pensando bem, só conseguiria que isso acontecesse se tivesse evitado cortar pela extremidade da peça e cortasse algures a  meio, para conseguir que o desenho ficasse centrado.



Amanhã continuamos e se tudo correr bem encerramos a saga dos aventais.


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O segundo avental da maratona...

E aqui está o segundo, do mesmo modelo.
Em vez de fazer fita para contornar como fiz com o primeiro, usei renda, para aproveitar uns metros que me ofereceram há um ano e estão sem destino.



Este tecido sobrou de uma colcha que mandei fazer fazer há vinte anos.
Há sobras com as cores nítidas e coloridas e outras com as cores mais desvanecidas. 
Este pedaço acho que é do das desvanecidas.

E quando decidi que ia cortar um terceiro e um quarto, pergunta-me a minha filha: "Mãe, de quantos aventais vais precisar? É um por dia?"
Ainda não, mas podia ser.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Um avental por dia... nem sabes o bem que te fazia

Não sei se será bem assim, mas tentarei.

Tenho que esvaziar a gaveta dos tecidos, como já me queixei aqui e recebi dicas preciosas da Lete do Bordalinhas e da Nina d'O Meu Pensamento Viaja.

Comecei pelos aventais. Tarefa que vai produzir dois efeitos - ajuda a esvaziar as gavetas e reforça o meu plantel que está a enfraquecer a olhos vistos.

O único senão é que não consigo esperar que a máquina fique operacional e depois de cortar uns dois ou três, vou cosendo, mesmo à mão. Gosto muito de ver trabalhos acabados e entretenho-me ao serão. Quando a máquina recuperar da doença atual, se calhar reforçarei e retificarei as costuras.

Para já, saiu o primeiro de alguns aventais que quero fazer.


É o modelo mais básico que existe em aventais e neste momento faz conjunto, com as fronhas das almofadas que estão nas cadeiras - destino original deste tecido há uns cinco anos.

Para não perder mais tempo e usar outro tecido, fiz as minhas próprias fitas de contorno, além das alças.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Tecidos em excesso

Que fazer com excesso de tecidos?

Não precisam ser toneladas de tecidos, ou metros deles, São apenas tecidos que nunca mais irão servir para mais nada de uma maneira geral e não servem para certos trabalhos em particular. Porque têm estampas largas para trabalhos pequenos ou porque as cores não servem para outros e já fizemos de tudo o que nos lembrámos com eles e continuam a sobrar peças quase inteiras, pedaços ou tiras.

Preciso de comprar outros e não me atrevo quando tenho uma gaveta cheia!


Não estão tão desarrumados. Eu exagerei apenas para verem que ainda são muitos.


Tecidos eternamente repetidos em trabalhos e que me começam a fartar.

Este não vai entrar no rol dos "a abater" porque é recente e tenho destino a dar-lhe, mas só para a próxima Primavera/Verão.


E ainda pedacinhos cortados que sobraram de um quilt que fiz para oferecer. Esses terão outro destino mais tarde.



E se, lembrei-me de repente, juntasse todos os tecidos, os cortasse do mesmo tamanho, já que são tão diferentes, quer em cores, estampas e texturas e desse largas à minha imaginação (às vezes duvidosa) e criasse uma manta, toalha, o que fosse, usando a técnica dos retalhos -  patchwork é mais fino.

Limpava a gaveta onde eles estão, divertia-me um bocado enquanto os cosia uns aos outros e alguma coisa haveria de sair. Fosse o que fosse, porque sinceramente já estou farta de os ver na gaveta e um trabalho desses teria sempre utilização, nem que fosse para alindar o sofá, onde um dos meus cães, muitas vezes, gosta de dormir a sesta. É um sofá velho, usado e de que não me desfaço porque tem utilizador frequente, mas que está sempre coberto com mantas.

Só há um problema - estou sem máquina de costura.

Este contratempo, ou vai servir para me por juízo na cabeça, ou para me dar mais ideias.

Há muito mais coisas a fazer para "despachar" tecidos:

Aventais (tenho dois na forja) cortados, à espera de fitas de viés, para os terminar;



Caminhos de mesa (se os usarmos às refeições, nunca são demais):


Bolsas

Como aquelas que a Lete do Bordalinhas tão bem faz e que teve a gentileza de nos ensinar a fazer, e que mesmo que não usemos diariamente, podem sempre vir a servir um dia, por isso podemos fazer mais do que uma.
Claro que não vão ficar, nem de longe, parecidas, mas é um bom uso para os tecidos em excesso.


E por aí, há ideias a fervilhar para usar tecidos em excesso?


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Porta lenços de papel #2

E segue a saga dos porta lenços de papel, com mais um, par.

Um deles talvez já tenha dona destinada, o outro vai fazer parte dum conjunto deles (se tiver pachorra para fazer mais meia dúzia) para brindes.





Pedi os tecidos "emprestados" à minha cunhada que não tive tempo de ir à loja, antes que fechasse na 2ª feira e aí estão eles.
Agora terei que ir comprar alguns tecidos para fazer mais. Tenho muito tecido em casa, mas com estampas grandes demais para fazer trabalhos tão pequenos.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Porta lenços de papel

Será assim que se diz?
Vi uma foto que gostei e por acaso era de um site inglês e foi daí que tirei o molde para fazer um.


Já há algum tempo que andava para fazer um porta lenços de papel, mas ainda não me tinha dedicado a estudar o assunto.



Queria com os "vivos" em tecido diferente na abertura e não tinha pensado como fazê-los.

Usei uns restos de tecido que serviram para o teste e mesmo sem máquina de costura - que está à espera de ir ao médico - uni tecidos com pontos miúdos e voltado do lado direito, ficou assim.

Nem passei a ferro - coisa que deveria ter sido feita antes de dobrar para tirar vincos do tecido e vincar os tais "vivos" e ei-lo:


Já sei o que vou fazer para oferecer no Natal a algumas pessoas. Faz-se depressa, é útil e com os tecidos certos fica uma lindeza.

Podem ver vídeo explicativo aqui: https://youtu.be/v6A41J4orbU


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Enfeites de Natal

Queiram ou não queiram, o Natal aproxima-se a passos largos. E embora, idealmente deveríamos começar a pensar nas prendas de Natal - eu penso, juro que penso - prefiro começar a tratar dos enfeites de Natal.
Este ano, estou a pensar trocar os enfeites brilhantes da árvore, escolhidos de propósito para a pequena árvore que desde o ano passado passou a ser a árvore oficial lá de casa, por enfeites especiais e personalizados.

Comecei por estes bichinhos...
 O meu Sam - cruzado de labrador e outra raça qualquer
 O meu Paco - cruzado de caniche e schnauzer (ou não).
 Não tenho nenhum Rodolfo, mas não faz mal.

Estas pequenas maravilhas, podem ser vistas AQUI


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Bases para copos

Aqui há uns tempos resolvi fazer uns marcadores para mesas, ou individuais, ou ainda sousplats - gosto deste nome. Em crochet.

Como tivesse sobrado linha, que não daria para muitos trabalhos, resolvi esmerar-me e fazer pandam com os sousplats e fazer coasters - melhor dizendo bases para copos.

Ontem, ao serão, aproveitei que os bichos estavam a dormir e meti mãos à obra.





Falta arrematar as pontas e passar a ferro para esticar e deixar mais lindo. Fazem-se tão depressa que me apetece fazer em outras cores mais suaves, como as da imagem abaixo.
Retirada do Pinterest.

Com isto lembrei-me que tenho um conjunto de bases para copos em crochet com uns 30 anos de vida, arrumadinhos (sempre que nunca os usei) num cesto que já não recordo o que tinha lá dentro, antes.



terça-feira, 18 de outubro de 2016

Trabalhos em mãos

Este título é mais uma maneira de dizer que comecei algumas coisas, planeio começar outras e ainda não acabei nada para mostrar aqui.


No fim de semana passado, cortei fronhas de almofada e já cosi três. Uma de 50x50cm, e duas de 50x30cm. Ainda não sei bem onde as vou usar, mas eram os restos de uns tecidos que gostava muito e achei algures num roupeiro e decidi aproveitar.

Também cortei quatro fronhas para almofadas de serviço - ver publicação anterior - mas essas ainda não cosi. Tenho a máquina de costura avariada e acho que face aos tecidos fininhos e às dimensões,devem ser cosidas à máquina.

Reutilizei uma toalha de mesa, que noutros tempos teve outra utilização e cortei na medida desejada. Cosi os lados adaptados, à mão, em pontos discretos.

Entretanto, acabei um tapete de trapilho. Nada de especial, mas já não fazia nada em trapilho há tanto tempo que até achei a sua graça. A filha queria um tapete redondo para a casa de banho em roxo ou cinza e eu até descobri que tinha trapilho roxo em casa. Mostrarei em breve, pois neste momento, está debaixo do meu colchão a esticar.

Entretanto e esta é a parte que me preocupa - sem contar com as prendas de natal, que nem são assim muitas, tenho coisas lá para casa, perspectivadas, mas que não há meio de saírem.

Capas em tecido para livros - podem ver AQUI ideias. Preciso (gostava de) fazer pelo menos quatro para oferecer.


Porta canetas para agendas ou diários - podem ver AQUI - Preciso (gostava de) fazer pelo menos 6 para oferecer como brindes.

E tantas coisas diferentes, que se publicam por essa internet fora só para nos desgraçarem.

Ando a estudar um porta-moedas que me permita espreitar todas as moeda que contém e este modelo deixa que elas deslizem.

Tenho uma tábua em casa igualzinha a estas e sempre achei que serviria para qualquer coisa além de base de corte.


Este porta talheres cativou-me. Terei que fazer um ou dois.


Nem tenho parede que chegue, mas vou arranjar porque fiquei apaixonada por este porta colheres de pau.


Acho que usaria para a caixa dos fósforos. Sim, porque eu desliguei o sistema de isqueiro do meu fogão e uso fósforos.


Espero na próxima publicação que faça, mostrar coisas minhas em vez de andar a mostrar dos outros. Mas são coisas tão giras que não resisti a partilhar desde o Pinterest.



quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Fronhas de almofada

Não sou obcecada por decoração, embora goste da casa de um certo jeito e goste de, de tempos a tempos, fazer mudanças na decoração.
Uma das coisas que mais gosto de trocar na decoração, são almofadas. Acho que uma almofada nova, faz uma tremenda diferença numa decoração.
Mas ainda assim, gosto mesmo é de fronhas novas, diferentes e muito alternadas nas camas e aí, sim, posso dizer que sou obcecada. Saudavelmente obcecada.

Gosto de ver um bonito conjunto com as suas fronhas a condizer, mas também gosto de usar fronhas diferentes, de outros conjuntos ou feitas propositadamente para o efeito. E isto é extremamente útil porque uso 4 almofadas para dormir (2 + 2 para cada) e os conjuntos que tenho, só têm duas fronhas, embora já haja muitos com quatro.
Neste sentido, aproveitei o feriado para ir coscuvilhar um roupeiro onde existiam jogos de lençóis (do enxoval) que não uso porque a cama actual é bastante mais larga e vou passar a usar as fronhas como segundas fronhas.

Para ilustrar a minha obsessão vou fazer desfilar uma série de fotografias de fronhas de almofada.
As primeiras retiradas do blogue maravilhoso da Lete, Bordalinhas que são autenticas obras de arte.











Estas retirada da Net, a maioria do Pinterest






E não me importo nada que algumas não tenham nada de especial e tenham todo o ar de fronhas de serviço, como eu chamo às que usamos para dormir. Mas uma cama feita com mais do que duas simples almofadas, não precisa escondê-las e ficam bem de qualquer forma.
Sejam almofadas com ar de decorativas apenas, ou de serviço misturadas, com essas.

Se não gostarem de camas com as almofadas de serviço à vista

Podem combiná-las com outras almofadas decorativas.


Nas fotos abaixo do IG The Tangled Lady, as almofadas decorativas fazem combinação com as almofadas de serviço e estas não ficam a dever nada ao conjunto apresentado.