segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Porta lenços de papel - The End


E chegue ao fim do projecto deste trimestre - brindes/porta lenços de papel.
Fui fazendo nos intervalos dos outros trabalhos, numa média de dois ou três por serão, que a coisa é rápida de fazer, mas demora um niquinho mais por ser cosido à mão.


Tentei usar tecidos que já estivessem cortados em pedaços pequenos para não estragar peças grandes que poderão ter finalidade diferente e acabei por fazer 16.


O primeiro (teste) ficou para mim, dois do grupo foram para completar prendas de aniversário e fiquei com 13. Chegam e sobram.
Arrumei o molde até à próxima
Cortam-se duas peças de tecido. O que ficará no exterior com 18cm e interior com 22 cms; ambos com 13 cm de altura.


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Porta lenços de papel #4

Enquanto não passo à terceira e última sacola, volto aos porta lenços de papel.








Tenho mais uns três ou quatro cortados e suponho que depois de contabilizados darão mais de uma dúzia e serão suficientes para presentear os brindados.
Deste ultimo grupo, um deles vai sair do grupo dos brindes e vai servir para completar uma prenda de aniversário, que pela primeira vez constará de muitos itens e não de um apenas.


Sacos, sacolas, whatever #2

Este é o segundo episódio, da segunda temporada, da série intitulada "Despachar tecidos em excesso".

Usei tecido que já estava cortado em quadrados (não faço ideia de qual o motivo original para esses quadrado, mas agora serviram).
Um dos lados tem padrões da mesma familia mas ligeiramente diferentes.


O outro lado, tem o mesmo padrão


Voltei a usar dois atacadores para fazer os cordões.









quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sacos, sacolas, whatever...

Continuando o despacho aos tecidos, seguimos agora para sacos ou sacolas, ou o que lhe quiserem chamar.
Podem ser usados para guardar peças de roupa mais delicada nos roupeiros, roupas separadas em viagens, molas, pão e até ser usados nas compras. É tudo uma questão de adaptar os cordões e em vez de os atar nas laterais, atar ao alto para criar uma alça.

Em tempo de aproveitamentos, aproveita-se tudo e hão-de ter reparado que os cordões que estou a usar para fechar, são atacadores - que andavam lá por casa, nunca usados antes e sem uso à vista.





O problema nos aproveitamentos de tecidos, pelo menos no meu caso, é que há demasiado tecido do mesmo que acaba por se repetir em todos os trabalhos.

Este tendo sido o primeiro de três sacos, apresenta um ligeiro problema (que não se vê, mas está lá e eu sei): A bainha onde passam os cordões foi aplicada de forma errada, deu um trabalhão do caraças (desculpem o termo) e o lado de dentro ficou com os pontos feiosos à vista. A refazer, quando acabarem os aproveitamentos todos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Porta lenços de papel #3

Acho que me dediquei às maratonas, desta vez.

Foi uma de aventais e agora ando a continuar uma de porta lenços de papel. É o que dá decidir limpar gavetas de tecidos e querer dar brindes.



Só reparei que a esquadria não era a mais correta quando vi a foto...




Nada de novo, só as cores alteraram.
Falta fazer mais uns quatro e ficamos despachados dos porta lenços de papel. Talvez consiga entre os tecidos que quero despachar algum que se adeqúe. O das riscas era desses.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

E acabaram-se os aventais!

Finalmente cheguei ao fim da maratona dos aventais e já não me posso queixar que estou com falta de aventais. Um dia destes ainda hei-de fazer outro para oferecer, mas só quando tiver a máquina da costura a trabalhar.

Neste resolvi dobrar as laterais para ficar com um ar mais jeitoso na fotografia, e não tão quadrado quanto os outros.


O tecido azul turquesa foi uma toalha de mesa que sofreu um acidente, aqui há uns tempos no estendal da roupa e andou à espera de restauro ou reciclagem.
Foi reciclada e serviu para barra de avental.
O tecido mais claro na realidade é às riscas azuis muito miudinhas e elástico, mas não incomodou nada na execução.

Ainda pensei em colocar um bolso, mas já tinha uma barra e já ficava com pormenores a mais, a não ser que fizesse bolsos embutidos.
Achei melhor deixar assim mesmo.



Apenas para terminar, vai mais uma geral dos quatro aventais que me deram muito gozo a fazer e me ocuparam os serões todos desde domingo a quinta feira. Este serão é para descanso porque os próximos já têm tarefas.








quinta-feira, 10 de novembro de 2016

E segue a maratona dos aventais...

Pretendi com este avental, aproveitar tecido próprio para bebé (e quem disse que não posso usar um avental de tecido infantil) que comprei para fazer uns sacos aqui há um par de anos.
Não se consegue ver na foto, mas tem um bolso a toda a largura do avental, dividido em três partes.
Faz-me lembrar avental próprio para jardinagem, pois só consigo imaginar os três bolsos a guardar luvas, tesoura e pá de jardim.

A alça deste avental, não ata, como os outros. É mais larga e tem um botão e uma casa. Para variar.
Podem ver um pequeno botão rosa numa das pontas sobrepostas.
Só depois de o ver nas fotos me dei conta de dois defeitos, um deles já resolvido.

Está demasiado direito, mas vai levar umas "pinças" nas laterais para o tornar mais airoso.

O desenho do peitilho não encaixa devidamente no desenho do avental. Pensando bem, só conseguiria que isso acontecesse se tivesse evitado cortar pela extremidade da peça e cortasse algures a  meio, para conseguir que o desenho ficasse centrado.



Amanhã continuamos e se tudo correr bem encerramos a saga dos aventais.


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O segundo avental da maratona...

E aqui está o segundo, do mesmo modelo.
Em vez de fazer fita para contornar como fiz com o primeiro, usei renda, para aproveitar uns metros que me ofereceram há um ano e estão sem destino.



Este tecido sobrou de uma colcha que mandei fazer fazer há vinte anos.
Há sobras com as cores nítidas e coloridas e outras com as cores mais desvanecidas. 
Este pedaço acho que é do das desvanecidas.

E quando decidi que ia cortar um terceiro e um quarto, pergunta-me a minha filha: "Mãe, de quantos aventais vais precisar? É um por dia?"
Ainda não, mas podia ser.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Um avental por dia... nem sabes o bem que te fazia

Não sei se será bem assim, mas tentarei.

Tenho que esvaziar a gaveta dos tecidos, como já me queixei aqui e recebi dicas preciosas da Lete do Bordalinhas e da Nina d'O Meu Pensamento Viaja.

Comecei pelos aventais. Tarefa que vai produzir dois efeitos - ajuda a esvaziar as gavetas e reforça o meu plantel que está a enfraquecer a olhos vistos.

O único senão é que não consigo esperar que a máquina fique operacional e depois de cortar uns dois ou três, vou cosendo, mesmo à mão. Gosto muito de ver trabalhos acabados e entretenho-me ao serão. Quando a máquina recuperar da doença atual, se calhar reforçarei e retificarei as costuras.

Para já, saiu o primeiro de alguns aventais que quero fazer.


É o modelo mais básico que existe em aventais e neste momento faz conjunto, com as fronhas das almofadas que estão nas cadeiras - destino original deste tecido há uns cinco anos.

Para não perder mais tempo e usar outro tecido, fiz as minhas próprias fitas de contorno, além das alças.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Tecidos em excesso

Que fazer com excesso de tecidos?

Não precisam ser toneladas de tecidos, ou metros deles, São apenas tecidos que nunca mais irão servir para mais nada de uma maneira geral e não servem para certos trabalhos em particular. Porque têm estampas largas para trabalhos pequenos ou porque as cores não servem para outros e já fizemos de tudo o que nos lembrámos com eles e continuam a sobrar peças quase inteiras, pedaços ou tiras.

Preciso de comprar outros e não me atrevo quando tenho uma gaveta cheia!


Não estão tão desarrumados. Eu exagerei apenas para verem que ainda são muitos.


Tecidos eternamente repetidos em trabalhos e que me começam a fartar.

Este não vai entrar no rol dos "a abater" porque é recente e tenho destino a dar-lhe, mas só para a próxima Primavera/Verão.


E ainda pedacinhos cortados que sobraram de um quilt que fiz para oferecer. Esses terão outro destino mais tarde.



E se, lembrei-me de repente, juntasse todos os tecidos, os cortasse do mesmo tamanho, já que são tão diferentes, quer em cores, estampas e texturas e desse largas à minha imaginação (às vezes duvidosa) e criasse uma manta, toalha, o que fosse, usando a técnica dos retalhos -  patchwork é mais fino.

Limpava a gaveta onde eles estão, divertia-me um bocado enquanto os cosia uns aos outros e alguma coisa haveria de sair. Fosse o que fosse, porque sinceramente já estou farta de os ver na gaveta e um trabalho desses teria sempre utilização, nem que fosse para alindar o sofá, onde um dos meus cães, muitas vezes, gosta de dormir a sesta. É um sofá velho, usado e de que não me desfaço porque tem utilizador frequente, mas que está sempre coberto com mantas.

Só há um problema - estou sem máquina de costura.

Este contratempo, ou vai servir para me por juízo na cabeça, ou para me dar mais ideias.

Há muito mais coisas a fazer para "despachar" tecidos:

Aventais (tenho dois na forja) cortados, à espera de fitas de viés, para os terminar;



Caminhos de mesa (se os usarmos às refeições, nunca são demais):


Bolsas

Como aquelas que a Lete do Bordalinhas tão bem faz e que teve a gentileza de nos ensinar a fazer, e que mesmo que não usemos diariamente, podem sempre vir a servir um dia, por isso podemos fazer mais do que uma.
Claro que não vão ficar, nem de longe, parecidas, mas é um bom uso para os tecidos em excesso.


E por aí, há ideias a fervilhar para usar tecidos em excesso?


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Porta lenços de papel #2

E segue a saga dos porta lenços de papel, com mais um, par.

Um deles talvez já tenha dona destinada, o outro vai fazer parte dum conjunto deles (se tiver pachorra para fazer mais meia dúzia) para brindes.





Pedi os tecidos "emprestados" à minha cunhada que não tive tempo de ir à loja, antes que fechasse na 2ª feira e aí estão eles.
Agora terei que ir comprar alguns tecidos para fazer mais. Tenho muito tecido em casa, mas com estampas grandes demais para fazer trabalhos tão pequenos.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Porta lenços de papel

Será assim que se diz?
Vi uma foto que gostei e por acaso era de um site inglês e foi daí que tirei o molde para fazer um.


Já há algum tempo que andava para fazer um porta lenços de papel, mas ainda não me tinha dedicado a estudar o assunto.



Queria com os "vivos" em tecido diferente na abertura e não tinha pensado como fazê-los.

Usei uns restos de tecido que serviram para o teste e mesmo sem máquina de costura - que está à espera de ir ao médico - uni tecidos com pontos miúdos e voltado do lado direito, ficou assim.

Nem passei a ferro - coisa que deveria ter sido feita antes de dobrar para tirar vincos do tecido e vincar os tais "vivos" e ei-lo:


Já sei o que vou fazer para oferecer no Natal a algumas pessoas. Faz-se depressa, é útil e com os tecidos certos fica uma lindeza.

Podem ver vídeo explicativo aqui: https://youtu.be/v6A41J4orbU