sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Almofadas de Natal

Já devo ter comentando por aqui que das coisas que mais gosto em termos de roupas de casa, são fronhas de almofadas.
Vestindo uma almofada de forma diferente, podemos alterar de imediato a decoração, sem gastar muito. Claro que depois há as combinações e o que fica bem e não fica, mas avante.
Apesar de gostar de fronhas e de gostar de as mudar de vez em quando, não sou muito de decorar com fronhas novas, cada vez que as festividades assim o pedem. Falta-me normalmente o tempo para as fazer.
No entanto, acho que pela altura do Natal, exige-se (para quem aceite a exigencia) almofada com fronhas alusivas ao tema.

A primeira fronha que decidi ter, alusiva ao Natal, tem um par de anos e foi só para não dizer que não tinha uma almofada de Natal.
Peguei em dois panos de cozinha, comprados propositadamente para o efeito e nasceu uma fronha de natal.


Este ano, descobri-a (que nem me lembrava que a tinha) e estou a usar na sala, já que originalmente tinha sido feita para uma cadeira de cozinha que deixou de estar na cozinha.

Mas não me fiquei por aí e resolvi fazer duas, propositadamente, para forrar duas almofadas mais pequenas.
Aqui estão acabadas de fazer, sem enchimento.

 Aqui estão cheias e sem a costura de encerramento feita. Todas as fotos estão sem essa costura fechada que só foi feita ao serão de ontem, já depois das fotografias tiradas.








 O Paco resolveu ir fazer-lhes companhia, apenas o tempo suficiente para sair numa fotografia.








Et voilá! Este ano tenho três almofadas de Natal. Não foram as primeiras decorações de Natal porque já tenho expostos os meus bonecos favoritos, desde o fim de semana passado.




quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sacos, sacolas, whatever #3

E assim chegamos ao fim (terceiro episódio) da segunda temporada da série "Despachar tecidos em excesso".
Recapitulando:

Título - Despachar tecidos em excesso
Primeira temporada - Aventais
Primeiro episódio - Avental riscado
Segundo episódio - Avental rendado
Terceiro episódio - Avental primeira infância
Quarto episódio - Avental de barra

Segunda temporada - Sacos, sacolas, whatever
Primeiro episódio - Sacola riscada
Segundo episódio - Sacola florida
Terceiro episódio - Sacola infantil

Desculpem a graça. Não voltarei a repetir.

E aqui está a ultima bolsa que ao contrário das outras que ficarão por casa, para o que der e vier, é uma prenda de natal para uma menina "canininha" guardar o seu pijama ou o que a mãe quiser guardar lá.

Exatamente o mesmo modelo das outras e também usei atacadores para fazer os cordões.




É do padrão do tecido, de certeza, mas achei esta a mais linda!

Acabaram-se as bolsas (pelo menos para já), acabaram-se os comentários televisivos, mas continuam o despachar dos tecidos.
Ainda tenho muitos e muitas ideias a por em prática: individuais, caminhos de mesa, pegas, sacos de guardanapos, etc, etc.
Provavelmente agora que se avizinham as decorações de natal, esse despacho passará a segundo plano (ou não).


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Cestos de tecido

Uma vez que os porta lenços já estavam quase no fim, decidi que no serão de Sábado, faria cestos de tecido.
Já tinha visto estes cestos feitos com pernas de calças de ganga, há muito tempo atrás, mas só desta vez avancei.







Para duas jovens aniversariantes. O mais colorido para a mais velha, o outro para a mais nova. Espero que gostem.



Porta lenços de papel - The End


E chegue ao fim do projecto deste trimestre - brindes/porta lenços de papel.
Fui fazendo nos intervalos dos outros trabalhos, numa média de dois ou três por serão, que a coisa é rápida de fazer, mas demora um niquinho mais por ser cosido à mão.


Tentei usar tecidos que já estivessem cortados em pedaços pequenos para não estragar peças grandes que poderão ter finalidade diferente e acabei por fazer 16.


O primeiro (teste) ficou para mim, dois do grupo foram para completar prendas de aniversário e fiquei com 13. Chegam e sobram.
Arrumei o molde até à próxima
Cortam-se duas peças de tecido. O que ficará no exterior com 18cm e interior com 22 cms; ambos com 13 cm de altura.


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Porta lenços de papel #4

Enquanto não passo à terceira e última sacola, volto aos porta lenços de papel.








Tenho mais uns três ou quatro cortados e suponho que depois de contabilizados darão mais de uma dúzia e serão suficientes para presentear os brindados.
Deste ultimo grupo, um deles vai sair do grupo dos brindes e vai servir para completar uma prenda de aniversário, que pela primeira vez constará de muitos itens e não de um apenas.


Sacos, sacolas, whatever #2

Este é o segundo episódio, da segunda temporada, da série intitulada "Despachar tecidos em excesso".

Usei tecido que já estava cortado em quadrados (não faço ideia de qual o motivo original para esses quadrado, mas agora serviram).
Um dos lados tem padrões da mesma familia mas ligeiramente diferentes.


O outro lado, tem o mesmo padrão


Voltei a usar dois atacadores para fazer os cordões.









quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sacos, sacolas, whatever...

Continuando o despacho aos tecidos, seguimos agora para sacos ou sacolas, ou o que lhe quiserem chamar.
Podem ser usados para guardar peças de roupa mais delicada nos roupeiros, roupas separadas em viagens, molas, pão e até ser usados nas compras. É tudo uma questão de adaptar os cordões e em vez de os atar nas laterais, atar ao alto para criar uma alça.

Em tempo de aproveitamentos, aproveita-se tudo e hão-de ter reparado que os cordões que estou a usar para fechar, são atacadores - que andavam lá por casa, nunca usados antes e sem uso à vista.





O problema nos aproveitamentos de tecidos, pelo menos no meu caso, é que há demasiado tecido do mesmo que acaba por se repetir em todos os trabalhos.

Este tendo sido o primeiro de três sacos, apresenta um ligeiro problema (que não se vê, mas está lá e eu sei): A bainha onde passam os cordões foi aplicada de forma errada, deu um trabalhão do caraças (desculpem o termo) e o lado de dentro ficou com os pontos feiosos à vista. A refazer, quando acabarem os aproveitamentos todos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Porta lenços de papel #3

Acho que me dediquei às maratonas, desta vez.

Foi uma de aventais e agora ando a continuar uma de porta lenços de papel. É o que dá decidir limpar gavetas de tecidos e querer dar brindes.



Só reparei que a esquadria não era a mais correta quando vi a foto...




Nada de novo, só as cores alteraram.
Falta fazer mais uns quatro e ficamos despachados dos porta lenços de papel. Talvez consiga entre os tecidos que quero despachar algum que se adeqúe. O das riscas era desses.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

E acabaram-se os aventais!

Finalmente cheguei ao fim da maratona dos aventais e já não me posso queixar que estou com falta de aventais. Um dia destes ainda hei-de fazer outro para oferecer, mas só quando tiver a máquina da costura a trabalhar.

Neste resolvi dobrar as laterais para ficar com um ar mais jeitoso na fotografia, e não tão quadrado quanto os outros.


O tecido azul turquesa foi uma toalha de mesa que sofreu um acidente, aqui há uns tempos no estendal da roupa e andou à espera de restauro ou reciclagem.
Foi reciclada e serviu para barra de avental.
O tecido mais claro na realidade é às riscas azuis muito miudinhas e elástico, mas não incomodou nada na execução.

Ainda pensei em colocar um bolso, mas já tinha uma barra e já ficava com pormenores a mais, a não ser que fizesse bolsos embutidos.
Achei melhor deixar assim mesmo.



Apenas para terminar, vai mais uma geral dos quatro aventais que me deram muito gozo a fazer e me ocuparam os serões todos desde domingo a quinta feira. Este serão é para descanso porque os próximos já têm tarefas.








quinta-feira, 10 de novembro de 2016

E segue a maratona dos aventais...

Pretendi com este avental, aproveitar tecido próprio para bebé (e quem disse que não posso usar um avental de tecido infantil) que comprei para fazer uns sacos aqui há um par de anos.
Não se consegue ver na foto, mas tem um bolso a toda a largura do avental, dividido em três partes.
Faz-me lembrar avental próprio para jardinagem, pois só consigo imaginar os três bolsos a guardar luvas, tesoura e pá de jardim.

A alça deste avental, não ata, como os outros. É mais larga e tem um botão e uma casa. Para variar.
Podem ver um pequeno botão rosa numa das pontas sobrepostas.
Só depois de o ver nas fotos me dei conta de dois defeitos, um deles já resolvido.

Está demasiado direito, mas vai levar umas "pinças" nas laterais para o tornar mais airoso.

O desenho do peitilho não encaixa devidamente no desenho do avental. Pensando bem, só conseguiria que isso acontecesse se tivesse evitado cortar pela extremidade da peça e cortasse algures a  meio, para conseguir que o desenho ficasse centrado.



Amanhã continuamos e se tudo correr bem encerramos a saga dos aventais.