Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um. Colossenses 4:6
Cádiz, na Espanha, é uma cidade de contrastes, onde a antiga história se mistura com a realidade do presente. Essa cidade tem visto muitas mudanças ao longo dos anos, mas uma coisa permanece inalterada: a alegria contagiante de seus habitantes.
Os gaditanos são conhecidos por sua maneira divertida e criativa de se expressar, mesmo em situações difíceis. Eles dominam a arte de evitar o enfrentamento verbal e, ao mesmo tempo, não deixar de ser assertivos. Sua palavra é “temperada com sal”. Esse tipo de “graça no saleiro” é incentivado na Bíblia, especialmente pelo apóstolo Paulo. Ele nos exorta a falar com inteligência social e de forma agradável.
A graça de Cristo nos dá uma nova identidade e uma nova perspectiva sobre a vida. Ela nos torna filhos de Deus e nos enche de gratidão e alegria. Jesus é o maior exemplo de “graça no saleiro”. Ele sabia falar com as pessoas de acordo com suas necessidades, consolando-as em seus pesares e fortalecendo-as em suas incertezas.Ele nunca ofendia ninguém e sabia dar a cada um o que lhe era devido.
Em momentos de tensão, mantinha a serenidade e a simpatia, como quando respondeu à pergunta sobre o imposto devido a César.
Em situações complexas, usava o humor para aliviar o clima, como quando perguntou aos acusadores da mulher adúltera onde estavam os que a acusavam.
E em ocasiões de amor e devoção, defendia aqueles que eram discriminados, como quando elogiou a mulher que derramou perfume em Seus pés.
Assim como Jesus, nós também podemos ser cheios de “graça no saleiro”. Podemos aprender a falar com as pessoas de acordo com suas necessidades, confortando-as em seus momentos difíceis e inspirando-as em suas lutas. Podemos aprender a ser delicados e amorosos e a nunca ofender ninguém com nossas palavras. E, acima de tudo, podemos aprender a ser gratos por tudo o que recebemos e a compartilhar generosamente com os outros.
Se você tem dificuldade em fazer essas coisas, peça ajuda a Jesus. Ele é a fonte suprema de todo amor, bondade e delicadeza. Sua graça aplaina a aspereza de nosso caráter. Ele vai ajudá-lo a ser “sal da terra” e “luz do mundo” (Mt 5:13-16).
(Devocional para Adultos do dia. Quarta, 06 de Novembro de 2024)