sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Desafio de escrita dos pássaros #1


Problemas, só problemas


Não haveria título mais adequado para este primeiro desafio: problemas, só problemas. 
E agora, como é que eu vou descalçar esta bota? 
Meti-me nisto, convém que saia airosamente ou pelo menos que faça boa figura, quanto mais não seja no primeiro texto.
O maior problema dos problemas, é que têm vários significados, podem ser questões, charadas, perguntas, impasses, enigmas, distúrbios, doenças e falhas ou aborrecimentos e contrariedades e ainda, para ter mais o que escrever, a superficialidade dos problemas ou a sua profundidade dependem dos vários pontos de vista e do impacto que irão causar.
Somos animais de hábitos, e como tal, tudo o que altera o nosso ritmo normal, ou melhor o nosso hábito, vai tornar-se em um problema. E nessa altura, em vez de vermos o problema como uma mudança na nossa rotina que nos pode levar a buscar novos conhecimentos e atitudes para o resolver e o vermos como uma ponte, preferimos vê-lo como um muro que nos trava, mesmo que apenas por algum tempo, como se de repente nos surgisse uma incapacidade, que pode ser permanente ou temporária e nos transtorna o nosso ritmo “normal”.
Os problemas obrigam-nos a pensar e a por em ação o que aprendemos na vida; levam-nos a quem nos possa ajudar; levam-nos a procurar o porquê dos mesmos, ainda que em algumas alturas não os consigamos solucionar, pelo menos de imediato.
Mas quando os ultrapassamos, alguns até podem levar tempo, de certeza, aprendemos coisas novas e aprendemos novos hábitos. Descobrimos que somos mais do que éramos até ali e que afinal até conseguimos ser fortes, quando nos achamos fracos, que temos amigos quando nos víamos sós e que afinal há algo mais para além da nossa vida habitual e rotineira.
E o que fazer, quando nos surgem problemas? Agradecer, não porque nos surgiram problemas na vida, mas porque iremos ultrapassá-los e aprender com eles.
As provações fortalecem-nos e umas servem para resolver e enfrentar as outras. Porque, neste mundo, neste momento, embora o nosso desejo seja esse e até haja quem pense que sim, não vivemos no paraíso e os problemas podem surgir a cada passo. Mas os problemas (são) só problemas, e os problemas resolvem-se e se forem partilhados resolvem-se mais facilmente e não provocam tanto dano.

3 comentários:

Belinha Fernandes disse...

Olá! Sou do Palavras Cruzadas, é a minha primeira visita a este blogue, também estou no Desafio dos Pássaros.

É verdade, os problemas podem ser muitas coisas diferentes e o que é problema para uns até pode não ser para os outros. É uma boa ideia pensar que um problema possa ser uma ponte, mas as pessoas pensam mais nos problemas como muros, acho isso. Não fará mal se o "muro" nos travar, afinal, precisamos de tempo para dar a volta por cima, não? Para pensar...O mau é quando ficamos impotentes a olhar para o muro e deixamos até que nos deite abaixo. A grande virtude dos problemas, quando superados, é isso: ficamos fortalecidos pela aprendizagem e melhor preparados para outros muros que surjam! E, sem dúvida, por vezes uma das formas de vencer o muro é partilhar o problema com quem possa ajudar, sendo um grave erro persistir na ideia de que vamos conseguir sozinhos vencer o muro. Gostei da sua reflexão!

Sarin disse...

Olá. Só tenho id no Blogger, sou sapiana de raiz - e estou no Desafio dos Pássaros.

Os problemas podem ser um mundo - ou uma nebulosa, ou até um buraco negro. Importa que quem no epicentro de tais sismos, quando o são, o perceba, e importa que quem em volta se aperceba. Por vezes a não partilha resulta do absentismo de quem olha.

chica disse...

Os problemas podem mudar de ângulo quando os encaramos de frente...Gostei de te ler! bjs, chica