terça-feira, 8 de setembro de 2020

Que tipo de herói procuramos?

 Tantas vezes vejo na televisão a apresentação dos heróis Marvel que senti necessidade de escrever isto

Como queremos os nossos heróis? Que heróis preferimos?

Vivemos numa época de tecnologia, ciência, progresso. Uma época em que o ideal é resolvermos os nossos problemas de uma forma autónoma, usando todos os meios que o desenvolvimento colocou ao nosso alcance, para não dependermos de ninguém. Temos programas de autoajuda, livros de autoajuda. Quer uns quer outros nos garantem que a força está em nós, que a luz brilha no nosso interior. Só precisamos procurar e usar.

Mas ainda assim, gostamos que algumas coisas sejam resolvidas por alguém que não nós. Coisas a que não conseguimos chegar, coisas a que temos receio de chegar, porque nos ultrapassam, porque nos assustam, porque achamos grandes demais para nós, mesmo quando achamos que encontrámos a nossa força e luz interiores.

E é nessa altura que procuramos heróis.

No mundo atual a maior parte das pessoas não acredita em mais nada além da vida que vive. Do dia a dia, mais ou menos agradável que se vive, até que um dia se morre. Mas ainda assim queremos vivê-lo em paz (?) em segurança (?) com alguma esperança (?). E para conseguirmos isso precisamos de quem nos garanta isso.

Temos as forças de segurança que nos protegem dos bandidos e os bombeiros que nos protegem dos assaltos da natureza (mesmo que manipulados pelo homem), mas há sempre um desejo mais profundo que estes não conseguem alcançar. E os heróis são-nos oferecidos de bandeja, nos anúncios de livros de banda desenhada ou de filmes. E embora sejamos racionais e científicos quantas vezes não damos por nós a desejar um herói desses, de verdade? Precisamos desses heróis que são mais fortes que tudo, mais poderosos que todos. Não é à toa que os heróis dos filmes e de banda desenhada estão cada vez mais sofisticados, mais fortes, mais poderosos, mais mágicos e, no entanto… mais próximos de ser homens e mulheres do que nunca. Alguns continuam a vir de planetas longínquos, pois o homem tem um fascínio pelo que é estranho e inacessível, mas são criados cada vez mais terrestres e humanos.

A maior parte dos heróis da Marvel (especialista em super heróis) vem de planetas longínquos, embora também os haja do planeta Terra. Os primeiros com capacidades que a sua raça lhes outorga, os segundos porque sofreram alguma alteração genética ou fazem uso de armas altamente sofisticadas desenvolvidas pela ciência. O importante é que eles cheguem onde nós, simples mortais, não chegamos. Esperamos que eles resolvam os nossos problemas. No entanto, desejamos que eles lidem nas suas próprias vidas, com problemas semelhantes aos nossos. Desejamos que eles sofram desilusões semelhantes às nossas. Desejamos que dentro de uma carapaça e capacidade super humana, eles sejam sofredores como nós. Temos um certo carinho por heróis sofredores que buscam qualquer coisa e ainda queremos que sejam simpáticos. Porque os queremos perto, semelhantes e acessíveis porque continuamos a recear o desconhecido e não nos sentimos próximo de quem não é igual a nós. E também, de preferência, os idealizamos imortais, para estarem continuamente ao nosso dispor.

Toda esta busca incessante do homem é resultado da sua origem. A humanidade não sabe, não quer saber ou nem aceita, mas no fundo busca algo mais do que o que esta vida lhe traz, porque a sua origem tem algo mais do que a vida aparenta.

Jesus Cristo não é herói mas reúne todas as condições que procuramos em um herói e muitas mais:

Veio de longe

João 1: 1,2 – No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.

Veio habitar na Terra como um de nós

João 1: 14 – E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Filipenses2:7 – Pelo contrário, privou-se do que era Seu e tomou a condição de escravo, tornando-se igual ao homem.

Vive para sempre

João 10:17-18 - Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la.

João 20:9 - Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.

Romanos 7:24-25 - Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Tem capacidade de chegar e fazer o que nós não conseguimos nem imaginar

Marcos 4:39-44 – E ele despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

João 11:43,44 – E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

Marcos 5:24-34 - E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

Marcos 5:1-20 – Curou um homem que estava, havia anos atormentado por demónios, libertando-o do poder deles.

Identifica-se com os nossos problemas

Isaías 53:4, 5 – Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

E tem as nossas necessidades

Marcos 1:35 – E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.

É amoroso e acessível

Mateus 9:36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

Marcos 10:51 – E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

No entanto e embora o desconhecido exerça algum fascínio sobre nós, é o Temor desse desconhecido que nos faz afastar de Jesus. Não O buscamos para O conhecer o suficiente e depois não queremos as exigências que nos faz.

Queremos que os heróis que nós criamos ou procuramos “nos salvem” e nos deixem seguir na nossa vidinha, descansados. Jesus salva-nos e quer transformar-nos para recebermos as bênçãos que a Sua salvação nos traz.

Jesus é mais completo que qualquer herói que a nossa mente possa idealizar e é nosso. Deus deu Jesus à humanidade para nos salvar. Isso significa que temos de O aceitar como tal, ou a sua entrega não resulta na nossa vida.

Os heróis dos filmes e livros de quadradinhos estão à espreita para agir a favor de quem deles precisa e depois vão embora, até uma próxima necessidade.

Jesus agiu e age antes de nós percebermos que precisamos d’Ele e não vai embora, para não nos deixar de novo perdidos neste mundo.

Ele quer que tenhamos vida em abundância - João 10:10 – O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Quer que tenhamos a certeza da Sua salvação - João 3:16,17 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

E quer que descansemos nas Suas promessas, para não andarmos em constante aflição - Isaías 41:10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.


E quer dar-nos a vida eterna que neste mundo pensamos que é apenas apanágio de heróis de ficção - João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá


Jesus não é herói. Jesus é Deus. Jesus é a expressão exata de quem Deus é. Ele mostrou ter todo o poder de Deus com suas ações e várias vezes se identificou com Deus em suas palavras. Jesus é Emanuel, "Deus connosco". É o Deus que nos criou e nos deu a vida que buscamos a todo o custo preservar. Ele é O que plantou em nós o desejo de mais, para que O busquemos.

Mas temos que O buscar e aceitá-Lo como nosso Tudo e deixar que nos salve!

 



Sem comentários: