terça-feira, 22 de julho de 2025

O Vendedor de Sonhos, o chamado

 

Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. De seguida, espalha a mensagem que a sociedade moderna se tornou num manicómio global. O seu discurso fresco e irreverente conquista as pessoas, habituadas a frases feitas e ao «politicamente correcto», ao mesmo tempo que as assusta. O que pensar de um estranho com ar de pedinte que fala da importância de vender sonhos ao ser humano? Uma ideia maravilhosa, mas invulgar… Numa época em que nos habituamos ao ritmo e às exigências desmesuradas de um relógio que não pára, libertarmo-nos das grilhetas da rotina e recuperarmos a consciência do que é, de facto, importante nesta vida pode ser assustador. Mas é fundamental!

Ao longo deste romance poderá seguir os passos de um Vendedor de Sonhos, uma personagem fascinante que nos deixa na dúvida se se trata de um sábio ou do mais louco dos seres?! Uma história que o fará chorar, rir, e, certamente, mudar a sua vida.


"A obra conta a vida de um homem que aproveita o anonimato para esconder sua identidade. Ao ser questionado sobre sua origem, ele apenas se apresenta como O Vendedor de Sonhos e explica que sua missão é vender sonhos para pessoas desoladas e angustiadas com a situação em que se encontram. 

No grupo de discípulos existem pessoas que jamais seriam protagonistas ou heróis em um romance. O humorístico e sarcástico Bartolomeu era um alcóolatra; Salomão sofria com uma doença psicótica compulsiva; Mônica era uma modelo que sofria de Bulimia pelas exigências do mundo da moda; Dimas, conhecido por Mão de Anjo, era um ladrão de primeira categoria. Todos eles foram tocados com os ensinamentos de vida do Vendedor de Sonhos. No meio de todas essas pessoas problemáticos que andavam ao seu redor, está o professor universitário, Júlio César LamBert, muito conhecido pela forma dura e autoritária com que tratava os alunos e também os colegas da instituição na qual trabalhava. Ele estava sempre em busca da perfeição. Não aceitava nenhum resultado menor que ótimo. Mas, cobrava essa mesma postura de todos, inclusive dos próprios alunos e da família para quem nunca tinha tempo.  Algum tempo depois, começou a sofrer as consequências dessa vida frenética que levava e acabou desenvolvendo um grave quadro de depressão. E em um dos piores momentos da doença, estava no alto do edifício San Pablo, prestes a cometer uma loucura e pular lá de cima. E foi nesse momento que conheceu o homem que mudaria sua vida".

Durante a caminhada, com O Vendedor de Sonhos, vamos percebendo semelhanças com a caminhada de Jesus durante o Seu ministério de três anos e meio. Jesus chamou discipulos para O seguirem e aceitou outros que O começaram a seguir. Não tinha nada do que os homens desejavam materialmente e afinal era tudo o que os homens precisavam. Tal como nas horas finais da vida de Jesus em que houve quem O traisse e quem O negasse, neste livro isso também acontece. mesmo que inconscientemente por parte dos seguidores do Vendedor de Sonhos. E depois dessas experiências dramáticas houve vidas que foram mudadas e isso sucede também nesta narrativa. Se conhecemos a vida de Jesus narrada nos Evangelhos dificilmente não encontraremos essas semelhanças.

Friso no entanto, para os que não querem ler sobre o assunto, que este não é um livro sobre religião, mas pode ser um livro sobre fé. Fé no homem, fé no futuro, fé nos sonhos que não nos atrevemos a sonhar, até que nos ensinem a fazê-lo.

"Posso afirmar que “O vendedor de sonhos” é surpreendente. E, com certeza, a vida muda após essa leitura. Talvez não uma mudança imediata nas atitudes, mas uma mexida nas nossas inquietações interiores".


"Considerado por muitos um dos melhores livros do autor, foi editado várias vezes. Também foi traduzido em várias línguas e lido por milhões de pessoas em todo mundo. Augusto Cury utilizou seus conhecimentos psicológicos e sociológicos sobre o comportamento humano e seus conflitos psíquicos. Mesmo após tantos anos do lançamento da primeira edição, a procura pelo livro ainda é muito grande. Todos querem ler para conhecer um pouco sobre a forma de pensar de Cury ou ainda para encontrar conforto e esperança em suas palavras".

“Não desista dos seus sonhos.”

Sem comentários: