quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

# DIAS 11-14


E continuando e avançando um dia para não perder tempo.

É dia de partilhar a minha coroa de Natal, grinalda ou guirlanda, ou o que lhe quiserem chamar. Mas antes um pequeno texto sobre a tradição das ditas, que já têm de tudo e são feitas de tudo, conforme o gosto do "artista", e deixaram de ter os pormenores que lhes correspondiam, segundo o texto.

O uso de coroas como decoração é um costume antigo. Os romanos usavam ramos verdes que enrolavam nas suas coroas. Também exibiam coroas de ramos verdes nas suas portas como sinal de saúde para todos os que lá habitavam.
A coroa de Natal caracteriza-se por ser feita de galhos verdes entrelaçados, de cipreste ou abeto, que representam a vida. Os seus galhos verdes, mesmo no inverno, significa que os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar de todas as contrariedades.
A coroa de Natal forma um círculo que representa a união existente entre Deus e os Homens, símbolo contínuo e eterno de amor a Deus e ao próximo e Dele pelos Homens.
Tradicionalmente, é decorada com quatro velas que representam as quatro semanas do Advento. As velas são acesas, uma a uma, a cada domingo, até estarem todas acesas. As velas indicam a proximidade do nascimento de Jesus, o Salvador, que trará luz ao mundo. Representam também a fé, a celebração e a alegria pelo Seu nascimento. A primeira vela a ser acesa representa o perdão que Deus concedeu a Adão e Eva; a segunda vela representa a fé de Abraão, a quem se anunciou a terra prometida; a terceira vela recorda a alegria do rei David quando Deus prometeu eterna aliança; a quarta e última vela lembra os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a vinda do Salvador. 

A colocação da fita e do laço vermelho, envolvendo a grinalda, simbolizam o amor de Deus por todos nós, renascido pela vinda de Jesus.
As bolas, frutas ou pinhas que se podem colocar na coroa representam o fruto do Espírito Santo que sai dos corações de cada cristão.
A colocação da coroa de Natal numa casa representa a presença de Jesus nesse lar. É costume ser posta na porta de entrada, mas pode também pode ser colocada dentro de casa.

Foi a primeira vez que vi este texto, sobre a tradição das coroas e não me parece nada mal.


Marquei com a ajuda de um prato, na medida pretendida, dois círculos em cartão - dois porque o cartão era mais cartolina e precisava fortalecer a coisa.
Depois cortei o centro para ficar aberto e cobri com dacralon, recortado de forma semelhante.


Enrolei a toda a volta um tela semelhante a serapilheira. Era uma tira de 10cm de largura com 190cm de comprimento e foi mesmo à medida. Isto levou mais tecido, do que me parecia.
Dei alguns pontos atrás, apenas para segurança.



Para alindar, enrolei espaçada uma "fita" de corda entrelaçada com lantejoulas - em verde para contrastar. Aproveitei a linha com que prendera o tecido vermelho e dei alguns pontos para segurar as pontas.



Terminei com o resto da fita de corda a fazer de alça para pendurar e embelezei com flores de tecido e alguns ramos de azevinho em plástico.




Peço desculpa pela pouca nitidez das ultimas fotos, da obra terminada, mas estava pendurada na parede atrás da porta, um pouco fora de ação, único local onde arranjei um prego e um fundo liso. Não tive oportunidade de a fotografar pendurada da porta da rua, mas pelo menos, cumpri a promessa de fazer uma coroa de Natal, ou grinalda, ou guirlanda e não se fala mais nisso.


1 comentário:

Helena Compagno disse...

Sempre coloquei uma guirlanda na porta mas, sinceramente, não tinha ideia (e nunca fui atrás para saber) do seu significado. Sim, agora ficou claro. Muito esclarecedor esse post. Também sigo a forma tradicional com galhos retorcidos e fitas. As velas não coloco porque penduro na porta, mas na mesa onde coloco as comidas da ceia, sempre coloco velas.
Obrigada pelo seu comentário lá no blog. Reproduzo aqui:
Obrigada, Maria João. Sim, a "humanidade" está perdida. Algumas pessoas só posam de bonzinhas e são solidárias através de um teclado. Conheço, pessoalmente, pessoas que dizem ser e fazer isso, mas na vida aqui fora da telinha, dá as costas.
Estou melhorando sim. Beijos