Vi ontem no telejornal, mais exatamente no "Poligrafo" e quero dizer coisas sobre a frase supostamemte dita por Saramago mas que a Fundação Saramago já informou que não era de sua autoria.
O que interessa aqui para a publicação não é quem disse mas o que foi dito.
Eu li isto e quase de imediato lembrei-me das histórias da "carochinha" que nos contavam que o lobo mau se vestiu com pele de cordeiro para passar despercebido no meio do rebanho e comer as ovelhas.
No entanto, também é importante lembrar outra frase, esta de João, Apóstolo, escrita pelo ano 90 d.c. enquanto estava exilado na ilha de Patmos.
Quando os poderes pretendem que os povos lhes obedeçam, apresentam-se com aspeto de cordeiro e embora a conversa seja doce, as intenções não são.
Falando sobre temas importantes e queridos das gentes, pretendendo salvaguardar o bem estar geral, implantam medidas contrárias à liberdade tão apregoada na constituição e que são obedecidas.
Vimos uma pequena mostra disso agora mesmo com a situação do Covid-19. Para salvaguardar a saúde pública, foram impostas medidas contrárias à constituição, mas que foram aceites.
Desta vez o fundamento tinha fundamento
mas mostrou-nos que as multidões por muito que reclamem, aceitam de bom grado qualquer exigência que os poderes imponham, se for apresentado como justificação o bem estar geral, a saúde pública, o bem estar particular das famílias ou a preservação do clima.
Devemos ficar preocupados? Devemos!
Lembremo-nos que Apocalipse é um livro bíblico profético e as profecias cumprem-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário