segunda-feira, 1 de março de 2021

Marcadores de Livros





Sempre gostei de marcadores de livros e ainda gosto mais quando os podemos personalizar ou até criar do zero, mas será isso razão para usar tantos de uma só vez?

Há uma razão muito simples e que justifica essa multiplicidade.
Todos os anos leio a Bíblia do Genésis ao Apocalipse. Considero esta atividade que se chama "Ano Bíblico" das melhores formas de nos ambientarmos ao Livro e aos poucos com a repetição começamos a saber exatamente em que local da Bíblia determinado livro ou assunto está. Sem contar, que cada vez que lemos descobrimos coisas novas, como acontece em qualquer livro que se leia mais de uma vez.

Já li pela ordem conforme nos são apresentados na Bíblia, já li por ordem cronológica, já que alguns livros que estão apresentados depois de outros tratam na realidade de assuntos anteriores.

Acontece que, dado o tamanho da Bíblia, por vezes estamos no inicio - e o inicio pode ser na página quinhentos e tal - e desejamos começar a ler outros livros mais à frente - e esse mais à frente ainda demora a chegar - de tal forma que muitas vezes vou ler alguns mais adiante e depois retomo a leitura onde a deixei.
Este ano vi uma dica que achei muito interessante: divide-se a Bíblia em seis partes e todos os dias se lê um pouco de cada parte, de forma sequencial claro.
Ou seja, em vez de ler três ou quatro capítulos de um livro, lê-se um, ou mais de cada livro de cada uma dessas partes.

É uma forma muito interessante de fazer o Ano Bíblico e até agora estou a gostar muito.

Acontece que para não me perder (já que a dica dizia para se ir anotando o local de leitura) decidi que iria ter seis marcadores, cada um deles com os nomes dos seis livros do grupo. E para não serem só uma tira de papel com nomes, achei que deveria alindá-los um pouco.







E quando a Bíblia está fechada, é esta confusão de fitas, mas que me simplifica muito organização de leitura. Embora leia a maior partes dos dias por ordem de grupo e por ordem de livros, há dias em que prefiro escolher o grupo e assim vou lendo sem pressa e a leitura está sempre em dia.






1 comentário:

Isaura disse...

Os marcadores são sem dúvida muito criativos, embora prefira dividir os meus livros com os típicos post-its achei a dica muito interessante.
Cumprimentos (●'◡'●)