terça-feira, 4 de abril de 2023

Jogo Mortal

De vez em quando não posso deixar de vir partilhar algumas das minhas leituras.

Digo algumas porque repito muitas delas em modo de estudo, ao longo do ano, mas pelo meio vou fazendo outras em modo recreativo, porque há autores que não posso deixar de ler.

Quando aceitou a ficha de casino com uma inscrição que o rapaz da bicicleta lhe deu, Helena não sabia que a sua vida ia mudar para sempre. Quando clicou no site que prometia dinheiro fácil, ela não sabia que se veria enredada num dos jogos mais doentios e mortais de sempre. Quando começam a aparecer pessoas assassinadas, os inspetores da PJ Leonardo Rosa e Marta Mateus são chamados a investigar. E o que descobrem é muito maior do que teriam imaginado.


Conheci a escrita de Bruno Franco há uns bons anos, fez exatamente 8 anos em Março, através de um livro em ebook que o escritor disponibilizou para quem quisesse ler. E hoje ainda, continuo a agradecer essa partilha porque vale a pena ler Bruno Franco.

Ainda não vou comentar o livro, porque estou a meio, mas vou apenas deixar esta ideia:

Há autores bons e muito bons, que escrevem muito. Enchem a narrativa de conversa que gostamos de ler e é um complemento de tudo o que a narrativa tem para nos dar. Ou seja, não sobra, não é excessivo. E há outros autores, igualmente muito bons que têm uma narrativa mais fluída onde tudo o que escrevem é ação e de tal forma, que sem ela ficavam a faltar partes. Ou seja, a narrativa da ação, com Bruno Franco, está desde o primeiro parágrafo ao ultimo. Não há nada para encher... fluída, cativante e imprescindível!

Adenda a 18/04/2023

Acabei de ler na semana passada e só posso complementar o que escrevi antes. É fluído, é espanto atrás de espanto pois quando achamos que a coisa está a caminhar para o fim surge alguma situação inesperada, imprescindível e capaz de nos manter tão presos à leitura como se estivessemos no início do livro desejando ler, com o complemento de já sabemos do que o autor é capaz e nos sentimos privilegiados por ter mais para ler, sempre curiosos...

Se ainda não conhecem os livros de Bruno Franco, aconselho a começarem a ler porque o terceiro da coleção Mortal está na calha e seria uma pena não lerem.

Se já conhecem, parabéns!



Sem comentários: