sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Intimidade com Deus

 

(Pinterest)

E nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai, a Ele a glória e o domínio para todo o sempre. Amém! Apocalipse 1:6

O texto de hoje bem poderia ser uma continuação do tema de ontem. Nesse versículo, João reafirma o ideal que Deus tinha antes que houvesse tabernáculo e monarquia em Israel: fazer de cada crente um coparticipante no reino de Deus e no sacerdócio de Cristo. É por isso que, mesmo sem méritos próprios, podemos interceder junto a Deus por nossos irmãos e almejar um trono com Cristo. Como diz 2 Timóteo 2:12: “Se perseveramos, também com Ele reinaremos.” Contudo, enquanto estivermos do lado de cá da eternidade, existirão diferentes graus de intimidade com Deus que resultarão em maior ou menor participação das bênçãos que o Senhor já disponibilizou neste mundo. 

No santuário havia três espaços que ilustram o processo: o pátio, o lugar santo e o lugar santíssimo, cada um simbolizando um grau no relacionamento com Deus. No pátio, todos os levitas podiam entrar, mas apenas os sacerdotes tinham acesso diário ao lugar santo, e o sumo sacerdote era o único que comparecia anualmente ao lugar santíssimo. Existem crentes que se contentam com o pátio. Eles oram, confessam seus pecados e participam dos cultos, mas sua experiência não passa disso. 

Outros avançam para o lugar santo, mostrando mais interesse pela vida religiosa e, portanto, tendo acesso a aspectos que os demais não conseguem visualizar.

Finalmente, há aqueles que entram no lugar santíssimo, diante da presença de Deus. Eles não conhecem apenas a prática (pátio) ou a teologia (lugar santo), mas se relacionam pessoalmente com o ser de Deus (santíssimo). Estão na categoria de Elias, Daniel, João Batista, entre outros personagens ilustres da Bíblia. Impossível chegar a esse nível? Creio que não, pelo menos é o que leio em Hebreus 10:19 a 22: “Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos abriu por meio do véu, [...] aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé.” 

E então? Comece hoje mesmo sua ascensão, pela fé, ao trono de Deus. Jesus franqueou o caminho para você.

Devocional paraAdultosdo diaSexta-feira,  24 de Janeiro de 2025 


Sem comentários: