quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Ferramentas para cartonagem

Embora passe a vida a queixar-me de falta de tempo, gosto de fazer trabalhos manuais e sempre que posso, procuro qualquer coisa de novo para fazer: seja com lãs, tecidos ou papel.

Como pessoa que além disto tudo, gosta de ler, é natural que tudo o que diga respeito a livros, me interesse.

Gosto de capas de tecido para livros, embora não use, mas gosto mais ainda da ideia de encadernar livros a sério - eu sei que cartonagem não é só para livros, mas é por causa de livros que esta publicação saiu hoje.

De vez em quando, mais decentemente ou mais à balda, lá ando eu a fazer uns blocos, a alindar cadernos e agora, acho que chegou a altura de me dedicar a reformar capas de livros (em publicação mais tarde, tratarei do assunto a fundo).

Para tal, andei a ver quais os materiais para cartonagem (além de vários tipos de cartão, papel, tecido e cola) e consegui uma lista jeitosa:

Régua de metal
X-acto de aço com lâmina larga (opcional mas mais eficaz) ou cortador rotativo.
Esquadro
Tesoura (o ideal é ter uma para tecido e uma para papel)
Rolo de espuma e/ou pincel para espalhar a cola
Fita crepe
Espátula de plástico (para alisar o papel ou tecido que pode ser substituída por um cartão tipo crédito velho)
Placa de corte
Cantoneira fio de cabelo
Réguas para cartonagem (em plástico ou cartão pequenas, estreitas que servirão para marcar espaços entre placas de cartão por exemplo).




Algumas hipóteses só para cortar o aborrecido de tanta conversa.

Acredito que o conjunto de materiais também vai depender do que se pretende fazer e do maior ou menor profissionalismo (jeitinho) que a pessoa tenha.

Mais ou menos nomes meus conhecidos à exceção da cantoneira fio de cabelo - o fio de cabelo é que me baralhou porque cantoneira eu sei o que é.


É nada mais que um triângulo reto sem vértice que vai servir para marcação do corte no tecido ou papel usado para forrar, de forma a criar uma dobra de canto perfeita.

Não tenho ideia de alguma vez ter visto alguma, mas também, verdade seja dita nunca andei à procura de ferramentas para cartonagem. De qualquer forma, aceitando ideias que me apresentaram pela internet fora, resolvi fazer uma. Seguem abaixo alguns dos passos.


Agora falta lixar as extremidades e alindar. Talvez forre com tecido ou apenas papel autocolante e já está. Ferramenta pronta e agora é por as mãos à obra.



3 comentários:

Val disse...

Olá João, aprecio a técnica de cartonagem (tenho uma irmã que faz bastantes albuns para fotos), apesar de não me interessar por ela (por enquanto, porque como somos seres em evolução, amanhã, nunca se sabe). Sou pouco de cadernos e blocos, escrevo tudo em suporte digital. Só ainda compro livros porque ainda não aderi ao kindle, mas está por pouco. No entanto não sabia que era preciso tanta ferramenta. Boa ideia esse esquadro que fizeste em cartão, quero ver as tuias criações. Beijinho.
PS: quantoà tua mesa de máquina de costura, guarda-a bem guardadinha pois quando menos esperares há de te surgir uma idéia!

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, nunca encadernei , não só porque não sei, mas também, porque, na verdade nunca me interessei . Gosto de ver e ter livros bem encadernados e já paguei para os ter.
Espero ver os teus trabalhos. Quem sabe me entusiasmo.
Bom fim de semana
Beijinhos

Espero que faças um bolinho.

Helena Compagno disse...

Maria João, diversas vezes tento seguir seu blog e caio na página "Google+", onde tem uma janelinha para seguir. Coloco "seguir", mas e aí? Não recebo atualizações de suas postagens. Em meu blog, que é também blogspot, tem uma janelinha seguir. O seu não tem. Sabe como faço? Sei que em breve vão desativar o google +.
Quanto à cartonagem, é uma ótima terapia, mas não tão necessárias todas essas ferramentas. Eu, particularmente, não tenho nenhuma. Faço algumas, como você fez, em papelão, tipo régua. Essa do canto eu não tenho e, sinceramente, não vejo que faz falta, pelo menos no meu caso que faço, na maioria das vezes apenas caixas. Gostei da restauração da bíblia. Beijos