quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Restauro de livro #5

Alguma vez tinha que calhar, restaurar uma bíblia de capa mole.

Era assim

Ficou assim
Sem a etiqueta que foi apenas para a foto.

Esta bíblia era de capa mole e decidi que a ia manter mole. Além de tudo, quando me chegou às mãos parecia que era apenas a lombada descolada e os vincos entre capa e lombada que estavam a abrir.
Por tanto, seria colar a lombada, depois de reforçar.
Mas não foi. Quando descolei a contracapa, para forrar apenas a lombada, com uma tela que conjugaria de alguma maneira com a capa, dei conta que a própria capa estava em mau estado.
Ok. Fazer uma capa nova era o próximo passo, mas tinha que ser mole.
Testei, forrando a própria capa com película adesiva.
Ficou básico, horrível e muito pouco profissional.
Pus de lado e fiz novo teste.

Era menina para ter deixado esta capa que ficou muito gira, pois esta tela EVA estampada é mais resistente que a outra, mas não é resistente o suficiente e achei que mesmo com o papel guarda colado, ia ficar demasiado mole, pois a bíblia é bastante pesada. Para reforçar a tela EVA, iria ficar a ver-se o reforço e acabaria por ficar estranho. 
Não desisti da EVA, de todo, mas usei da mais fina, reforcei com cartão mais fino que o habitual, para ficar maleável e forrei com um tecido já conhecido.
Ficou maleável, e com a lombada redonda, tal como eu pretendia.



Acabei por manter as fitas de marcação originais, pois iria aproveitar a capa original o que não aconteceu e usei um papel guarda estampado da cor da fita das extremidades

E agora só me falta decidir se a deixo assim


Ou assim

Nota: Com o teste da tela EVA decidi que vou fazer uma capa reversível para a minha própria bíblia.
A minha bíblia de estudo, tem uma capa mole que está a desfazer-se na superfície, como se o material estivesse a descamar, mas gosto tanto dela (embora não seja das mais bonitas) que não tenho coragem de a tirar, nem quero fazer uma capa de tecido. Vou fazer uma da EVA e já está.





Sem comentários: