segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Barbante

Para descansar um pouquinho das publicações de textos (que estou a gostar muito), vamos falar de barbante, mais exatamente, de um trabalho que fiz em barbante.

A primeira vez que ouvi falar do dito material, andava na fase do trapilho e como não fazia a mínima ideia onde ir encontrar barbante deixei-me andar, a ver trabalhos por essa internet fora. O que mais se vê, devido à carateristica grosseira do fio e peso, são tapetes.
Tapetes com ar de "naperons", mas não deixam de ser tapetes. E tapetes para todas as divisões. Para algumas eu não concordo, mas não sou eu que mando na casa de cada um, por isso... avancemos...

Quando descobri barbante numa loja ao pé de mim, em todas as cores possiveis, comprei um rolo para testar e para opinar.

Em primeiro lugar, o trabalho rende. E rende mesmo , porque vemos o trabalho a crescer em cada volta.
Pensei em fazer um tapete, mas com o caminhar da coisa, não me convenci e travei a meio do trabalho, para testar em outras utilizações.






Não uso "naperons" embora os haja muito bonitos e já os tenha usado, há uns anos atrás, mas agora prefiro as superficies livres, e uso apenas um corre-mesa, ou algo semelhante, na mesa da cozinha. Resolvi testar todas as possibilidades de utilização, face ao tamanho e à espessura da peça e registar para vos mostrar.
Como centro de mesa, como escorredor, como cobertura da máquina de lavar, e como base para quentes.





Gostei do assentar da coisa, pois como é pesado, não fica com os cantos levantados, no entanto:

Como centro de mesa faz-me lembrar um naperon grosso e não me parece. Talvez ainda teste outro tipo de "naperon" mais comprido e noutra cor. O grosseiro do material disfarçará a ideia.

Como escorredor não está mal, porque até absorve a água, mas precisava de ter um ponto mais fechado, para aproveitar completamente

Como cobertura da máquina, também vai muito bem. Substitui de uma forma mais adequada os panos de cozinha que uso para a cobrir e só precisa ser maior, para funcionar a 100%.

Como base para quentes, cumpre lindamente a sua função e irá continuar a ser usado.


Concluindo, serve muitos propósitos e pretendo repetir a façanha, para dois trabalhos, mas em outra cor: cobertura de máquina e corre mesa. E com as sobras poderei fazer mais bases para quentes.

Se tiverem pachorra para tanto, opinem. Digam se já trabalharam com este fio e qual a vossa opinião.






4 comentários:

Val disse...

Olá João, tem piada que pelas fotos não parece nada barbante e sim um tipo de linha mais comum. Ficou bonito o naperon/caminho de mesa/pousa pratos quentes/escorredor (ufa). Já pensaste em fazer um conjunto de 4 ou 6, talvez um pouco mais pequenos e transformá-los em individuais? acho que faria uma bonita mesaa rústica. Beijinhos, boa semana.

Lucília disse...

Olá João! Nunca trabalhei este material mas parece-me interessante e com muita utilidade para vários trabalhos. Continua as experiências e vem contar. Beijinhos e uma semana cheia de graças e bênçãos do Pai.

Helena Compagno disse...

Não tenho o maior jeito com crochê ou tricô - meu negócio é a costura por ser mais rápido, mais admiro imensamente os trabalhos. Quem sabe um dia, com mais paciência? Gostei da dica da Val para fazer individuais. Ou seja, para tudo ele ficou perfeito. Gostei da cor e combina muito com madeira, mármore, pedra... Parabéns. Beijos

O meu pensamento viaja disse...

Não conheço esse material. À primeira vista parece fio de algodão grosso. Gosto do efeito rústico e acredito que com ele se façam excelentes tapetes para saída de banho.
Boa semana, Maria João.
Beijo