segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mesas de Natal

Na realidade, nunca penso muito em como vou decorar a minha mesa de Natal, porque uma vez que não tenho mesa de jantar (uma decisão tomada assim que comprei casa quando casei há quase trinta anos
e preferi ocupar o espaço da mesa com uma lareira - situação que ainda se mantém na casa atual, embora com lareira diferente), as refeições (todas) são feitas na mesa da cozinha.

Ora como se desconfia, por vários post meus com queixas, a minha cozinha não é propriamente o supra sumo da largueza e a mesa, além de servir para acomodar quem vai comer, serve igualmente para dar apoio enquanto se está a tratar do assunto.

Resultado: decoração minimalista, sem grandes acessórios e a única coisa que prima na decoração é o serviço de jantar e a toalha alusiva.



É por causa das toalhas que apresento esta publicação. Vi no blogue White-Glam, uma publicação sobre mesas de Natal, em que o tema principal eram as velhinhas toalhas verdes e vermelhas com azevinho e tive que me rir, comentar e fazer esta publicação.

Concordo que já chega dessas toalhas, mas atenção que falo por mim. Quem tem e gosta é só usar e curtir.
Eu já estou farta das minhas!
Tenho uma com a mesma idade do meu casamento (foi a toalha do primeiro jantar de Natal que cobria uma mesa improvisada com tripés de carpintaria e uma placa de madeira perfurada), tem fundo branco e quadrados com velinhas e azevinho.

Tenho outra, mais comprida, em tons de verde e vermelho, com um estampado mais contemporâneo

e outra mais recente, em uma tela semelhante a linho ou a estopa macia, como queiram, com aplicações douradas, muito rococó.


Ando há um par de Natais, a pensar em substitui-las (às três) por qualquer coisa mais leve e mais clean e acho que é este Natal que a coisa vai acontecer.

Entretanto, deixo-vos aqui com algumas imagens de mesas de Natal que tirei da net (que mais ninguém lá vai, só eu!) e que me encheram o olho, ou me engordaram os olhos como ouvi dizer há dias.

Acho os individuais uma boa ideia, mesmo para o Natal, porque servem para os pequenos-almoços ou outras refeições privadas e rápidas ao longo da época, ou fora dela, se não forem natalícios como estes não  o são.

Os dourados hão-de ser sempre a marca especial do Natal. Juntos com o branco, ficam muito bem.

É Natal em terras de verão, de certeza. Adorei a decoração contemporânea com as cores tradicionais

Se eu tivesse uma daquelas cozinhas alentejanas, com fogão de lenha no chão, era uma mesa destas que usaria. Só mudava as cadeiras...

Achei uma delícia os "caminhos" (ou aplicações diferentes na toalha) para colocar os talheres

E se existe mesa à parte para a criançada (em famílias grandes acontece muito) porque não uma mesa especial?


2 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, apoiado! Não gosto desse tipo de toalhas que vestem a mesa como se fosse uma farda!
Bom Natal!

nilda disse...

Que bom achar seu blog.
Gostei muito.
Curti muita coisa boa.
Tenha um lindo 2014
Beijocas Nilda
http://meucantin5.blogspot.com.br/