quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Este não é um blogue de culinária

Não é, mas às vezes temos que ir para outros campos.

Pode ser uma pergunta idiota, mas sabem exatamente a diferença entre guisado e estufado?

Se existem algumas dúvidas, que por acaso eu tinha, podem ver os esclarecimentos neste blogue
Receitas Rui Pereira


GUISADO – também chamado de cozido ou fervido é o método culinário utilizado para cozinhar alimentos de pequena e média dureza e dimensão. Pode iniciar o processo por um refogado.
É um método que se faz com a adição de caldo em quantidade relativamente grande, podendo alcançar cerca de duas a três vezes o volume do alimento total. Por se confeccionar com tampa e bem fechada, este processo permite apurar com mais rigor, aproveitando a condensação dos líquidos pelo calor, pelo que inicialmente se deve introduzir pouco caldo. 
Exemplos – Favas guisadas, Caldeirada de peixe, Ensopado de cabrito




ESTUFADO – método culinário utilizado para cozinhar alimentos de média e grande dureza e dimensão. Também conhecido por «Assado na panela», devido ao facto de se poder – e dever – selar o alimento, proporcionando algum cozimento e portanto redução de tempo e um alimento mais hidratado e um colorido acastanhado próprio da caramelização dos açúcares, conhecido por «reacção de Maillard». Após este procedimento, acrescentam-se legumes, cebola, alho e outros, assim como especiarias e ervas. È um processo que se verifica menor quantidade de «molho», igualmente realizado com tampa, bem fechada, de modo a que os alimentos cozam nos seus próprios sucos. È também um processo onde o calor utilizado é menor.
Exemplos – Língua estufada, Perna de porco estufada, Javali estufado




Esclarecidas?
Se calhar era só eu que não estava, mas gostei desta publicação.

4 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Eu, por acaso, sabia a diferença!
Beijo

Magui Ferreira disse...

Eu, por acaso, não sabia a diferença. Mas, eu e a culinária não somos as melhores amigas.
Obrigada por esclarecer e ainda bem que regressou.

Anónimo disse...

tb não sabia das diferenças, embora faça as duas coisas, esporadicamente. Cozinho muito com a bimby onde esses processos são diferentes. Coze-se por lá muito a vapor.

Patricia Merella disse...

Eu já sabia, mas com certeza será útil para alguém. Beijinhos