segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Séries policiais #2

Mais uma publicação do mesmo!

Gosto de séries policias britânicas, ainda mais do que gosto de romances policiais nórdicos.
Não sei se a comparação é entendida, mas é assim mesmo.
Há qualquer coisa que me puxa nesses romances, como há nestas séries.

E tenho tanta sorte que iniciaram-se três novas séries que me deliciam.

INSPECTOR GENTLY
Passada no nordeste de Inglaterra no ano de 1964, no condado (ainda) de Newcastle, em Northumberland and County Durham, ao contrário dos livros que situavam a ação em Norfolk.
Gosto da "pressa" com que o Sargento John Bacchus despacha os assuntos e determina quem são os criminosos, a par dos preconceitos que tem sobre certos temas e que apresenta sem qualquer problema e a calma e racionalidade com que o Inspector Gently o vai travando e educando.


ENDEAVOUR


Esta série, passada no ano de 1974, retrata a juventude do detective Morse, um homem culto, apreciador de ópera, arte e palavras cruzadas que largou a faculdade de literatura de Oxford para seguir a carreira policial, onde faz bom uso das suas capacidades dedutivas.


SHETLAND



Passada nos nossos dias, esta série retrata o trabalho do inspector Jimmy Perez e da sua equipa, a investigar crimes cometidos na unida e isolada comunidade de Shetland.


Poderia dizer que tenho uma favorita, mas ia ser injusta porque gosto de todas. Por serem britânicas? Talvez. E se for só por isso, a minha preferida é a terceira - adoro a pronuncia escocesa, tanto quanto adoro ouvir um bom britânico a falar num filme americano! É uma espécie de música que nos embala no meio de sons a que já nos habituamos.



7 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, essas séries são a minha companhia depois de jantar!
Sao realmente óptimas!

Patricia Merella disse...

Parecem mesmo interessante. Cá em casa temos duas TV, meu João se ocupa com uma e marido com a outra.Eu aproveito para ler.Feliz semana querida amiga, beijinhos

Lete disse...

Eu não tenho tv, mas posso ver pela net. Já segui algumas séries que me deixaram demasiado "presa". Atualmente, à noite prefiro ler ou bordar... :)
Beijinho grande, M. João!

Magui disse...

Existe uma série policial dinamarquesa, passou há tempos na TV (não me lembro em que canal), chama-se Forbrydelsen ou The killing- História de um assassinato, é excelente, se tiver oportunidade veja.

Camila Faria disse...

Eu também adoro séries policiais/nórdicas e fiquei super interessada no Shetland. Assistirei, com certeza! Você já assistiu Broadchurch? Também é maravilhosa! :)

urmystars.blogspot.pt disse...

Não tenho ideia de ver esse título em nenhum dos nossos canais... vou procurar informações. Obrigada pela dica.

Patricia Merella disse...

Bom fim de semana amiga , beijinhos