terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Restauro de livro #4

Afinal seguimos com os trabalhos de restauro de livros.
Desta vez, um livro de família que durava em casa dos meus pais há quase 60 anos.

Foi um prémio por alcançar determinado numero de vendas desse mesmo livro e com o uso foi-se deteriorando, até ficar assim, sem a capa e com a lombada descolada.


Ficou assim


Não tive como conseguir uma capa original (primeiro porque a original já não existia e segundo porque a atual é de edição estrangeira). Então, como programas de desenhos e fotos e tal, não são o meu forte dediquei-me as colagens e criei uma capa, com a imagem de uma das capas atuais que existem na net e outras adequadas que por lá encontrei. Medi, juntei e colei as imagens, unindo-as em papel transparente adesivo.

Desta vez, colado na devida altura e sem bolhas ou vincos desagradáveis.
Só me falhou um pouco à direita da capa, mas foi o que se conseguiu para manter a capa total.

A primeira página, onde consta a dedicatória estava rasgada na extremidade e refiz com fita adesiva para restauro.


Ainda pensei usar a lombada original, ou o que resta dela, mas acabava por não ter imagem suficiente, já que estava limitada ao tamanho da imagem da capa e esqueci-a.


Entre as três imagens escolhidas, acho que consegui um resultado final adequado, embora não ótimo.






Sem comentários: