segunda-feira, 3 de junho de 2019

Restauro de livro #7

Eu intitulo restauro de livro, porque me soa bem, mas na realidade é mesmo é encadernação, porque não tenho as condições necessárias para restaurar um livro e apenas lhe substituo a capa, embora possa, dentro do possível dar um jeitinho às folhas se as vir danificadas.


Este foi o último trabalho e que me deu "água pela barba", conforme passarei a explicar.

Chegou assim:



A capa exterior de proteção, trazia os pespontos danificados e no seu interior uma bíblia com muito uso e com a capa solta das folhas, apenas presa por um dos papéis guarda.
Todo o trabalho teve que ser levado a cabo, tendo em conta as dimensões da capa exterior, para poder caber.

Uma vez que a dona da biblia, me pediu uma capa discreta, não rigida, andei a estudar o assunto, algum tempo e durante esse estudo, restaurei a capa exterior. Tirei a fita plástica que trazia e refiz o pesponto com fita de cabedal sintético. O resultado final foi muito agradável.


Quando finalmente me decidi pela tela para forrar a capa, testei várias colagens devido à espessura e pouca flexibilidade e depois de medir vezes sem conta a capa de proteção, para que a biblia depois de encadernada lá coubesse, colei a tela em cartão flexível e a cada fase de colagem ficava em descanso sob pesos de um dia para o outro, para não haver surpresas desagradáveis.

Ficou assim:





Agora é embrulhar com o mesmo cuidado com que vinha embrulhada e enviar para a dona em França.



2 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, esse é um trabalho que exige rigor e muita paciência. Acho que valeu a pena. Ficou ótimo.
Beijinhos

Isa Sá disse...

E que bem que ficou!

Isabel Sá
Brilhos da Moda