quinta-feira, 28 de maio de 2020

Manta de retalhos ou quilt que é mais fino


Gosto. Gosto muito.
Use-se ou não. Seja antigo ou não.
E de vez em quando lá vai uma manta nova.
Conheci-as como manta de retalhos ou de trapos, mas com a internet a entrar-nos pela casa adentro, passei a conhecê-las como "patchwork" ou "quilts".

Um bom trabalho neste género, deve ter os seus retalhos bem combinados seja em cores ou materiais, e alguns são autênticas obras de arte.
Mas quando a ideia é destralhar, não podemos ser esquisitos e pegamos em tudo o que são retalhos que existem nas gavetas e vá de os unir da forma mais conveniente (que em alguns casos é de qualquer forma) e sai uma manta.
Não comparando com os que têm desenhos geométricos lindissimos, aviso que é mais trabalhoso unir pedacinho a pedacinho de tamanhos e feitios diferentes, do que começar do zero com pedaços cortados todos do mesmo tamanho e ir unindo e cortando, unindo e cortando até chegar ao resultado pretendido.

Ainda não está terminada, mas para que vejam a variedade de retalhos usados e para que não digam que não está nenhum trabalho na calha, aqui está.
Só parei de unir retalhos quando deixei de os ter na gaveta.





Tem cerca de 1,70 por 1,90.
Esteve alfinetada durante um par de meses e neste momento está pespontada à mão, com pontos básicos e largos à espera de acertar lados e da colocação da fita de debrum, que será produzida desde tecidos existentes.

Para o forro, usei um pedaço de tecido de lençol que acrescentei com retalhos maiores de alguns dos tecidos usados. Mas isso, só será partilhado na parte #2, quando partilhar o resultado final.

Dada a dimensão e uma vez que pretendi gastar excessos que havia em casa, não vou colocar enchimento, que teria de comprar.


3 comentários:

Val disse...

Olá Maria João,
O sentido do patchwork é exactamente esse, aproveitar retalhos de tecido sejam estes de que cor ou textura forem.
Gostei muito do resultado "não conjugado" que como dizes, e bem, pode ser mais trabalhoso do que os blocos cortados ao milímetro, se bem que também tenha uma grande admiração por estes trabalhos meticulosos. Já fiz de ambos, os resultados são sempre cativantes, bonitos, coloridos e...viciantes. Beijinho, bom fim de semana.

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, gosto, gosto imenso. Tenho duas ou três e sempre me soube muito bem unir os retalhinhos. O mais difícil é colocar o receheio, mas tudo se faz. Parabéns. Ficou linda! E eu que tenho montanhas de retalhos, qualquer dia lanço-me em nova aventura. Beijinhos

Patricia Merella disse...

Da-se muito trabalho,não entendo nada desta arte,mas gosto imenso! Beijinhos