sexta-feira, 21 de junho de 2024

A minha Bíblia anotada, sem espaço para anotações

Faço da Bíblia uma companhia constante, de uma forma prática, a ler e a estudar, diariamente.

Uma coisa que me facilita muito no estudo, desde sempre, é sublinhar e tomar notas. 

Com receio de estragar as páginas da bíblia, que são extremamente finas, limitei-me durante anos a sublinhar com lápis de cor (um extravio) e a tomar notas em cadernos. Claro que tudo o que são cadernos e blocos de notas me fascinam pelo que achei a ideia muito interessante e satisfatória, até algum momento quando precisei dar um estudo ou entender melhor um estudo, e o caderno não estava exatamente à mão no mesmo momento da bíblia.

Andei investigando por aqui e por ali (leia-se internet) e surgiram ideias e opiniões que noutra altura não me diriam nada, mas que no presente acho práticas e eficazes. E como não tenho uma Bíblia de anotações - ou melhor, vamos ser sinceros, ter eu tenho, mas não é a "minha" bíblia - como tal faço as anotações na minha bíblia, nos pequenos espaços que ela tem ou aplicando papel extra nos sitios que me interessam ter anotados.

Este era o primeiro tipo de marcações que fazia. O que está a caneta já é mais recente.
Neste, mantenho o lápis de cor, porque, para mim, é o método mais eficaz e o que menos dano provoca, mas já uso a técnica de "acrescentar espaço" onde não há espaço para anotar.
Neste caso, trata-se de papel colado na extermidade da folha, ao lado do espaço ocupado pelos versículos em estudo, de forma que ao abrir a bíblia, se "abre" a folha extra e a anotação fica no sítio certo e não se perde.


Uma página extra, colada no interior, com uma janela recortada que nos remete diretamente aos versículos anotados.

Um pedaço de papel apenas para complementar a ideia obtida.



Uma página extra, com uma dobra para nos podermos alargar na anotação.


Há várias formas de acrecentar espaço à Bíblia, ou outro livro de estudo para manter as anotações sempre à mão.
Nesta foto pode ver-se uma espécie de etiquetas nas folhas, à esquerda. Não se trata dos nomes dos livros da Bíblia porque não acho muito prático, trata-se de etiquetas de acordo com os temas nos locais onde os podemos encontrar. Embora não use um color code nas minhas marcações, uso nas etiquetas para as identificar mais rapidamente.

Com este método, não me parece que vá ficar sem espaço para anotar num curto prazo e poderei assim manter a mesma Bíblia para estudo. 


1 comentário:

Paula Alexandra Santos disse...

Olá!
Eu também sublinho a minha Bíblia a lápis de cor! Mas as páginas são realmente fininhas e muitas vezes, vê-se de um lado para o outro.. :S
Quanto à questão de falta de espaço, essa é uma boa técnica. Nos EUA têm mais variedade de Bíblias, com espaço para anotações, mas por enquanto por cá, temos de usar a inteligência que Deus nos deu para pensar em soluções!
Beijinhos e um dia abençoado!
:)