sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Um Sabonete Especial

 


De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra. Salmo 119:9

Faz alguns anos, em nossas bodas de prata, minha esposa e eu viajamos para Cingapura. Queríamos conhecer o que a Ásia tinha a oferecer em uma ocasião como aquela. Muitas coisas ficaram em minha memória: o estranho bico do tucano-da-malásia, a variedade de orquídeas, a limpeza das ruas, a multidão de deuses e budas, o sabor do durião e… o sabonete do nosso hotel. Depois de viajar por vários países de diferentes continentes, posso afirmar que aqueles pequenos sabonetes são os melhores que já provei. Sua textura era sedosa; seu cheiro, afrutado e timidamente fresco. Faziam uma espuma adequada e entregavam uma suavidade que durava o dia inteiro. E, além de tudo, limpavam! Foi uma experiência excepcional.

O salmista não é indiferente à realidade da juventude e sabe que se manter puro neste mundo não é fácil. Tantas tentações, tantos impulsos, tantos hormônios, tantos desejos… O vigor da primavera da vida clama por plenitude.

Uma plenitude que muitas vezes deixa marcas de confusão, nódoas de culpa e frustração. E depois de um deslize, como enfrentar o fato de que já não somos tão puros, tão inocentes? Parece uma tarefa impossível. No entanto, o Senhor é o Deus dos impossíveis, e Ele nos oferece o melhor sabonete do Universo. Quando nos arrependemos de verdade, pedimos perdão e procuramos mudar, Ele nos perdoa. Ele apaga tudo e nos limpa da mancha mais persistente que possa existir. No contexto do Salmo 119, o “sabonete” de Deus é a Sua Palavra.

Sua textura sedosa nos deixa perfumados com a fragrância de Cristo e suavizados pelo Santo Espírito. Passamos então a exalar o aroma da esperança.

Quanto mais nos aproximamos de Jesus por meio da Palavra, mais puros e transformados ficamos. O caminho da pureza é possível, mesmo em uma sociedade tão contaminada. “Sejam santos, porque Eu sou santo” (1Pe1:16), diz o Senhor.

Hoje é tempo de recomeçar. Se você caiu, levante-se.

Segure firme nos braços Daquele que sustenta o mundo em Suas mãos.

Clame por libertação; peça a Ele a santificação.

Sua prece não ficará sem resposta.

Ele vai ajudar você a se manter fiel e a não voltar para a lama do pecado.

Faça sua parte. Confie no Senhor.

O sucesso é garantido.


Devocional paraAdultosdo diaViernes,  09 de Agosto del 2024 

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

ESCURIDÃO



(freepik)


Eu disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. João 16:33.

Suas mãos cansadas apagam as luzes do quarto, e a escuridão de seu peito invade todos os espaços abertos pela ausência e pela dor. Os dois garotos dormem abraçados na cama do casal, e o pai se derrama sobre a poltrona ao lado. Foi o seu dia mais longo. Uma doença grave roubou a esposa do jovem marido e dos filhos pequenos. 

Instigados pelo silêncio, os pensamentos vão longe à procura de respostas e sentido para o restante de seus dias. Deus? Passa de certeza a hipótese, entre uma lágrima e outra. As horas passam devagar, e, à meia-noite, uma pergunta sai dos lábios do garoto menor, que acorda assustado: “Pai, você está aí?” O pai responde rapidamente: “Sim, filho. Eu estou aqui com você!” Mais aliviado, o menino continua: “É que eu não consigo ver o senhor.” 

O pai sentiu um frio na espinha. Era como se, de seus próprios lábios, tivesse ouvido a resposta que buscava do Céu. Em sua hora mais assustadora, assediado pelo medo e pela incerteza, com o peito ainda sangrando, junta o que sobrou de sua fé em uma pequena oração: “Pai, o Senhor está aí? É que está tudo tão escuro que eu não consigo vê-Lo.” 

Talvez seja essa sua oração hoje. Um amigo querido me disse, tempos atrás, algo que me marcou: “Quando tudo parece escuro talvez seja porque estamos debaixo da sombra das mãos protetoras de Deus.” Quem nunca viveu dias difíceis? Quem nunca perdeu alguém que amava? A cadeira vazia na mesa de jantar, o cheiro das roupas, uma foto na tela de descanso do celular, a voz insistente na memória, tantas histórias. Morre um pouco de nós a cada despedida. Mas, nos momentos mais escuros da vida, somos guardados à sombra da onipotência. Não há uma lágrima humana que não salgue também os lábios divinos. 

Jesus mesmo disse que neste mundo viveríamos dias complicados e sem luz. Ele também experimentou despedida, luto e solidão. Mas venceu e promete vitória. A melhor resposta que oferece ao nosso sofrimento é Ele mesmo. Ele é Emanuel. É Deus conosco. É Deus presente. É Deus ao lado atravessando os dias maus. Ele está com você hoje também. Não falta muito, e nossos olhos O verão.

(Meditação Jovem - Terça-feira 06 de agosto)

 

(pinterest)

terça-feira, 6 de agosto de 2024

A Religião Deve Ser Suprema

 

(Pinterest)

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. Mateus 22:37 e 38.

A juventude precisa compreender que necessita de uma profunda experiência nas coisas de Deus. Uma obra meramente superficial não lhes será de nenhum benefício. Necessitais de trazer a luz da Palavra de Deus para dentro do coração, de modo que possais perscrutá-lo como à luz de uma lâmpada. Carta 2, 1895.

Muitos professam estar ao lado do Senhor, mas não estão; o peso de todas as suas ações acha-se do lado de Satanás. Por que meio havemos de determinar de que lado nos encontramos? Quem possui o coração? Em quem estão nossos pensamentos? Sobre quem gostamos de conversar? Quem possui nossas mais calorosas afeições e melhores energias? Se nos achamos do lado do Senhor, nossos pensamentos estão com Ele, e nossos mais suaves pensamentos são a Seu respeito. Não temos amizade com o mundo; tudo quanto temos e somos, consagramos a Ele. Almejamos trazer Sua imagem, respirar Seu Espírito, fazer-Lhe a vontade e agradar-Lhe em tudo. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 240.

A religião da Bíblia não é uma influência entre muitas, mas sua influência é suprema, permeando e controlando toda e qualquer outra. A religião da Bíblia deve exercer controle sobre a vida e conduta. Não deve ser uma mistura de cores, pinceladas aqui e ali na tela, mas sua influência deve difundir-se por toda a vida, como a tela que é mergulhada na tinta até que cada trama de seu tecido se tinja de um matiz forte, fixo e inalterável. Carta 2, 1895.

A religião de Cristo é um tecido compacto, composto de inumeráveis fios, entretecidos com tato e habilidade. Somente pela sabedoria que provém de Deus podemos tecer esta peça. Se confiarmos em nós mesmos, introduzimos nela fios de egoísmo e a mesma fica estragada. Signs of the Times, 8 de junho de 1902.

Que cada um pergunte seriamente: “Sou um cristão genuíno? Levo as legítimas marcas de um cristão? Estou fazendo o melhor para ter um caráter aperfeiçoado segundo o Modelo divino?” Carta 2, 1895.

A religião pura é uma imitação de Cristo. Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, pág. 1227.

(Meditação Matinal de Ellen White – A Fé Pela Qual Eu Vivo, 1959)

(Pinterest)