Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7, ARA
Nós, criacionistas, temos muito a dizer.Não só sobre a saúde das pessoas, mas também sobre a saúde do nosso planeta, criado por Deus. Devemos nos envolver mais na proteção da Terra, e eu lhe apresento a seguir algumas ideias – não minhas, mas da ONU – para que possamos ser melhores mordomos das obras do Criador.
1. Não desperdice desnecessariamente. Aproveite a água com sabedoria, tome um banho mais curto e feche as torneiras quando não precisar. Não gaste mais energia elétrica do que a necessária. Reduza o emprego de papel, imprima nos dois lados da folha e dê preferência a arquivos eletrônicos. Consuma menos, faça uma lista do que está faltando em casa antes de ir às compras e não se deixe manipular pela publicidade.
2. Reutilize tudo o que for possível. Transforme garrafas PET em vasos, utilize a água da lavagem das frutas e verduras para regar as plantas e faça compostagem do lixo orgânico.
3. Recicle todos os dias. Faça uma coleta seletiva dos resíduos, compactando-os para que ocupem menos espaço. Recicle pilhas, aparelhos eletrônicos, óleo e lâmpadas.
4. Empregue energias alternativas. Informe-se sobre o uso adequado de fontes renováveis de energia, utilize aparelhos que usem energia solar e compre eletrodomésticos eficientes e de baixo consumo.
5. Eduque sobre o respeito pelo planeta. Deus nos colocou neste jardim, e devemos ensinar essa mensagem aos que nos seguem. Não somos donos deste mundo, e sim o Senhor, que o desenhou de forma única e maravilhosa. Respeitar o planeta é respeitar a Deus como Criador. Precisamos superar o materialismo e o consumismo e propor modelos de vida mais próximos daquilo que será a nova Terra.
“Ao Senhor pertence a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24:1). “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos” (Sl 19:1). Com nossas palavras e ações, adoremos Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas. O Eterno merece nossa gratidão e nosso compromisso em cuidar do mundo que Ele nos deu.
(Devocional para Adultos, Segunda 11 de Novembro 2024)
Sem comentários:
Enviar um comentário