Nestes setes ensaios espirituosos e lúcidos, o grande escritor, pensador, teólogo popular e apologista cristão C.S. Lewis aborda diversas questões religiosas intrigantes e complexas. O autor também pondera sobre as evidências da oração eficaz, brinca com o significado das palavras Eu creio e obriga-nos a imaginar como devemos encarar os nossos conceitos sobre Deus e até mesmo sobre a possibilidade de haver vidas noutros planetas.
A Última Noite do Mundo, um dos ensaios principais desta coletânea, lida com a questão da volta de Cristo e traz uma perspetiva brilhante para elucidar o debate. Como sempre, encontramos nestes ensaios um Lewis que mistura humor, ironia, paradoxos e uma perspicácia marcante que desafia a nossa fé.
A Última Noite do Mundo é uma compilação de sete artigos escritos por Lewis e publicados em livros e momentos diferentes. A eficácia da oração; Sobre a obstinação na crença; Lírios que apodrecem; Maldanado Propõe um Brinde; Boas Obras e boas obras; Religiões e Foguetes; e A Última Noite do Mundo, artigo que dá o título ao livro.
Através desses artigos conhecemos de uma forma muito generalizada a visão do autor sobre aspectos voltados à oração e a relação entre religião e ciência, entre outros. Todos os assuntos embora nem sempre nos pareça, têm lugar em algum momento da nossa vida e da nossa realidade.
Escrito no seguimento do livro "Cartas de um Diabo ao Seu Aprendiz", no artigo, Maldanado Propõe um Brinde, por meio da ironia e uma certa boa disposição C.S.Lewis aborda as fraquezas de um crente e a forma como elas podem ser usadas para fazer com que ele peque e assim se afaste dos propósitos de Deus, chamado aqui de Inimigo.
No artigo responsável pelo título do livro C.S.Lewis alerta para a realidade de que o tempo neste planeta/mundo está a acabar e em qualquer momento pode já não ser momento para mais nada. O que houver para ser feito, em qualquer aspeto, embora mais direccionado para o cariz espiritual e social, deve ser feito agora, porque o tempo escoa-se e não voltará.
Se nunca leram este livro, ou se nunca leram este autor, esta é uma boa proposta. Passamos a conhecer a forma de escrever de um escritor brilhante, que passou de ateu convicto a crente ainda mais convicto e que através das suas obras, nos transmite as suas ideias sobre o que conheceu e aceitou.
Sem comentários:
Enviar um comentário