segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Fahreinheit 451

 


Sabiam que Fahrenheit 451 é a temperatura a que arde o papel?


Guy Montag é um bombeiro. O seu emprego consiste em destruir livros proibidos e as casas onde esses livros estão escondidos. Ele nunca questiona a destruição causada, e no final do dia regressa para a sua vida apática com a esposa, Mildred, que passa o dia imersa na sua televisão. Um dia, Montag conhece a sua excêntrica vizinha Clarisse e é como se um sopro de vida o despertasse para o mundo. Ela apresenta-o a um passado onde as pessoas viviam sem medo e dá-lhe a conhecer ideias expressas em livros. Quando conhece um professor que lhe fala de um futuro em que as pessoas podem pensar, Montag apercebe-se subitamente do caminho de dissensão que tem de seguir.

Mais de sessenta anos após a sua publicação, o clássico de Ray Bradbury permanece como uma das contribuições mais brilhantes para a literatura distópica e ainda surpreende pela sua audácia e visão profética.

Se não quiserem ler o livro e apreciarem spoilers podem ler aqui um resumo bastante alargado.

Se ainda assim, preferirem ler, podem e devem. É um livro curto que se lê muito bem e se aprecia, pela qualidade da narrativa e que nos faz entender porque é que os livros e o conhecimento são perigosos - elevam-nos e afastam-nos do vulgar e do curriqueiro.

Sem comentários: