terça-feira, 6 de agosto de 2013

Castelo de Almourol


Castelo de Almourol, no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da BarquinhaDistrito de Santarém, em Portugal, embora a sua localização seja frequentemente atribuída a Tancos, visto ser a vila de onde se vislumbra melhor.
Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários. Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo. Com a extinção da Ordem do Templo o castelo de Almourol passa a integrar o património da Ordem de Cristo (que foi a sucessora em Portugal da Ordem dos Templários).

E isto tudo, porquê? Perguntam os estimados leitores. 
Porque é uma memória da minha infância e juventude que "aflorou" à minha cabeça esta manhã, depois de ler um post de uma viagem de comboio em Attic24 
Todos os Verões, ia passar férias a casa de uma tia em Portalegre e a viagem de comboio leva-me por sítios destes.




Sem comentários: