sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Capas para livros

Virou moda, de há um par de anos a esta data, o uso de capas de tecido para livros. Ou já se usavam antes e eu não tinha reparado? Pois bem...

Há uns dois anos (já??) quando publiquei no meu blogue, algo sobre agendas e filofaxes, etc, falei de capas em tecido e até mostrei uma que tinha feito, que estava a usar, na altura.

Quem gosta de costura e de costurar, não fica indiferente às capas em tecido para livros. É coisa que se presta a muita imaginação. Com asa, sem asa, com fecho, com elástico, com renda, com bordado. É só imaginar e criar (ou comprar feito - também é uma boa solução, embora não tão apelativa, já que as ditas tendem a ser carotas).










Continuando: com a moda da EVA, também as há em EVA



Em plástico transparente (que usávamos para forrar os livros da escola dos nossos filhos). 

Mais simples ou mais enfeitadas. Estas quanto a mim, são muito práticas e versáteis. Podem limitar-se , na sua transparência, a proteger o livro e deixar ver a capa do dito, mas também podem ser personalizadas, recheando-as com papel de fantasia, fotos, ou desenhos e tapando a capa do livro.

E ontem, vi pela primeira vez in loco, que já vira na net (acho) capas em crochet.




Era uma capa simples, em linha matizada de cores suaves e quando a dona, sacou do livro de dentro da mala, fiquei a olhar. E a minha vontade era tirar uma foto, mas mesmo à socapa era capaz de não ter sido boa ideia. Isto dos direitos de autor tem que se lhe diga.

E esta publicação para dizer que, gosto muito de livros e de tudo o que lhes diga respeito - até de capas para os vestir; tenho uma feita por mim, outra que me ofereceram em tecido; testei uma de plástico a semana passada e (não de Eva, nem de crochet), irei fazer mais uma ou duas, que gosto imenso de as fazer e ver (adoro ver a variedade que se encontra nos transportes, quando as leitoras sacam dos seus livros para ler, sem ninguém conseguir saber de que livro se trata), mas não uso!

Não dão jeito, enchem demais e escondem o livro!


10 comentários:

Val disse...

Olá João, acho muito bonitas as capas, porém não me animo a fazer pois não uso. Prefiro ter o livro sem nada na capa. Tenho um tio que lê imenso, e forra sempre o livro com papel pardo, para proteção. Habituei-me anos a fio a vê-lo ler um livro forrado. Mas penso como tu, que é pouco prático. Gosto sim, de marca páginas. Não há nada pior que dobrar os cantinhos das folhas! beijinho, João, bom fim de semana!

Vi Furrati disse...

Eu tenho uma capinha q eu uso para carregar livros na bolsa, para evitar que eles amassem ou sujem.

Se quiser participar e/ou divulgar, separei um presentinho ara uma leitora lá no blog: https://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2017/08/sorteando-blog-esta-de-volta.html

Camila Faria disse...

Eu não tenho, mas acho essas capas super práticas para levar o livro na bolsa. Os meus acabam sempre sujos e amassados, preciso providenciar uma dessas. Adorei essa de crochê toda branca (mas acho que ficaria suja super rápido também, né?).

Um beijo!

O meu pensamento viaja disse...

Gosto muito e já costurei uma capa . Foi para o Pantagruel. Protege e distingue.
Em croché nunca tinha imaginada, mas acho que me inspirei.
Beijinhos, Maria João.
Nina

Isa Sá disse...

Trabalhos giros!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Blog Donna Gatta disse...

Acho interessante a ideia!

Cantinho da Gaiata disse...

Gostei muito destas suas capas de livro ou agenda, a minha selecção vai para a primeira que está um miminho mesmo de encantar a vista.
Já tenho feito, mas nada de muito elaborado nem deu para fazer um post, de momento estou pensando fazer uma para a minha agenda e algumas para oferecer nesta época que se aproxima, Natal.
Beijinho grande e obrigada pela partilha.

Susana

O meu pensamento viaja disse...

Bom fim de semana, Maria João.
Beijo

Patricia Merella disse...

Olá Maria João! Fiquei encantada com a primeira e a segunda.Nunca vi por cá. Eu adoraria ter uma,pois tenho lido em francês e os livros eu alugo na livraria do meu bairro.Acho que protege.Boa semana querida! Gostei muito de ver minha amiga na foto do perfil. Beijinhos

Lete disse...

Gosto muito das capinhas de tecido, mas também não uso. Contudo, forro os meus livros com os sacos de papel do pão, enquanto os estou a ler... :)
Já forrei com tecido um livro dos sumários (da escola) e a minha agenda das costurices. Ando com um caderno forrado, mas foi uma amiga que me ofereceu a capa. Gosto muito de as ver, principalmente as de tecido, mas não me estou a ver a fazer mais. :)
Beijinho grande, querida!