quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

# DIAS 1-7


Pelo atraso que a coisa leva e ainda nem começou, aproveitei e avancei, ganhando um dia. Como aquelas crianças que têm um calendário do advento em chocolate e comem sempre o dia a mais.
Então, obrigada pelas palavras de incentivo que recebi na publicação anterior, às amigas que me vieram visitar.

O calendário do advento faz parte de um antigo costume alemão e consiste basicamente em uma forma de contagem de dias de dezembro a partir do 01.12 até o dia 24, a noite de Natal, data com significado especial para todos os cristãos e importante para famílias das mais diversas culturas. O hábito começou com os luteranos e data do início do século XIX. Inicialmente, as famílias marcavam com giz os dias que antecediam a cerimónia de Natal no calendário usual e então, ao poucos, a tradição foi ganhando formas lúdicas e se tornou brincadeira entre as crianças.

Há calendários de todos os tipos e feitios e deixo aqui o link do Pinterest para quem tiver vontade de ir espreitar.
Eu escolhi dois ou três para partilhar e nem quis escolher mais para não ter que os partilhar todos, pois todos me parecem muito imaginativos.


Nem poderia deixar de partilhar este, até porque tenho andado a testar "trabalhos" com caixas de fósforos e livros mini origami.

E falando em "trabalhos", porque ausente mas não ociosa, seguem os testes:
Uma caixa de fósforos forrada com EVA. 
O tema foi este, porque a ideia era ser um brinde para um grupo de estudo da bíblia, mas pode ser qualquer tema.
Foi a primeira e está imperfeita, porque há falta de outra cola, testei com cola branca e levou o seu tempo a colar/secar, o que originou algumas lutas.


Na busca de mini livros, apareceram estes e achei tão engraçados que fiz, para ver se conseguia - pois não vão servir para mais nada a não ser bem-estar próprio.  Podem ver AQUI como fazer.
Claro que um bom livro tem direito a uma estante. Podem ver AQUI como fazer a estante.

E para terminar esta publicação da primeira semana do calendário do advento, falemos de decorações natalícias, não porque ainda ninguém falou, mas porque todos os anos, ando à procura de qualquer ideia nova (na minha casa) para decorar a porta.
Já tive sinos, já tive uns bonecos pendurados, já tive sinais e este ano apetecia-me ter uma guirlanda (até hoje ainda não tenho a certeza se este nome está correto e a primeira vez que o vi escrito fiquei na dúvida, mas deixei-me convencer).
Por tanto, vou publicar aqui algumas - não serão as mais esplendorosas - mas são algumas das que eu me atreveria a fazer para mim.







Apenas para termos uma ideia (muito reduzida, confesso) do que se faz por aí. Não sei se farei uma parecida com alguma destas, mas uma espero fazer e tem que ser este fim de semana, ou perderei a oportunidade para este ano!

Até à próxima semana!







1 comentário:

Val disse...

João, muito engraçadas as tuas miniaturas. Gosto de "coisas pequeninas" mas confesso que não tenho muito jeito para o pequeno. É preciso vista e um certo manuseio de mãos que a mim, me faltam. Quando os meus filhos eram pequenos, havia sempre calendário do advento cá em casa, eles adoravam e iam abrindo as janelinhas e vendo o "grande dia" a aproximar-se com ansiedade. Agora, estão todos adultos, talvez quando vierem os netos (espero que esteja longe esse dia!!). beijinhos. Passa lá no blog que há sorteio de 6 anos!