sexta-feira, 12 de julho de 2024

"ENCRUZILHADA"

 

(foto na internet in lifereader.com)

Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa. Gênesis 12:10.

Quando lemos a Bíblia, somos tentados a pensar que os homens e as mulheres de Deus no passado foram infalíveis. Imaginamos que sua caminhada com o Eterno sempre foi ascendente. Mas não. As Escrituras não escondem as fragilidades dos escolhidos de Deus. Esse testemunho talvez tenha a intenção de nos encorajar ao longo da jornada. 

Abraão é conhecido como o pai da fé, mas sua biografia contém diversos capítulos de descrença e desânimo. Um dia, Deus o chamou para sair de onde estava e ir em direção a uma terra desconhecida, e ele foi. Em Gênesis 12:7, Deus disse: “À sua descendência darei esta terra.” O lugar em que os pés de Abraão pisavam era a Terra Prometida. O verso seguinte diz que ele construiu um altar e invocou o nome do Senhor. Imagino Abraão armando sua tenda e pensando nas bênçãos que receberia naquele lugar. Que fantástico! Deus o chamou, ele atendeu, e a promessa se cumpriu. Essa foi uma equação perfeita. 

Mas aí surge o verso de hoje: “Houve fome naquela terra.” Deus havia chamado Abraão para ir a uma terra especial. Havia dito: “Eu vou abençoar você.” Abraão foi para lá, mas não havia bênção. Pelo contrário, havia fome. Que estranho! Por que Abraão estava enfrentando dificuldades? Essa seria a recompensa por sua obediência? 

Nesse ponto, é preciso lembrar que, cada vez que decidimos seguir a Deus, nós nos colocamos em encruzilhadas. Diante delas, devemos decidir se vamos seguir a Deus, não importa o que aconteça. Quando andamos com o Senhor, podemos ter certeza de que nem tudo vai ser como queremos. Frequentemente nos surpreendemos com a maneira pela qual Deus nos dirige. 

Abraão estava diante de um teste. Infelizmente não o vemos orando ou consultando a Deus. O texto diz simplesmente que “Abrão desceu ao Egito”. Essa é mais que uma descrição geográfica. É uma descrição de sua vida. Ele não confiou em Deus, e isso o levou a outras complicações. 

Você está diante de um teste da vida? As coisas não estão acontecendo como você imaginava? Fique firme. Não desça para o Egito. Seguir a Deus pode levá-lo a situações complicadas. Mas seguir seus próprios caminhos certamente o levará a complicações ainda maiores.

(Meditação Jovem - Quinta-feira - 11 de julho)

(Pinterest)


1 comentário:

Ingrid Shinoda disse...

Olá Maria!
Vim visitar o seu blog e adorei o conteúdo. É muito bom encontrar mais pessoas espalhando a Palavra de Deus. Com calma vou ler mais posts.

Tenha uma linda semana