quarta-feira, 23 de abril de 2025

O Mestre dos Mestres

 


Ao longo da História, muitas pessoas conseguiram mudar o rumo da política, da filosofia, da ciência ou da religião com as suas ideias. No entanto, houve um homem que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajectória da humanidade. Esse homem foi Jesus Cristo e os seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. A sua incomparável inteligência e personalidade tornaram-no o ponto de partida perfeito para uma investigação sobre o funcionamento da mente e a sua surpreendente capacidade de superação.

Em O Mestre dos Mestres, o primeiro volume da colecção Análise da Inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem da vida dessa grande personagem, revelando que a sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos. Sob o ponto de vista da psicologia, Cury apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis das suas atitudes.

Neste livro, fará uma viagem pelos mistérios da mente do Mestre dos Mestres. Não importam as suas crenças, a sua religião, posição social ou condição financeira. A mensagem de Cristo é universal e fala ao coração de todas as pessoas.



Quando dei de caras com este livro, confesso que me chamou a atenção a ideia de alguém ir estudar o comportamento de Jesus.

À medida que se desenrola, percebemos que a narrativa é um elogio ao caráter de Jesus, à Sua forma de pensar, agir; à Sua maneira de ensinar, à Sua inteligência. Se eu não conhecesse Jesus como Deus que se fez homem para nos vir resgatar do pecado, eu ficaria deslumbrada por Este Homem e pelo Seu caráter. Mas uma vez que eu sei que Ele é isso tudo e muito mais, esta leitura serviu apenas para ver Jesus pelos olhos da psicologia. 

É uma leitura muito interessante que não nos pretende doutrinar e que mesmo sem aceitar Jesus como nosso Redentor e Salvador, nos pode levar a aceitá-Lo como o melhor exemplo a seguir.

Sem comentários: