sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Cozinha de novo...

 Já aqui frisei várias vezes que este não é um blogue de decoração e que há pouco tempo até tinha decidido que mudaria um pouco os contéudos, mas depois de uma visita rápida pelo blogue para matar saudades (quem nunca?) me dei conta de que a "minha cozinha" é uma rubrica que se repete amiúde. 

Não é de facto o meu sonho de cozinha, mas vou fazendo o que posso para a manter a meu gosto. Ainda tem algumas coisas por renovar, mas vai indo e era esse "vai indo" que gostaria de partilhar aqui e agora e não posso prometer que seja pela última vez.

Num prédio com cerca de 40 anos, numa altura em que o belo do azulejo quanto mais rebuscado no seu padrão mai'lindo, as cozinhas do prédio primam pela diversidade. São nove apartamentos e acho que se repetem de duas em duas cozinhas os padrões.

Para colmatar essa beleza comecei por mudar a cor dos armários que eram carvalho escuro e estavam com falta de verniz pintando-os de bege.

Não foi este bege o primeiro mas é para verem como ficava com os azulejos existentes.

Cansada do ar mortiço e deslavado um dia decidi pintar os armários de verde.
Gostei muito da cor e durante uns anos andou assim, mas porque os azulejos continuavam a não ajudar, há dois anos resolvi voltar ao bege (embora num tom mais claro). Uma semana depois de os ter pintado, tomei a decisão de que os azulejos também precisavam de ser pintados (finalmente).

Não me atrevi a pintar a área do fogão que é um canto porque tive receio do calor que ali se produz. A ideia é forrar a parede daquela área com algum tipo de placa resistente e lavável.

Com a pintura dos azulejos, arrependi-me de ter tirado a cor dos armários e este ano andei a inspirar-me no Pinterest e meti na cabeça que ia pintar os armários de azul. Não queria muito escuro, porque a cozinha não é muito grande e gosto de cor e escolhi, depois de muita escolha sem resultados uma tinta com acabamento brilhante que na amostra que me deram me parecia muito bem.


Gostei tanto que duas semanas depois raspei e lixei a tinta toda e na última semana de férias fiquei com uns armários quase novos e num tom de verde tão claro que em algumas das fotos que tirei e descartei pareciam brancos.



Parece quase uma cozinha nova e à noite quando as luzes estão acesas parece que tudo se ilumina.
Há coisas que se repetem em cada fase de cor de armários e eventualmente irão mudar (refiro-me aos pratos no cimo do armário), mas depois de uma semana com uma empreitada daquelas nem o resultado final me deu ânimo para refrescar a decoração.

Estou muito satisfeita e acredito que irá ficar assim, dessa cor, alguns anos...










4 comentários:

Val disse...

Olá João, gostei das várias fases da tua cozinha, inclusive a dos moveis azuis que pelo que entendi não te agradou tanto. Não sei se teria coragem para meter mãos à obra em tantos armários! Mas posto isto, e depois desta demonstração de destreza e paciência, como não "te atiras" ao pequeno movel de especiarias? aposto que encontras aí um cantinho pra ele! grande beijinho, Val.

O meu pensamento viaja disse...

Olá Maria João, muito obrigada pelos comentários simpáticos que me dirigiu. Acho que já aplaudi a transformação da sua cozinha no Instagram, mas repito os aplausos porque gostei muito do resultado. Só não sei se me atreveria a obra de tal envergadura. Parabéns de novo. Beijinhos

Lete disse...

Que máximo, a tua cozinha! Quanto trabalho, quanta coragem e quanta paciência para pintar e mudar sempre que não se gosta. Acho que a última é a que mais gosto, por ter mais claridade, também sou fã de espaços livres, amplos e cheios de luz, especialmente na cozinha.
João, já tinha sentido a tua falta, valeu-me o carinho que deixaste no meu cantinho, para poder vir dar uma espreitadela. Agradou-me o que vi e espero voltar para ler as tuas novidades.
Um grande beijinho e já agora um feliz fim de semana!

Walking on Sunshine disse...

Olá :)
Espero que esteja tudo bem convosco, por aqui está tudo bem graças a Deus .
Eu como ainda adoro este tipo de reciclagem fiquei rendida a este post, como pode se dar tanta alegria a um espaço alterando somente a cor!
Em relação à zona do fogão podes colocar um painel em inox fica muito bem e só é necessário colocares na parede da frente enão na alterla podes pintar os azulejos.
Eu já o fiz e bate certo , durou anos
bj
Lulu