segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Renda antiga

Enquanto me ocupo de um trabalho novo (mais uma experiência com tecidos) aproveitei pra postar uma renda muito especial e fazer uma pesquisa.

Este tipo de renda, que era chamada por uma tia, irmã da minha avó, de renda chilena é feita com uma agulha de coser, enquanto o trabalho fica preso numa agulha por sua vez presa no dedo indicador com algumas fiadas de linha em redor. Trabalha-se como se fosse uma rede de pesca.

Normalmente fazem-se trabalhos estreitos (barras de lençol, barras de panos de tabuleiro, etc.)


Se alguém conhecer o trabalho em questão gostaria de saber, se não conhecem, ficam aqui estas duas mostras, porque acho que são lindas e merecem destaque.

8 comentários:

Faniquito disse...

Olá,Maria João.
Não conhecia essa renda chilena,mas achei muito bonita...mesmo!!!:)
Bom início de semana para vc
Beijos
Ana

Unknown disse...

Oi,eu conheço este trabalho e já vi em algum lugar da net ou em revista se achar novamente te aviso,bjs.

Patty Seibt disse...

Oi Maria

Linda essa renda, eu não conhecia essa técnica. Pesquisando na internet achei o link a seguir que fala algo sobre esse trabalho: http://salvamedtrad.blogs.sapo.pt/1131.html?mode=reply

bjs
Patty

Márcia Prado disse...

OLá Maria João
Muito bonita essa renda. Infelismente não conhece essa técnica. Minha avó gostava muito de trabalhos manuais e até tenho alguns bordados feito por ela. Vou tentar me informar a respeito e se tiver alguma novidade, aviso-lhe
Uma ótima semana pra vc
Beijos com Carinho
Márcia

Ana Claudia disse...

Olá :-)
Obrigada pela tua visita e pela partilha
vou colocar o teu link no meu blog ok
Adorei a renda e não conhecia :-)
Obrigada querida
Beijinhos

Arte na Mão disse...

A renda é linda e não conhecia, como tenho uma filha a estudar no Chile, vou informar-me....
Beijinhos grandes e uma boa semana para ti,
Alik

Lilinha disse...

Olá Maria João!
Olha em primeiro lugar obrigada pela visita!
Em segundo...que escandalo de barrado né!
É linda esse renda, fico imaginado como deve ser trabalhosa pra fazer!
Minha filha quando nasceu, ganhou um casaquinho dessa feita com essa renda, minhas duas tias sabiam fazer, a que deu o casaquinho teve AVC e acho que não se lembra mais como faz, a outra já não a vejo a bastante tempo!
Mas a renda é linda, tem um pedaço que voce enrola no lapis e outrao numa regua aí fica uma trama muito linda!
Vou achar o casaquinho e tirar uma foto pra voce ver!
Linda noite pra voce!
Bjos..

Nélia Botelho disse...

Olá Maria João, como vai?

Lindíssimas todas as rendas, sejam chilenas ou turcas!
Lembro-me da minha avó ter umas cortinas na sala com essa renda.Por aqui chama-se renda de filé e é feita, tipo rede de pescador.Vou investigar.
bjs
Nélia