quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Ondas em Água Doce - Medo - Talvez Devas falar com Alguém

Há uns dias li uma publicação num blogue conhecido, na qual transcrevia uma pequena citação do livro  "Maybe You Should Talk to Someone", de  Lori Gottlieb.


Sinopse:
"Alguma vez imaginaram o que o vosso psicoterapeuta está realmente a pensar? Agora podem descobrir... um livro divertido, embora provocador e supreendente, leva-nos aos bastidores da vida de uma psicoterapeuta.
Apresento-vos Lori Gottlieb uma terapeuta perspicaz e compassiva, cujos pacientes apresentam todos os tipos de problemas. Existem os recém papás, que lutam com a sua nova situação, a senhora de mais idade que acha que não tem nenhuma razão para viver, o jovem auto-destrutivo e alcoólico, e o doente terminal de 35 anos recém casado. E também existe John, um produtor de televisão narcisista, que francamente parece ser um pouco idiota.
Ao longo de um ano, todos fazem progressos. Mas Gottlieb não é apenas uma terapeuta, ela é também uma paciente que está numa jornada individual própria.
Intercaladas com histórias dos seus pacientes, estão as suas próprias sessões de terapia, enquanto Gottlieb segue em busca das raízes escondidas de um devastador e transformador evento.
Pessoal, revelador, divertido e sábio, Maybe You Should to Someone (Talvez Devas Falar com Alguém) abre uma rara janela num mundo que normalmente está rodeado por secretismo, oferecendo uma esclarecedora viagem por um processo produndamente privado."

Deve ser uma leitura bastante interessante e que nos fará pensar, mas para já não me parece que esteja disponivel em português. Em inglês poderá ser uma boa alternativa, para quem tenha facilidade em ler.

E isto tudo porquê?
Para propor a leitura deste livro e comentar o trecho que foi escolhido pela autora desse blogue que falava do medo. Ou melhor dos medos que nos assolam. Alguns objetivos, avassaladores, outros mais leves mas que nos ocupam a mente. E o pior nestes medos, é a nossa dificuldade em assumi-los, para nós próprios.

Esta dificuldade prende-se com mais medos. Medo de sermos chamados obsessivos, pessimistas, covardes, incapazes... e outros adjetivos que não vale a pena acrescentar.

Uma vez que tenho andado a partilhar uma série de reflexões sobre vários temas e o ultimo foi "Porque existe o sofrimento?", achei que caía na hora certa comentar este livro, mais exatamente esse ponto que fala do medo, que não deixa de ser uma espécie de sofrimento quando o próprio sofrimento ou a possibilidade de ele nos alcançar, nos mete medo.

E para terminar esta conversa, transcrevo o meu comentário a essa publicação:

Sentir medo faz parte de nós, humanos, somos falhos. Queremos e até podemos achar que sim, mas não controlamos a coisa. Sózinhos não.. Mas não podemos deixar que o medo nos páre. O medo pode surgir, mas nós, podemos ultrapassá-lo, passar de volta, saltar por cima... avançar. Só temos que (confessar o nosso medo a Quem entenda exatamente o que sentimos) estender a mão a Quem a pode segurar e deixá-Lo guiar-nos. É fácil? Não será, se não O conhecermos. Até parecerá de loucos confiar em Alguém que não se vê, mas a fé é assim... a certeza do que se espera e a prova do que não se vê. E confiantes, em qualquer circunstância, no Deus que muitos ignoram, não deixaremos de ter medo, mas não deixaremos que o medo nos vença!

E para conclusão, não posso deixar de partilhar um trecho de um livro, já que iniciei com um livro que diz:
"... (é um risco) demorarmo-nos sobre as nossas próprias faltas e fraquezas... não devemos fazer do eu o centro e condescender com a ansiedade e o temor... Tudo isto desvia a alma da Fonte da nossa força. Entrega a guarda da tua alma a Deus, e confia n'Ele. Fala e pensa em Jesus. Deixa o eu perder-se n'Ele. Afasta toda a dúvida; desvia os teus temores... Descansa em Deus, Ele é apto para guardar aquilo que Lhe confiaste. Se te abandonares nas Suas mãos, Ele te levará a seres mais do que vencedor por Aquele que te amou." (O Caminho para a Esperança)

Mesmo os que não creem em Deus, não são religiosos ou espirituais, gostariam de ter esta ação nas suas vidas. Este, descansar... e ser vitorioso.

Sem comentários: