quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Dia da Escrita à mão

Hoje comemora-se o Dia da Escrita à Mão.
Vi num blogue que sigo e tive que ir ver o que se dizia por aí, sobre a data comemorativa desta invenção que tem mais de 3500 anos.
Parece que este dia teve origem nos Estados Unidos. Com a proliferação das tecnologias e o seu uso em todo o local, deixou de se escrever à mão e "tornou-se" necessário criar um dia para a sua comemoração. Quem não tem saudades de uma boa carta ou de um simples postal manuscrito?
Neste dia é sugerido que se larguem os teclados e se escreva qualquer coisa, com um lápis ou uma caneta, em papel. Depois, usar as tecnologias para digitalizar e partilhar a escrita, por esse mundo fora.
Claro que aderi!
Devo dizer que levei anos até me habituar a escrever tudo em computador. Comecei muito jovem a ter gosto pela escrita e sempre escrevi. Contos, simples frases e quaisquer notas, em blocos, cadernos e até folhas soltas. Quando o computador se tornou a minha ferramenta de trabalho diário, fora e dentro de casa, decidi que os contos passariam a ser escritos no computador e levei bastante tempo para o fazer. Era como se faltasse alguma coisa no que escrevia...
Atualmente já o faço sem recriminações, até porque é muito mais rápido, mas mantenho cadernos a uso, quase diariamente para apontamentos, ideias, etc.
Gostava de partilhar a minha experiência mais divertida com a escrita à mão versus teclado de computador.
Um dia, há relativamente pouco tempo, estava a escrever um resumo de qualquer coisa que já não me recordo, em casa, num caderno e a dada altura, ao reler o que tinha escrito, decidi que um dos paragrafos faria mais sentido no final do resumo. Automaticamente marquei o parágrafo em questão e com a caneta fiz um circulo a toda a sua volta e virei a folha... só dei conta do que ia fazer quando posei o bico da caneta na folha em branco. Afinal copy+paste não resulta em escrita à mão. Acho que nunca ri tanto sozinha!
Para finalizar e abrilhantar esta comemoração, deixo o meu contributo:




4 comentários:

Val disse...

Não sabia deste dia comemorativo. Tb eu levei algum tempo a escrever tudo no computador, mas hoje em dia já não faço de outra forma. A escrita à mão no entanto treino-a com caligrafia. Adoro escrever nomes em envelopes, convites, marcadores de mesa e a família sempre pede os meus "serviços". está inclusive nos meus planos fazer, qualquer dia, um curso de caligrafia.Beijinhos, bom fim de semana!

O meu pensamento viaja disse...

É mesmo assim. De repente, escrever à mão tornou-se uma atividade obsoleta. Beijo

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, respondendo ao seu comentário, vejo-me obrigada a concordar. Seguramente que um destes dias meterei mãos à obra e nascerá nova colcha!

Unknown disse...

Water Hack Burns 2 lb of Fat OVERNIGHT

At least 160 thousand women and men are using a easy and SECRET "water hack" to drop 1-2lbs each and every night in their sleep.

It is simple and works every time.

Here's how to do it yourself:

1) Grab a clear glass and fill it up with water half the way

2) And then follow this strange HACK

and you'll become 1-2lbs lighter the next day!