quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

D.O.C. ou em português D.O.L. - Destralhar, Organizar e Limpar

D.O.C - declutter, organize and clean
D.O.L. - destralhar, organizar e limpar

Independentemente das siglas e da tradução, o ideal aqui é começar mesmo pelo Destralhar.

Não há situação mais inimiga da organização e da limpeza, que a tralha. O excesso que por muitos esforços que façamos, acaba por dificultar a organização e a limpeza que se torna mais trabalhosa.

Graças à internet e aos blogues e vlogues que nos são dados de bandeja, vemos que há alturas do ano em que o destralhar é rei. Inicia-se o novo ano e o pessoal quer mudar! Se não de vida, pelo menos de estado (na parte doméstica, claro está).

Como tal, inspirada por algumas dessas internautas que "sigo", decidi que também eu vou destralhar. Não tornar-me minimalistas, porque há coisas de que não abro mão - não me fazem falta bem vistas as coisas, mas gosto de ter.

Comecei pela gaveta dos talheres.

O tabuleiro de talheres que tenho, desde sempre, tem o tamanho ideal para a gaveta. Já procurei outros, mas mais largos não cabem e mais altos não há.
Como tal, durante anos lutei com a desarrumação desta gaveta, a tal ponto que já me imaginava a fabricar um tabuleiro, numa de DIY (do it yourself) mais conhecido por aqui como mãos-à-obra.

Pondo o destralhar em ação e aproveitando ideias do minimalizar, decidi que ia manter apenas 6 unidades de cada tipo de talher - já que somos 4, de vez em quando temos mais uma ou duas pessoas a comer connosco, mas os dias de grandes jantaradas já lá vão.
Guardei os excessos numa caixa, que irá algures para um canto da despensa e a gaveta ficou assim.


Esqueci-me de tirar foto ao antes, mas é facil imaginar este tabuleiro com um faqueiro de 12 unidades a multiplicar pelas variedades: colher sopa, garfo e faca carne, garfo e faca peixe, colher, garfo e faca de sobremesa, colheres de chá, colheres de café, no seu pequeno espaço, sem contar com as colheres de servir que também já lá estiveram.


Mereceu o 1º lugar na minha decisão D.O.L.

Acho que o próximo D.O.L. vai ser ao armário por baixo do lava-louças onde guardo tudo o que são panelas, tachos, bandejas e tabuleiros de forno.



2 comentários:

Val disse...

Olá Joaõ,

Leio bastante sobre desapego e "destralhe" mas ainda não apliquei completamente. No ano passado fiz uma limpa enorme ao meu guarda roupa e desde então se compro algo, alguma coisa tem de sair. Fazer obras nos quartos e casa de banho dos meus filhos tb foi bom para deitar muita coisa fora e doar para quem precisa. Mas ainda não me aventurei na cozinha e em outras partes da casa. Bjs

Unknown disse...

If you're trying hard to lose weight then you absolutely need to start using this totally brand new personalized keto meal plan.

To create this keto diet service, licensed nutritionists, fitness couches, and professional cooks joined together to produce keto meal plans that are efficient, decent, price-efficient, and delicious.

From their first launch in 2019, 1000's of people have already completely transformed their body and well-being with the benefits a great keto meal plan can offer.

Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover eight scientifically-certified ones provided by the keto meal plan.