sexta-feira, 4 de abril de 2025

Distorções da Graça



(Pinterest)


Tudo posso Naquele que me fortalece. Filipenses 4:13

Muitos acreditam que, por ser inimigo da verdade, o diabo irá se opor a Deus com antônimos claros, como “preto versus branco”. No entanto, ele opera em tons de cinza e imita a forma divina, não em essência, mas em aparência. Seu objetivo não é ser bom como Deus, mas fazer uma cópia barata Dele para enganar. É como um produto falsificado – parecido, mas de qualidade inferior.

O Apocalipse nos dá exemplos disso. No capítulo 5, vemos Cristo sentado no trono de Deus, recebendo o poder como o Cordeiro imolado que ressuscitou. No capítulo 13, vemos a besta, que mesmo tendo sido ferida de morte, recebe o poder e o trono do dragão. Tanto o Cordeiro quando a besta marcam o seu povo: o Cordeiro com um selo na fronte e a besta com uma marca na mão direita e na testa.

Além da aparência, o inimigo distorce a mensagem de Deus. Veja a confusão mental que ele cria em torno da graça. Em um extremo, faz as pessoas acreditarem no que Dietrich Bonhoeffer chamou de mito da “graça barata”, que confunde o favor imerecido de Deus com um produto de liquidação. A graça é de graça, mas não é barata. Ela custou o sangue do Filho de Deus e é com essa consciência que devemos recebê-la em nossa vida.

No outro extremo, está a crença doentia do não merecimento, que confunde o conceito bíblico de indignidade com o sentimento constante de não se sentir bom o suficiente para ser amado pelo Pai. Novamente, isso distorce nossa condição de filhos e filhas de Deus. João escreveu: “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome” (Jo 1:12). O erro está em basear nossa dignidade em nossas ações e não no valor inerente que Deus deu a cada um de nós.

Mesmo antes de nascer, você já era um tesouro para Deus, que desejava sua existência neste mundo. Você é tão digno do amor divino que Ele enviou Seu único Filho para salvar sua vida. Basta crer e aceitá-Lo em seu coração. Pode ser intimidante se render ao amor de Deus, especialmente quando você testemunhou a si mesmo e a outros se perdendo no processo.

No entanto, tenha certeza de que a graça pode torná-lo em uma nova criatura, sem deixar de lado a pessoa única que Deus o criou para ser.

Devocional paraAdultosdo diaSexta-feira,  04 de Abril de 2025