quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Tecidos em excesso

Que fazer com excesso de tecidos?

Não precisam ser toneladas de tecidos, ou metros deles, São apenas tecidos que nunca mais irão servir para mais nada de uma maneira geral e não servem para certos trabalhos em particular. Porque têm estampas largas para trabalhos pequenos ou porque as cores não servem para outros e já fizemos de tudo o que nos lembrámos com eles e continuam a sobrar peças quase inteiras, pedaços ou tiras.

Preciso de comprar outros e não me atrevo quando tenho uma gaveta cheia!


Não estão tão desarrumados. Eu exagerei apenas para verem que ainda são muitos.


Tecidos eternamente repetidos em trabalhos e que me começam a fartar.

Este não vai entrar no rol dos "a abater" porque é recente e tenho destino a dar-lhe, mas só para a próxima Primavera/Verão.


E ainda pedacinhos cortados que sobraram de um quilt que fiz para oferecer. Esses terão outro destino mais tarde.



E se, lembrei-me de repente, juntasse todos os tecidos, os cortasse do mesmo tamanho, já que são tão diferentes, quer em cores, estampas e texturas e desse largas à minha imaginação (às vezes duvidosa) e criasse uma manta, toalha, o que fosse, usando a técnica dos retalhos -  patchwork é mais fino.

Limpava a gaveta onde eles estão, divertia-me um bocado enquanto os cosia uns aos outros e alguma coisa haveria de sair. Fosse o que fosse, porque sinceramente já estou farta de os ver na gaveta e um trabalho desses teria sempre utilização, nem que fosse para alindar o sofá, onde um dos meus cães, muitas vezes, gosta de dormir a sesta. É um sofá velho, usado e de que não me desfaço porque tem utilizador frequente, mas que está sempre coberto com mantas.

Só há um problema - estou sem máquina de costura.

Este contratempo, ou vai servir para me por juízo na cabeça, ou para me dar mais ideias.

Há muito mais coisas a fazer para "despachar" tecidos:

Aventais (tenho dois na forja) cortados, à espera de fitas de viés, para os terminar;



Caminhos de mesa (se os usarmos às refeições, nunca são demais):


Bolsas

Como aquelas que a Lete do Bordalinhas tão bem faz e que teve a gentileza de nos ensinar a fazer, e que mesmo que não usemos diariamente, podem sempre vir a servir um dia, por isso podemos fazer mais do que uma.
Claro que não vão ficar, nem de longe, parecidas, mas é um bom uso para os tecidos em excesso.


E por aí, há ideias a fervilhar para usar tecidos em excesso?


2 comentários:

Lete disse...

Minha linda, vamos por partes:
Conjuga tecidos da mesma textura ou da mesma composição. Imagina que queres fazer um saco, fazes tiras ou quadrados na parte superior e usas um tecido mais encorpado na parte inferior (não tem de ser necessariamente ganga). Podes fazer bolsas: do pão, do lanche... (são sempre úteis e estão à mão de oferecer, se for preciso), podes fazer fronhas (se tiveres pedaços com mais de meio metro), podes fazer individuais, podes fazer uma toalha ou centro de mesa (para começar, de forma quadrangular, para não demorares demasiado e não correres o risco de desmotivar), podes fazer bolsinhas de guardanapo, podes fazer pegas, aventais (como já referiste), almofadas decorativas, enfim, o que te apetecer. Tens de começar por algum lado, eu começava por conjugar cores, padrões e texturas, em quadrados ou tiras e depois a imaginação acaba por fluir. :) Acredita, querida, o mais importante é começar e treinar. Se precisares de ajuda, estou por aqui!
Aproveito para agradecer o carinho que me dedicas. Fiquei agradavelmente surpreendida com mais uma foto, a minha última bolsa. Esta é bem simples de fazer, podes usar apenas dois tecidos, um em cima e outro para a barra inferior... :)
Vá, vamos lá e... boa sorte, cachopa!

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, estou mais ou menos na mesma situação - muito pano e poucas ideias.
Gosto de me inspirar antes de me aventurar e o Pinterest é uma ferramenta preciosa.
Se estás sem máquina, faz o trabalho chato - cortar, cortar, cortar. Quando a máquina chegar será uma delícia.
Beijo