segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Desafio de escrita dos pássaros #2

Começo muito bem, se ao segundo tema, já me atrasei na publicação. Mas avancemos.



Amor e um estalo.
Uma contradição logo para começar. E nesse sentido, que sentido dar a este texto? Um conto, onde essas duas palavras tomem ação, ou uma pequena dissertação sobre a contradição entre as duas? Como os contos, têm que ter alguma coisa que puxe por mim, para os escrever e aqui não vejo nada disso, opto por uma dissertação. Vamos lá, então.
Os dois não podem viver juntos. O amor não pode sofrer um estalo, seja em que sentido for e o estalo não tem lugar perto do amor. Senão vejamos.
A Bíblia diz (e para mim, a Bíblia é a única fonte da razão, da coerência e da verdade) no Primeiro livro aos Coríntios, no capitulo 13 que o amor é: paciente, é prestável, não é invejoso, não se envaidece, nem é orgulhoso, não tem maus modos, nem é egoísta, não se irrita, não pensa mal.
Analisada cada uma destas palavras, só posso concluir que se é amor, não há lugar para um estalo, se há um estalo é porque não é amor, mas sim qualquer um outro sentimento ou paixão menos nobre, mas igualmente avassaladora, porque o verdadeiro amor é avassalador. Transforma a nossa vida, faz-nos olhar os outros (ou o outro) com olhos de ver e coração de sentir o que eles (ou ele) sentem. E o que vemos e o que sentimos passa a ser nosso e passa a ser uma prioridade e um desejo de viver para os outros (ou o outro), e nesse desejo não há lugar para um estalo. E podemos considerar o estalo, tudo o que seja negativo, em relação a um sentimento tão positivo como é o amor.
E mais, não há espaço ocupado e sem espaço para mais, porque o amor abre espaço. O amor é um sentimento que quanto mais se partilha, mais aumenta. É por isso que no parágrafo anterior, falo em outros e outro, em eles e ele. Concluindo, amor é o nosso viver para além de nós e nesse viver, um estalo não pode ter lugar.

3 comentários:

chica disse...

Muito lindo e que bom que o amor se espalhe! bjs, chica

Sarin disse...

Tento comentar outra vez:
Concordo, o amor não admite violência.
Mas um estalo não tem de estar preso na violência de uma bofetada: pode ser uma epifania, uma compreensão súbita :)

Miluem disse...

Olá ��
Estou a ler todos os textos do desafio. Mais uma interpretação diferente do tema. ��